Beber muito café pode provocar problemas de coração

Beber muito café pode provocar problemas de coração – VERDADEIRO/FALSO

Alguns estudos provaram que as pessoas que bebem muito café (mais de 6 chávenas por dia) correm maiores riscos de vir a sofrer de uma doença coronária. No entanto, a relação entre o café e os problemas de coração não está ligada à cafeína, como até há pouco tempo se supunha, mas antes à forma como o café é preparado.

No caso de o café ser feito numa cafeteira vulgar, numa máquina expresso, ou levando a ferver água com café moído, libertam-se substâncias químicas que, de facto, conduzem a um aumento dos níveis de colesterol no sangue e ao consequente aumento do risco de doenças cardíacas. No entanto, basta passar o café por um filtro para que estas substâncias (presentes no óleo do café e libertadas durante a torrefacção) sejam retiradas. Também no caso de se tratar de café instantâneo (que se dissolve em água ou leite), estas substâncias são retiradas durante o processo de produção.

Assim, apesar de o ritmo cardíaco e a tensão aumentarem ligeiramente após a ingestão de café, bebê-lo com moderação não contribui para a hipertensão nem a provoca. A cafeína, até há pouco tempo apontada como causa de arritmias e como uma substância que poderia provocar ataques de coração em pessoas com antecedentes cardíacos, é hoje considerada “inocente”.

Quando o café é passado por um filtro e consumido com moderação não há, pois, qualquer necessidade de as pessoas com tensão alta ou problemas de coração porem de parte esta bebida.