Bebés – Como saber se mamam o suficiente

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Bebés – Como saber se mamam o suficiente:

Como posso ter a certeza de que o meu bebé está a mamar leite suficiente? Não existe nenhuma forma de saber facilmente qual a quantidade de leite que o seu bebé ingere ao mamar. Deverá, por isso, procurar outros sinais. Eles ajudá-la-ão a saber se o seu bebé está a mamar leite em quantidade suficiente. Apresentam-se, de seguida, alguns sinais que indiciam que o seu bebé está a mamar a devida quantidade de leite.

Mama cerca de oito vezes por dia: Tente dar de mamar a cada 2,5 a quatro horas. Não há qualquer problema em deixar o seu bebé dormir durante cinco horas entre mamadas à noite. Durante o dia, acorde-o se ele já estiver a dormir há mais de quatro horas. Também o deverá acordar, à noite, se ele estiver a dormir há mais de cinco horas. O seu bebé pode não estar a mamar leite em quantidade suficiente se ficar irrequieto depois da mamada. Se o vir meter as mãos na boca ou se necessitar de o acalmar depois de mamar, é possível que ele ainda tenha fome.

Molha e suja as fraldas:

As fraldas do seu bebé permitir-lhe-ão saber se ele está a ingerir leite em quantidade suficiente. Durante os primeiros dias, é natural que ele urine apenas duas a três vezes por dia. Tal deve-se ao facto de ele estar a mamar o seu leite inicial, designado por colostro. Ao fim de três ou quatro dias de mamadas, o seu bebé deverá começar a molhar cerca de cinco a oito fraldas por dia. Uma quantidade suficiente de fraldas molhadas dir-lhe-á que o seu bebé está a mamar a quantidade certa de leite.

A urina do seu bebé deve ser transparente ou amarela clara. Ele poderá não estar a mamar leite em quantidade suficiente se a fralda apresentar uma cor avermelhada, rosa ou amarela escura.

Durante as primeiras três a quatro semanas após o nascimento, o seu bebé defecará, normalmente, sempre que comer. Se ele defecar menos de quatro vezes por dia, é sinal que poderá não estar a mamar leite suficiente. A cor das fezes do seu bebé deve passar de um preto pegajoso a um verde acastanhado. Quando o seu leite começar a ficar menos aguado, as fezes do seu bebé tornar-se-ão mais amarelas. Estas fezes, designadas por fezes de leite, assemelham-se a mostarda.

O seu bebé deixará de defecar assim tão frequentemente, à medida que crescer. Poderá, inclusivamente, passar vários dias sem defecar. Não precisa, porém, de se preocupar se ele não defecar todos os dias. O seu bebé estará a mamar leite em quantidade suficiente se continuar a molhar as fraldas e a aumentar de peso. Poderá conversar com o pediatra, sobre esta questão das fezes, durante a próxima consulta.

Pega no peito e mama:

Comece a amamentar pegando sempre no peito em que o bebé mamou da última vez. Dê-lhe de mamar em ambos os peitos. O bebé deverá mamar com força durante praticamente todo o aleitamento. Poderá parar, durante alguns momentos, para descansar, mas retomará, depois, novamente a mamada. Deverá conseguir ouvi-lo a engolir durante a amamentação. O seu bebé estará, provavelmente a mamar leite em quantidade suficiente, se se deixar adormecer regaladamente após a mamada.

O seu bebé pode, no entanto, adormecer depois de mamar no primeiro peito. Se tal acontecer, dê-lhe de mamar, durante cinco minutos, a partir do primeiro peito e, depois, durante cinco minutos, a partir do outro. Se lhe der de mamar a partir de cada peito alternadamente, ele beberá mais leite do que aquele que beberia, durante 10 minutos, de um só peito.

Se sentir os mamilos doridos durante um período superior a uma semana, tal poderá indiciar que o bebé não está a mamar devidamente. Ele poderá não estar a mamar leite em quantidade suficiente, se não pegar no peito correctamente. (Ler: Amamentação e Dores nas mamas (mamilos))

Também poderá contactar um membro da Liga La Leche. Trata-se de um grupo de apoio mundial constituído por mulheres altamente qualificadas que ajudam as mães que se encontram em aleitamento. Os membros da La Leche podem prestar-lhe apoio e responder às suas questões ou preocupações relativas à amamentação. Consulte o site desta associação na Internet. Também poderá telefonar ou escrever para uma delegação da Liga La Leche, para obter mais informações.

La Leche League
PO Box 1209
Franklin Park, IL 60131-8209
Telefone: 1 (800) LA-LECHE

Reflexo de expulsão de leite:

O reflexo de expulsão de leite (REL) é o processo que desencadeia o fluxo de leite através dos canais mamários. É o que se chama de descida do leite. É possível que sinta um formigueiro nos peitos enquanto se prepara para amamentar o bebé ou que sinta o peito cheio 30 a 60 segundos, ou mais, depois de o bebé começar a mamar. Quando o REL se verifica, pode sair ou gotejar leite dos mamilos. Por vezes, basta pensar no seu bebé ou ouvi-lo chorar para desencadear o REL.

É provável que tenha estas sensações de REL várias vezes aquando da amamentação. Nos primeiros dias de aleitamento, ele poderá demorar dois a três minutos para se manifestar. No espaço de uma semana ou mais, o REL deverá verificar-se mais rapidamente. Algumas mães jovens não sentem o REL antes da segunda ou terceira semana de amamentação. Outras nunca chegam a sentir o REL. Mas podem notá-lo à medida que o leite sai dos mamilos. Se não lhe sai leite do peito nem apresenta nenhum outro sinal de REL, é possível que tenha pouco leite.

Sensação de peito cheio: Deverá sentir o peito cheio antes de amamentar e mais mole quando terminar. Se não amamentar o bebé durante cinco horas, sentirá o peito bastante cheio.

O seu bebé está a dormir demais? Converse com o seu médico se o seu bebé parecer pouco activo ou estiver a dormir demais. Estes sinais podem indiciar uma desidratação e podem ser provocados pelo facto de o bebé não estar a mamar leite em quantidade suficiente.

O peso do bebé:

Pesar o seu bebé é a única forma segura de saber se ele está a aumentar de peso. Se ele não engordar, tal poderá indiciar que tem pouco leite ou que ele está a ser amamentado de forma incorrecta.

O seu bebé deverá engordar entre 115 a 200 gramas por semana, durante as primeiras semanas. Deverá engordar 450 a 900 gramas todos os meses, durante os primeiros seis meses. No espaço de seis a 12 meses, o seu bebé deverá engordar 450 gramas por mês. O médico analisará cuidadosamente o peso do seu bebé para se certificar de que ele está a engordar o suficiente.