Bebê com Cólicas

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

As cólicas são um problema que poderá afectar potencialmente pessoas de diversas idades, até porque as cólicas podem ter origens diversas.

cólica em bebe

No entanto, este problema é um problema muito frequente de ocorrer junto dos bebês com pouco tempo de vida. Isto fica a dever-se ao facto de o sistema digestivo do bebé ser ainda bastante imaturo, o que poderá criar dificuldades no processo digestivo e consequentemente provocar no bebé dores fortes e uma sensação de desconforto.

Um bebé com cólicas geralmente tem um choro intenso e prolongado, apresenta sinais de irritação, agita os seus membros inferiores e superiores, dobra as pernas em relação à barriga, e tem tendência a mamar mais que o normal.

O que fazer com o bebê com cólica

Existem algumas práticas que poderemos fazer para aliviar o bebé quando ele está com cólicas, sendo que estas acabarão depois por passar naturalmente.

Nomeadamente, deveremos seguir as seguintes sugestões:

  • Fazer uma massagem na zona do abdómen do bebé, utilizando durante essa massagem movimentos circulares, para aliviar as dores da cólica do bebé;
  • Dobrar os joelhos do bebé contra a sua barriga, como ele próprio poderá fazer como mecanismo de defesa, mas neste caso fazendo alguma pressão;
  • Pegar nas pernas do bebé e imitar o gesto que é feito com pedaladas de bicicleta poderá também aliviar o bebé;
  • Dar pequenas pancadinhas nas costas do bebé como forma de motivar arrotos da sua parte poderá ser uma excelente forma de alívio;
  • Colocar uma bolsa térmica com água a temperatura morna na barriga do bebé.

As cólicas aparecem frequentemente depois da segunda semana de vida. É frequente que depois do quarto mês de vida as cólicas tendam a desaparecer, devido a um desenvolvimento já mais avançado do aparelho digestivo do bebé.

Remédio para bebê com cólica

Para além das práticas acima recomendadas, existem ainda alguns remédios que poderão ter um efeito significativo no alívio das cólicas do bebé.

Nomeadamente, o Luftal, que é um remédio preparado à base de simeticona, poderá ter um efeito significativo. Também o Mylicon é recomendado, sendo feito à base da mesma substância.

Deveremos ter em conta, contudo, que falamos aqui de medicamentos não naturais, pelo que devem ser utilizados única e exclusivamente sob prescrição médica de um pediatra, neste caso.

Remédio caseiro para bebê com cólica

O Endorus é um excelente remédio feito à base de produtos naturais para resolver o problema das cólicas no bebé. Este remédio é preparado à base de menta como o seu princípio activo.

Para além deste remédio, existe ainda o Fucha, que é um remédio desprovido de açúcares e que poderá ter um alívio sintomático significativo.