Beber Leite faz ficar mais alto?

O consumo de leite é realmente o segredo para conseguir uma boa altura? Afirma-se que o leite ajude no crescimento em geral, especialmente no desenvolvimento ósseo, agilidade mental, força muscular entre outros.

Na verdade, este bem tão precioso é tão essencial na dieta, em termos de nutrição, como as frutas e os vegetais. Mas, qual é a correlação entre o consumo de leite e o desenvolvimento da altura? Existem fatos científicos que o comprovem? Saiba mais.

Beber Leite Faz Você Ficar Mais Alto, Verdade Ou Mentira

Antes de podermos responder a esta pergunta, é importante que conheçamos os vários fatores que determinam a altura de qualquer indivíduo.

Um fator importante é o gênero. Biologicamente, se você for uma menina, pode esperar parar de crescer por volta dos 18 a 19 anos de idade. Os meninos, por outro lado, continuam a crescer até aos 22 anos.

Esta é a principal razão pela qual os meninos, em média, são mais altos que as meninas.

Existe também o fator hormonal a considerar. HGH, ou o “hormônio do crescimento humano” é responsável pelo crescimento do seres humanos.

Produzido pela glândula pituitária, a escassez deste hormônio pode afetar negativamente a altura de uma pessoa (1).

Uma das formas pelas quais a produção de HGH do corpo pode ser dificultada é devido à falta de sono.

A maioria do hormônio do crescimento é produzido enquanto estamos a dormir, razão pela qual os médicos defendem a importância de um mínimo de 9 horas de sono, para crianças em crescimento (2).

Outros fatores que determinam a altura incluem a alimentação que recebemos em crianças, juntamente com as doenças infecciosas às quais estamos expostos.

Algumas doenças como as doenças respiratórias crônicas podem dificultar o crescimento, pois o corpo nestes casos gastar a maior parte da sua energia e recursos na luta contra a infecção.

No entanto, o fator mais determinante na altura do indivíduo, é sem dúvida a genética. É o conjunto de genes que a criança herda dos pais que essencialmente vai determinar a altura máxima que ele ou ela pode atingir.

Na realidade, e de acordo com algumas pesquisas realizadas, aproximadamente 60-80% da altura do indivíduo depende dos seus genes (3). Se os pais são altos, a criança quando crescer será naturalmente alta – é a lei da natureza.

Sabendo isto, chegamos à conclusão de que, beber leite ou tomar suplementos, pode sim, ajudar a criança a alcançar a sua altura máxima predeterminada pelos seus genes, mas nada mais do que isso.

Leite e Altura: a Proteína IGF-1 faz toda a diferença!

Leite E Altura, A Proteína IGF 1 Faz Toda A Diferença

Durante décadas, muitas foram as pesquisas conduzidas para determinar a existência de uma ligação entre o consumo de leite e o crescimento da altura, e, curiosamente, foi descoberta uma relação positiva.

Um dos estudos que se destaca foi realizado em 2009, publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention (4).

O estudo foi realizado em cerca de 5.100 meninas antes da primeira menstruação (menarca), onde foi registado o peso, dieta e altura. No final do estudo, os pesquisadores concluíram que as meninas que passaram a beber 3 ou mais doses de leite de vaca todos os dias, cresceram + 0.11 centímetros de altura em comparação com as voluntárias que consumiram menos de 1 porção.

A maioria dos cientistas levanta a hipótese de que a relação entre o leite e a altura deve estar na proteína IGF-1.

O “(fator de crescimento tipo insulina I)” (também conhecido como IGF-1) é uma proteína naturalmente produzida pelo corpo humano e responsável pelas células ósseas, células sanguíneas e células dos tecidos, que se dividem, e se duplicam.

Esta proteína também está presente no leite.

Desta forma, as pessoas que consumem leite regularmente, estimulam a produção de mais IGF-1, o que poderá explicar o aumento da altura (5).

Na verdade, o IGF-1 é muitas vezes prescrito em forma de suplemento em crianças que sofrem distúrbios de crescimento.

A Academia Americana de Pediatria defende que os pais devem asseguram que os seus filhos consumam 2 copos de leite diariamente, para aumentar a ingestão de vitamina D, ferro e IGF-1.

O cálcio presente leite também é extremamente benéfico para o crescimento, pois ajuda no desenvolvimento dos ossos e a mantê-los mais fortes.

Recapitulando, beber leite faz crescer mais alto? Sim! O leite desempenha um papel substancial na força e crescimento global da criança em desenvolvimento.

No entanto, não deve ser o único nutriente em que se concentrar. Não se esqueça que uma dieta bem equilibrada e o exercício físico adequado são o que, em última instância, garantem atingir a altura máxima predeterminada pelos seus genes.

Conheça 10 Suplementos Ayurvédicos indicados Para Aumentar a Altura