Bebê com 5 meses

Publicado em 24/09/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

O bebê com 5 meses de idade já demonstra um desenvolvimento considerável, interagindo de diversas formas com as pessoas que o rodeiam.

Publicidade

Nesta fase, o bebê já consegue reconhecer expressões faciais que demonstram determinados sentimentos e também já demonstra irritação ou desagrado através de expressões.

Também é comum que o bebê já levante os braços, para que alguém lhe pegue ao colo, ou para ser retirado do seu berço.

O Desenvolvimento Do Seu Bebê Em 5 Meses De Idade

Como é o bebê com 5 meses

Peso e altura

Com 5 meses os bebês estão numa fase de crescimento rápido. Os meninos pesam geralmente cerca de 7 quilogramas e medem cerca de 63 centímetros de comprimento.

As meninas pesam cerca de 200 ou 300 gramas a menos do que os meninos e medem, em média, menos 1 centímetro.

Nesta etapa do seu desenvolvimento, os bebês registam um aumento médio de 600 gramas por mês.

Desenvolvimento Cognitivo

A nível cognitivo, os bebês com 5 meses começam a revelar melhorias a nível de aprendizagem da linguagem.

Começam por usar três vogais, “A, E, U” e duas consoantes “D e B”, e gradualmente vão incorporando mais sons no seu vocabulário.

Alguns bebês com 5 meses já conseguem reconhecer o seu próprio nome, reagindo quando ouvem alguém chamar por si.

Publicidade

Também é comum que mostrem desconforto quando interagem com pessoas que não conhecem, ou que não veem com frequência.

É nesta fase que os bebês começam a revelar uma maior necessidade de atenção. Muitas vezes choram apenas porque querem companhia, ou emitem sons quando ouvem adultos a conversar, numa tentativa de voltarem a ser o centro da atenção.

Nesta fase, os bebês mostram uma grande apetência por colocarem todo o tipo de objetos na boca. Além de objetos, os bebês também gostam de inserir os seus pés na boca.

Publicidade

Desenvolvimento Motor

A destreza física continua a aumentar e os bebês já conseguem rolar com facilidade e erguer a cabeça e os ombros, apoiando as mãos no chão. Já conseguem segurar objetos com alguma segurança e até passa-los de uma mão para a outra.

Como deve ser a alimentação do bebê com 5 meses

Se possível, o bebê com 5 meses deve ser alimentado apenas com leite materno. Muitos especialistas recomendam que a alimentação dos bebês deve ser feita apenas com leite materno até aos 6 meses.

Quando não é possível manter o bebê com leite materno, a solução é o leite em pó. Porém, quando o bebê está a ser alimentado com leite em pó, deve começar a beber um pouco de água ao longo do dia. Isto é especialmente importante em dias quentes.

Quando os bebês mostram não gostar de leite, ou quando não estão a crescer ao ritmo esperado, os pais podem consultar o pediatra e/ou um nutricionista, para saber como podem diversificar a alimentação.

Com a ajuda de um nutricionista, os pais podem introduzir alguns novos alimentos nesta fase. Alguns dos alimentos que são considerados apropriados para um bebê de 5 meses são: creme de legumes e fruta triturada.

Como é o sono do bebê com 5 meses

Com 5 meses, o bebê já tem o sono um pouco mais estável e já consegue dormir pelo menos 7 horas seguidas por noite.

Quando o bebê demonstra alguma dificuldade em dormir à noite, os pais devem optar por reduzir as horas de sono diurnas. Assim, ele vai habituar-se a dormir sobretudo durante as horas noturnas, criando uma rotina de sono estável.

Publicidade

As melhores brincadeiras

São várias as brincadeiras que pode fazer com um bebê com 5 meses, com o objetivo de estimular o seu desenvolvimento.

Nesta fase do seu desenvolvimento os bebês adoram brincar com chocalhos. Estes brinquedos são ótimos, uma vez que permitem aumentar a destreza manual e a reação do bebê.

Os pais também podem utilizar simples cartões coloridos para estimular a reação do bebê. Simples cartões feitos com cartolinas coloridas são suficientes para captar o interesse do bebê com 5 meses.

Saiba mais sobre:
Autor
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Publicidade

Bebê com 5 meses