Bebés – Como lhes dar banho na banheira

Publicado em 01/02/2011. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Bebés – Como dar-lhes banho na banheira:

Quando o cordão umbilical do bebé cair, poderá começar a dar banho de banheira. No início, o bebé poderá não apreciar muito o banho. Com o decorrer do tempo, o bebé começará a apreciar o facto de ficar nu, de estar molhado e de ser lavado. A segurança e o conforto da criança são importantes sempre que lhe der banho na banheira. Poderá utilizar a banheira da família quando o bebé tiver seis meses. Até essa idade utilize uma banheira especial para bebés.

Publicidade

A frequência com que irá dar banho ao bebé dependerá do seu tipo de pele, das actividades do bebé e do clima. Se o bebé tiver uma pele normal, for activo e o clima estiver quente poderá apreciar um banho diário. Caso habite num clima seco, dê banho ao bebé apenas duas vezes por semana.

Como dar banho ao bebé?

Prepare o local onde irá dar banho de banheira ao bebé. Certifique-se que todo o material do qual irá necessitar está junto a si e em locais de fácil alcance, sem ter de deixar o bebé. Esse material inclui a água, um sabão suave, champô, loção, panos para lavar, toalhas e fraldas e roupas limpas.

Utilize uma banheira especial para bebés ou uma bacia de lavar louça limpa. Encha-a com água morna e não água quente. A água deverá estar morna, ajustada à pele do bebé. Coloque lentamente o corpo do bebé na água. Use uma das mãos para apoiar a cabeça do bebé. A sua outra mão poderá ficar livre para lavar o bebé.

Comece por lavar a face do bebé utilizando um pano humedecido e sem utilizar sabão. A cabeça e o cabelo do bebé poderão ser lavados uma1 a duas2 vezes com um champô suave. Enxagúe bem a cabeça com um pano humedecido para retirar bem o champô. Utilize um champô suave no resto do corpo. Lave cuidadosamente as zonas por baixo do pescoço e dos braços e entre as pernas. Enxagúe bem o sabão e seque o bebé. Depois de dar banho ao bebé, poderá aplicar uma loção no corpo.

Nunca deixe o bebé sozinho enquanto lhe estiver a dar banho. Se tiver de sair do compartimento, leve o bebé consigo.

Saiba mais sobre:
Autor
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Publicidade

Bebés – Como lhes dar banho na banheira