-->Bebé - Olhos do Bebé - Educar Saúde

Bebé – Olhos do Bebé

Publicado em 01/02/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Os Olhos do Bebé:

As pálpebras do bebé poderão parecer inchadas e não se encontrarem totalmente abertas. Também poderá ser observada uma pequena mancha de sangue na esclerótica de um ou dos dois olhos. Esta alteração poderá ocorrer devido à pressão feita na face do bebé durante o trabalho de parto. Gotas para os olhos de nitrato de prata ou outros medicamentos poderão estar na origem da vermelhidão nos olhos do bebé. Estes medicamentos poderão ser utilizados para evitar a ocorrência de determinadas infecções. O inchaço e a vermelhidão nos olhos do bebé costumam desaparecer passados três dias. Poderá demorar cerca de três semanas até a mancha de sangue nos olhos do bebé desaparecer.

A íris é a parte colorida do olho. Muitos bebés de cor branca nascem com olhos de cor azul acinzentada. A cor dos olhos das crianças de raça branca poderá alterar-se diversas vezes, mas deverá estar definida por altura dos três a seis meses. Os bebé orientais e de raça negra costumam ter olhos castanhos, não se verificando qualquer alteração da cor.

É comum que o bebé chore sem produzir quaisquer lágrimas. Os olhos do bebé deverão começar a produzir lágrimas por volta das três semanas de idade. As lágrimas são filtradas em pequenas vias (orifícios) nos cantos interiores de cada olho. Estas vias são conhecidas como canais lacrimais. Um possível sinal de um canal lacrimal obstruído é um corrimento pegajoso e amarelado de um ou dos dois olhos do bebé. O médico poderá mostrar-lhe de que forma poderá massajar os canais lacrimais do bebé para abri-los. Muitos canais lacrimais bloqueados abrem entre os seis e os doze meses de idade.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.