-->Bebê com 7 Meses - Educar Saúde

Bebê com 7 Meses

Publicado em 29/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Um bebê com 7 meses de idade tem já um desenvolvimento relativamente significativo, conseguindo já prestar atenção a objectos, a pessoas, e mesmo brincar com outras pessoas e crianças.

O bebê gosta nestas alturas de andar ao colo, e de passar para o colo de várias pessoas, desde que as conheça.

A capacidade de reconhecer pessoas, e nomeadamente de reconhecer pessoas conhecidas, é já evidente nesta altura.

O que faz o bebê com 7 meses

Com sete meses de idade, o bebé já consegue manter-se sentado de forma autónoma, bem como inclinar-se.

É natural também que o bebé já tenha a capacidade de começar a caminhar ou gatinhar de encontro a algum tipo de objecto.

Quando na presença de estranhos, o bebê poderá já apresentar sintomas de estar envergonhado, o que mostra bem que ele já está receptivo e atento às relações com os outros e às pessoas.

O bebé tem também já o seu humor próprio nesta altura, podendo demonstrar algumas alterações de humor quando exposto a diferentes tipo de situações.

Nesta fase, o bebé tem também uma noção muito mais completo do seu corpo já, nomeadamente do seu nariz, do seu órgão genital, e das suas orelhas.

Peso do bebê com 7 meses

Em média, o peso dos bebé com 7 meses de idade ronda os seguintes valores:

  • Meninas (média): 7.750 g, 65 cm de altura, 43 cm de perímetro cefálico;
  • Meninos (média): 8.000 g, 66 cm de altura, 44 cm de perímetro cefálico.

Nesta idade, os bebês já engordam menos do que quando são mais novos, engordando em média cerca de 450 g por cada mês.

Publicidade

Sono do bebê com 7 meses

Aos sete meses de idade, o bebé dorme ainda um número de horas bastante significativo por dia. De uma forma mais concreta, nesta idade o bebé deverá dormir cerca de 14 horas por dia, em 2 sestas diferentes.

No entanto,o bebé poderá dormir quando quiser ou quando os pais acharem que ele apresenta vontade. No entanto, deverá ser feita pelo menos uma sesta por dia.

Quando o bebé acordar antes dos pais, o que poderá ser frequente, ele tende a ficar calmo durante algum tempo, geralmente não chorando como acontece em bebés mais pequenos.

Os bebés que ainda amamentam nesta idade tendem a ter um sono tranquilo. Contudo, bebês que sejam alimentados a leite de vaca adaptado para bebés, tendem a ter um sono mais irrequieto, e potencialmente até insónias.

Dar um banho ao bebé antes de dormir, contar-lhe uma história ou deixá-lo ouvir uma música calma poderão ser também soluções agradáveis para que o bebé tenha um sono mais tranquilo.

Alimentação do bebê com 7 meses

Aos sete meses de vida é muito importante que o bebé tenha uma alimentação equilibrada e já mais composta. A alimentação nestas idades é muito importante para o correcto desenvolvimento futuro do bebê.

Publicidade

Deverá optar-se por uma alimentação equilibrada e que inclua os seguintes alimentos:

  • Cereais;
  • Legumes amassados (não passados);
  • Papas com carne moída (ou desfiada);
  • Fruta amassada;
  • Fruta cozida.

Nestas idades o bebé apresenta já alguma iniciativa própria em participar nas refeições, não esperando que alguém lhe dê comida, mas já manifestando essa vontade das formas que se consegue expressar.

No entanto, o bebé tende a tentar brincar com a comida, cheirá-la, pegar-lhe, lamber os alimentos, entre outros comportamentos. No entanto, os pais deverão ser pacientes e condescendentes com estes comportamentos, pois são um primeiro passo para o bebé começar a aprender a comer sozinho e de forma autónoma.

Nesta fase poderá também ser comum que o bebê não consiga comer muito, e nomeadamente não consiga fazer todas as refeições de forma totalmente completa.

Publicidade

No entanto, para ajudar a evitar consequências disso, o bebé deverá estar inibido de comer nos intervalos das refeições, para que tenha mais fome quando chegar essa hora.

Desenvolvimento do bebê com 7 meses

Aos 7 meses de idade, o bebé já consegue ter alguma mobilidade de forma autónoma, conseguindo gatinhar ou arrastar-se em direcção a objectos ou pessoas.

Nesta idade, o bebé já conseguirá alcançar e agarrar em objectos, brincando com eles com as duas mãos.

O choro é já notório nestas idades com um volume mais elevado, e o bebé poderá conseguir já emitir alguns sons com algum sentido, fundindo consoantes e vogais para formar pequenos ditongos.

Nesta idade surgem geralmente os dentes incisivos centrais inferiores.

Também a memória do bebé começa a surgir mais para o final do sétimo mês de vida, começando o bebê a ser capaz de se lembrar de objectos, pessoas, e situações que passe.

Brincadeira para o bebê com 7 meses

Com 7 meses de idade, o bebé consegue já brincar com alguns objectos.

Alguns objectos como animais de peluche, pano, borracha ou plástico são recomendáveis.

No entanto recomenda-se mais a utilização de bonecos que o bebé possa morder sem se ferir.

Nesta idade é frequente que o bebé consiga e queira já brincar com outras crianças, reforçando mais aqui a sua interacção com os outros.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Publicidade