Bebês – Corpo e Rosto – A aparência de um Recém Nascido

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Bebês – A aparência de um Recém Nascido: Todos os bebês recém-nascidos são semelhantes em determinados aspectos, tal como na necessidade de dormir, de serem alimentados e de serem amados. Mas em muitos outros aspectos o seu bebé não é igual aos restantes.

Aprenda a conhecer o seu bebê pegando nele e despindo-o. Observe-o da cabeça aos pés. Poderá verificar aspectos do bebé que não teve oportunidade de observar logo após o nascimento. Quanto mais souber relativamente ao bebé melhor conseguirá cuidar dele.

Cabeça

Bebês Com Cabeça Amassada

A cabeça do bebé recém-nascido representa um quarto do comprimento total do corpo. Isto poderá fazer com que a cabeça pareça demasiado grande para o corpo. A cabeça do bebé também poderá parecer ter um formato inadequado.

Bossa

Bossa em bebê

É comprimido fluído para o couro cabeludo do bebé durante o parto. Devido a esta situação, o bebé poderá apresentar um inchaço no topo da cabeça ou em redor do couro cabeludo. Este inchaço é designado por bossa e desaparecerá passada a primeira semana de vida.

Cefalo hematoma

Cefalohematoma

Poderá sentir um inchaço ligeiro na cabeça do bebé. Este inchaço é provocado pela quebra de pequenos vasos sanguíneos por baixo do couro cabeludo durante o trabalho de parto.

O fluído proveniente dos vasos sanguíneos comprime depois o couro cabeludo durante o nascimento. O inchaço poderá aumentar durante a primeira semana da vida do bebé. Poderão passar dois a três meses antes que o inchaço desapareça.

Moldagem

Designa-se por moldagem a situação em que os ossos do crânio da cabeça do bebé se deslocam durante o trabalho de parto. A cabeça do bebé torna-se estreita e comprida de forma a conseguir passar pelo canal de parto. O bebé poderá apresentar uma cabeça mais moldada se a cabeça for grande ou se o trabalho de parto da mãe tiver sido mais demorado.

Os bebés cujos primeiros membros a sair foram os pés apresentam menos moldagem e os bebés nascidos através de uma cesariana apresentam pouca ou nenhuma moldagem. O formato da cabeça do bebé ficará mais arredondado alguns dias depois do nascimento.

Fontanela (moleira)

As moleiras do bebê, fontalenas

As fontanelas são espaços moles no crânio do bebé constituídos por tecido mole (membrana). O cérebro do bebé desenvolve-se muito rapidamente no primeiro ano de vida.

O objectivo destas zonas moles é criar espaço para que o cérebro se desenvolva. O espaço mole é normalmente achatado mas poderá ficar mais saliente sempre que a criança chorar. É normal ver e sentir a pulsação (batimento cardíaco) a bater por baixo desse espaço mole.

Poderá ser mais provável conseguir observar a pulsação se o bebé tiver pouco cabelo e tiver uma pele clara. Não há qualquer problema em tocar e lavar os espaços moles do bebé.

Fontanela anterior

Na parte frontal cimeira da cabeça do bebé fica situado um espaço mole designado por fontanela anterior. Tem o formato de diamante e cerca de cinco centímetros de largura. A fontanela anterior começa a fechar-se com osso por volta dos seis meses, ficando, normalmente, completamente fechada aos 18 meses.

Fontanela posterior

O bebé possui outro espaço mole, que fica situado no centro em direcção à parte traseira da cabeça. Este espaço mole tem o formato de um pequeno triângulo e é designado por fontanela posterior.

É arredondado, com cerca de cinco centímetros e poderá ser difícil de encontrar. A fontanela posterior costuma fechar com osso por volta do terceiro mês.

Cabelo: Saiba mais sobre o assunto em: (o Cabelo do Bebé)

Olhos: Mais informações em: (os Olhos do Bebé)

Ouvidos

Ouvidos do bebe

Ao nascer, um ou ambos dos ouvidos do bebé poderão estar dobrados. Tal deve-se ao facto do bebé estar comprimido durante o crescimento no útero.

Os ouvidos poderão permanecer dobrados durante algum tempo antes de se desdobrarem por si próprios. Não há necessidade de forçar o ouvido para a sua posição normal.

Mas poderá ajudar desdobrar gentilmente o ouvido antes de colocar o bebé a dormir deitado de lado. Alguns bebés nascem com ouvidos que irão ficar sempre um pouco salientes.

Nariz

Nariz do bebe

O nariz do bebé poderá ser grande, arrebitado ou achatado devido à pressão efectuada durante o trabalho de parto. O nariz modificará de formato à medida que a face do bebé crescer. Poderá passar uma semana ou mais antes do nariz do bebé ficar com um aspecto mais normal.

Boca: Mais informações em: (a Boca do Bebé)

Pele saudável: Mais informações em: (a Pele do Bebé )

Peito

Peito do bebe

O rapaz ou rapariga recém-nascidos poderão apresentar os peitos inchados após o nascimento. Tal fica a dever-se ao facto das hormonas maternas atravessarem a placenta antes do nascimento. As hormonas são substâncias químicas especiais produzidos pelo corpo para controlar o modo de funcionamento das diferentes partes do corpo.

