-->Bebê Hidrolábil - Educar Saúde

Bebê Hidrolábil

Publicado em 31/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Em qualquer ser humano de qualquer idade, a hidratação é um factor muito importante para a manutenção da estabilidade do organismo.

Nomeadamente, estima-se que a falta de hidratação seja uma das causas para o aparecimento de muitos problemas de saúde, de gravidades variáveis.

Em bebês, o problema da falta de hidratação poderá ser ainda mais significativo e ter consequências ainda mais preocupantes.

Chama-se bebê hidrolábil de uma forma técnica a um bebé que tem uma facilidade natural em perder hidratação no seu corpo, ou seja, a desidratar-se com facilidade.

Este problema é um problema bastante raro e tem uma origem genética.

Nos bebés que sofrem deste problema, o que acontece é que devido a diversos fatores estes podem perder rapidamente a hidratação do seu corpo.

Causas

Questões como temperaturas altas, febre, constipações, bronquites ou outros problemas de saúde ou ambientais, poderão ser uma das causas para uma rápida perda de hidratação (desidratação).

Nestes casos é muito importante que se tenha muita atenção e que a hidratação normal do bebé possa ser rapidamente reposta.

Não existe nenhum tratamento médico específico para ajudar a resolver este problema, sendo uma causa genética e que tende a manter-se.

No entanto, há formas de fazer com que o bebê possa manter uma vida normal sem que este problema o afecte em demasia.

Para isso, primeiro que tudo é preciso proteger o bebé de uma forma eficaz contra doenças, que ajudarão sempre a fazer com que o mesmo não desidrate.

Por outro lado, devemos garantir que o bebê faz uma ingestão de líquidos adequada diariamente, bebendo uma quantidade de água necessária para se manter hidratado.

Igualmente, quando notamos uma desidratação ou sabemos que o bebê está perante situações em que poderá vir a desidratar facilmente, deveremos reforçar a ingestão de líquidos.

Esta reposição de líquidos deverá sempre ser feita com água, já que é a fonte natural melhor para hidratação do corpo.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook