Bebê com 10 Meses

Revisado por Equipe Editorial a 28 outubro 2018

Um bebê com 10 meses de idade é um recém-nascido que começa a desenvolver algumas tarefas novas. Nomeadamente, o bebé já consegue comer alguns alimentos mais difíceis sozinho e utilizando os seus dedos.

A sua inteligência desenvolve-se algo neste ponto, ficando o seu raciocínio muito mais desenvolvido por volta dos 10 meses de idade.

O bebê tem a capacidade de, por exemplo, tentar alcançar um brinquedo que tenha deixado cair ou que tenha perdido.

Existem já alguns sons novos que o bebê poderá fazer por esta altura que ainda não fazia antes, começando algumas conversas que lhe permitem falar com os pais.

Peso do bebê com 10 meses

Aos 10 meses de idade, os bebés apresentam geralmente pesos a rondar os seguintes valores:

  • Meninas (média): 9.100 g, 70 cm de altura e 44,5 cm de perímetro cefálico;
  • Meninos (média): 9.350 g, 71 cm de altura e 45,5 cm de perímetro cefálico.

Nesta altura os bebés engordam menos do que nos meses anteriores, havendo tendência para engordarem cerca de 300 g a cada mês.

Alimentação do bebê com 10 meses

Aos 10 meses de idade, devemos deixar o nosso bebê tentar comer sozinho e utilizar as suas próprias mãos.

O bebê tende, como já foi dito, a utilizar as mãos para levar todos os objectos que conseguir à sua boca.

Devemos deixar o bebê comer sozinho da forma que ele sabe, pois com o tempo ele vai aprendendo a forma correcta e incorrecta de comer. O importante é que vá sendo, por esta altura, capaz de comer sozinho.

Alguns alimentos com maior consistência poderão por esta altura começar a ser introduzidos na alimentação do bebé, como é o caso da batata ou pão.

O bebê deverá ter um regime alimentar de cerca de cinco refeições por dia, sendo estas uma refeição de manhã, o almoço, lanche, jantar e uma ceia.

Ao pequeno almoço (de manhã), recomenda-se que o bebê faça a ingestão de leite.

Pela hora do almoço, recomenda-se uma refeição equilibrada com puré de cenoura, carne cozida, arroz, caldo de feijão e fruta ou eventualmente algum tipo de sobremesa, como gelatina. Legumes cozidos, puré de batata-doce, puré de ervilhas, fígado, macarrão e frango serão também outras opções interessantes ao nível alimentar.

Quanto ao lanche, este deve ser composto por um conjunto de frutas cortadas ou migadas, pudim, gelatina ou iogurte.

O jantar deverá ser mais leve que o almoço, sendo que deveremos aqui optar por escolhas como canja de galinha, pão, pudim de leite, tapioca, carne cozida, arroz, puré de batata e outros alimentos do género, mas em quantidade menos à do almoço.

A ceia deverá ser composta apenas por leite.

De todo relevante aqui é que o bebé faça 5 ou 6 refeições por dia por esta altura, sendo que os alimentos aqui referidos são alguns exemplos recomendáveis, mas obviamente existem outros exemplos de outras comidas que também podem ser utilizadas numa boa dieta alimentar.

Sono do bebê com 10 meses

Aos 10 meses de idade o bebé tem já um sono mais calmo. No entanto, esse sono calmo pode ser frequentemente interrompido porque o nascimento de dentição no bebé pode fazer com que ele não consiga dormir muitas horas seguidas.

Efectuar massagens nas gengivas do bebé por esta altura pode ser benéfico para o acalmar e fazer com que ele durma bem melhor.

Desenvolvimento do bebê com 10 meses

Algumas palavras são já ditas pelo bebé com 10 meses, como não e adeus (ou xau). O bebé consegue geralmente já levantar-se e sentar-se novamente de forma totalmente autónoma, não precisando da ajuda de ninguém.

O bebé consegue manipular nesta altura objectos sem grande dificuldade, brincando sozinho, arrumando e desarrumando diversos objectos que utiliza como brinquedo.

O bebé consegue já ficar de pé durante algum tempo, enquanto segura os seus brinquedos por exemplo.

Os ciúmes começam a surgir por esta altura, e manifestam-se se a mãe pegar outro bebé ao colo, por exemplo.

Nesta fase o bebé fica chateado se o deixarem sozinho, e tem já noção da utilidade de alguns objectos, gostando de estar sentado ou em pé.

A dentição nesta altura poderá ser constituída já por 6 dentes.

Brincadeira para o bebê com 10 meses

Aos 10 meses de idade, recomenda-se especialmente a utilização de brinquedos que sejam de borracha ou que façam barulhos. O bebé nesta idade sente já a falta dos seus brinquedos favoritos se não os encontrar, e fica chateado e chora quando não os encontra.