Bebê com 3 Meses – Alimentação, Sono e Melhores Brincadeiras

Revisado por Equipe Editorial a 1 outubro 2018

Aos 3 meses de vida os bebês começam a relacionar-se mais com as pessoas e a responder melhor a todo o tipo de estímulos, quer seja a uma pessoa a falar com eles ou a um brinquedo de que eles gostem.

Umas das principais diferenças que se notam num bebê com 3 meses, é que nesta fase ele é muito curioso e está bastante atento a tudo o que se passa à sua volta, conseguindo estar horas a observar o mundo.

Como é o bebê com 3 meses

O bebê com 3 meses pesa, em média, 5,75 quilogramas e mede 61 centímetros se for menino e 5,50 quilogramas e 60 centímetros se for menina.

Conforme eles vão crescendo, o ritmo de aumento de peso vai perdendo fulgor, sendo que aos 3 meses de vida essa média reduz-se para 750 gramas por semana.

Ao observar a evolução de um bebê de 3 meses é fácil perceber que ele já está mais coordenado, conseguindo agitar os braços e as pernas ao mesmo tempo, abrir e fechar as mãos quando quer, bater palmas e até segurar a cabeça com mais firmeza e segurança.

Geralmente, um bebê desta idade que é colocado de barriga para baixo já consegue levantar a cabeça, para conseguir ver o que está à sua frente. Isto é sinal de um grande desenvolvimento da coordenação e força do bebê.

Ao colocar um bebê de 3 meses de lado, ele tem a tendência de rolar e coloca-se de barriga para cima, por forma a ficar numa posição em que se sente mais confortável para observar tudo e todos.

Outra sinal notório do desenvolvimento do bebê é o facto dele já não necessitar de apoio quando está sentado, conseguindo manter-se direito e seguro durante alguns minutos.

Quando se coloca o bebê de pé no chão (com auxílio) sente-se que ele já faz força nas pernas, no sentido de manter-se de pé sozinho, mas ainda serão necessário alguns meses até que ele comece a caminhar e a correr por todo o lado.

Este novo interesse do bebê pela observação do mundo que o rodeia e o esforço que ele faz para conseguir segurar a cabeça e olhar em volta, são sinais relacionados com o facto da sua visão já estar mais desenvolvida, conseguindo distinguir as cores.

Apesar da melhoria na visão, alguns bebês apresentam sinais de estrabismo quando observam objetos que estejam muito perto, pois ainda não conseguem controlar os músculos dos olhos na totalidade. Isto é algo bastante comum entre os bebês com 3 meses. Contudo, não é necessário intervir, uma vez que estes sinais desapareceram numa questão de meses.

Com tudo isto, o bebê fica mais simpático, sorrindo com mais frequência e emitindo sons para chamar a atenção sobre si mesmo.

É normal que nesta fase os pais e familiares sintam uma maior proximidade com o bebê.

Na verdade, o bebê com 3 meses pode sorrir para qualquer pessoa, até para desconhecidos, desde que estes façam alguma gracinha que eles gostem.

A linguagem do bebê também está mais desenvolvida, conseguindo emitir sons novos como o “ahhh” e “hghh”. É importante falar bastante com o bebê e cantar para que ele continue a desenvolver as suas capacidades linguísticas e auditivas.

Alimentação do bebê com 3 meses

O alimento do bebê com 3 meses de vida deve ser única e exclusivamente o leite materno.

Sempre que for possível continuar a amamentar o bebê, esta é a melhor opção, mas há mães que necessitam de introduzir o leite em pó (adaptado à idade do bebê) por falta de leite ou porque o seu leite não retira a fome ao bebê.

Os 3 meses também são o momento em que muitas mães têm de voltar ao trabalho e por essa razão continuar a alimentar o bebê exclusivamente com o seu leite pode ser difícil ou mesmo impossível.

Nestes casos, deve-se usar o leite em pó sempre que o bebê tiver necessidade de alimentar-se e a mãe está longe. Contudo, sempre que a mãe estiver com o bebê deve alimentá-lo com o seu próprio leite, promovendo assim uma relação mais próxima entre os dois e contribuindo para a melhoria do sistema imunitário do bebê.

Quais as melhores brincadeiras para o bebê de 3 meses

O bebê com 3 meses é cada mais ativo e bem humorado e por isso as brincadeiras ficam mais divertidas.

Mas é importante ter a noção de que algumas brincadeiras são melhores para o desenvolvimento do bebê do que outras, devendo-se dar prioridade às brincadeiras que mais contribuem para a evolução da criança.

Alguns exemplos das melhores brincadeiras para o bebê de 3 meses são:

  • Deixar o bebê agarrar objetos com as mão e agitá-los. Isto é estimulante para o bebê e ajuda-o a coordenar melhor os seus movimentos;
  • Os mordedores são uma excelente opção de brinquedo para esta fase. O bebê pode colocá-los na boca sem qualquer tipo de risco. Os mordedores vão ainda vai ajudá-lo a lidar com a dor e inchaço das gengivas, que começa a surgir nesta fase devido ao crescimentos dos primeiros dentes;
  • Colocar o bebê de barriga para baixo e mostrar brinquedos ou chamá-lo, para que ele tenha de fazer força e elevar a cabeça;
  • Passear com o bebê na rua todos os dias. Ele está numa fase em que está a aprender através da observação e os passeios no exterior são importantes nesta fase do desenvolvimento;
  • Falar e cantar para o bebê, podendo fazer vozes diferentes. A sua audição também está a desenvolver-se e esta é uma boa forma de estimular a sua capacidade de compreensão;
  • Quando se fala com o bebé é importante dar tempo para que ele responda e reaja aos estímulos;
  • O tato do bebê também se começa a desenvolver. Para tal pode recorrer-se a livros com texturas próprias para esta idade e deixá-lo brincar com eles, explorando todas as suas possibilidades.

É importante que o bebê apenas use brinquedos adaptados à sua idade, de material suave, grandes, sem pontas bicudas e sem tinta que possa sair. Os peluches também devem ser evitados devido ao risco de alergia ao material.

Como é o sono do bebê com 3 meses

O bebê com 3 meses já dorme um pouco menos durante o dia e mais durante a noite, começando a perceber a diferença entre as diferentes fases do dia.

A média de horas de sono no bebê com 3 meses é de 15 horas, sendo que os bebês que são alimentados com leite em pó já podem dormir toda a noite.

Os bebê que continuam com a amamentação tendem a acordar para comer a cada 3-4 horas, mesmo durante a noite, mas depois da alimentação estar concluída voltam a dormir depressa.