Os peitos poderão continuar inchados durante cerca de seis meses. Mas poderão continuar inchados durante muito mais tempo se o bebé for uma rapariga ou se a mãe estiver a amamentar. Os peitos do bebé também poderão apresentar um corrimento leitoso. Não aperte os peitos do bebé.

Genitais: Os genitais são também conhecidos como órgãos sexuais.

Genitais femininos

Os genitais externos de uma rapariga são designados como labia majora (lábios exteriores grandes), labia minora (lábios interiores pequenos) e hímen.

Estes poderão apresentar-se inchados durante cerca de quatro semanas após o nascimento do bebé. As hormonas maternas que atravessaram a placenta até ao bebé estão na origem deste inchaço.

A rapariga também poderá apresentar um corrimento transparente, branco, rosa ou da cor do sangue a sair da vagina. Este corrimento desaparecerá após a primeira semana de vida.

Genitais masculinos

Os genitais externos do rapaz são designados como pénis e escroto.

Prepúcio

A extremidade arredondada do pénis é designada por glande. O prepúcio é a pele que cobre a glande. Antes do nascimento a glande e o prepúcio crescem como um único pedaço de pele. Com o decorrer do tempo o prepúcio começa a separar-se lentamente da glande.

Não é necessário qualquer tratamento especial para o prepúcio. Não é necessário retrair o prepúcio. Consulte no nosso portal mais informações sobre o tratamento a dar ao prepúcio do bebé.

Pénis

É comum que o bebé tenha erecções do pénis. O bebé poderá ter uma erecção durante a mudança das fraldas, durante a amamentação ou durante o banho.

Também poderá ter uma erecção devido ao facto da fralda roçar no pénis. A erecção é normal e não deverá fazer nada em relação a ela.

Escroto

O escroto é a bolsa que protege os testículos do rapaz. Normalmente o escroto possui fluído no seu interior para proteger os testículos.

Mas o bebé poderá ter fluído extra no seu escroto devido à pressão exercida durante o nascimento. Este fluído extra é designado como hidrocelo e é comum nos rapazes.

O inchaço desaparece normalmente passados cerca de 12 meses e não constitui um problema sério. Os médicos observarão o hidrocelo durante as visitas efectuadas com a criança.

Testículos

O bebé do sexo masculino possui dois testículos no interior do escroto. Por vezes, um ou ambos os testículos não descem do abdómen do bebé para o escroto durante o nascimento.

Quando um ou ambos os testículos não se encontram no escroto designa-se a situação por “ectopia testicular”. Uma ectopia testicular não provoca dores nem problemas ao urinar.

Grande parte dos testículos desce para o escroto após um ano. Poderá ser necessário recorrer à cirurgia caso os testículos não tiverem descido quando a criança atingir os cinco anos de idade.

Anca deslocada (Luxação congénita da anca)

Aparelho que serve para tratar a luxação congénita da anca

Por vezes os bebés nascem com a articulação da anca deslocada. A deslocação significa que o osso se encontra fora da respectiva articulação. Os médicos observarão a rigidez das ancas do bebé dobrando gentilmente a parte superior das pernas para fora. O deslocamento é uma causa comum da rigidez das ancas.

Pernas

As pernas inferiores do bebé são constituídas por dois ossos. São designados por tíbia e o perónio. As pernas inferiores costumam curvar-se devido ao modo como o bebé se encontrava posicionado no interior do útero. As pernas do bebé deverão começar a endireitar passados alguns meses, quando o bebé começar a caminhar.

Pés

Os pés do bebé estiveram virados em diversas direcções enquanto permaneceu no interior do útero. Os pés deverão começar a endireitar por volta dos 12 meses. Por vezes, poderá ser necessário recorrer a um tratamento preventivo caso os pés do bebé estejam a virar excessivamente.

Dedos dos pés e unhas dos pés

Os dedos dos pés dos bebés são diferentes dos dedos dos adultos. O segundo dedo do pé poderá ser mais comprido do que o dedo grande do pé. As unhas dos dedos do pé do bebé podem ser mais macias e facilmente dobráveis.

Marcas de nascença

Tipos de manchas e sinais de nascença

Nenhum bebé tem uma pele perfeita. A pele do bebé poderá ter manchas, nódoas e alterações de cor. Os bebés possuem marcas de nascença de diferentes tamanhos, formatos e cores. Com o decorrer do tempo, as marcas de nascença do bebé poderão diminuir de tamanho ou desaparecer totalmente.

Manchas café au lait (café com leite)

manchas de café com leite

São manchas cutâneas que têm uma coloração variável entre o castanho claro e um castanho bastante escuro. As manchas café com leite assemelham-se a pequenas gotas com uma coloração cor de café e creme.

É uma marca de nascença bastante comum que pode surgir em qualquer parte do corpo do bebé. As manchas poderão diminuir de tamanho à medida que o bebé for crescendo.

O médico deverá observar estas manchas em cada consulta efectuada de modo a certificar-se que não existe qualquer problema.

Verrugas

verrugas em bebes

As verrugas costumam apresentar uma coloração castanho escura ou preta e costumam ser do tamanho das sardas ou de uma mancha grande e peluda.

O tamanho da verruga não costuma sofrer alterações. Mas à medida que o bebé for crescendo a verruga parecerá mais pequena. Muitas verrugas são inofensivas e não necessitam de ser retiradas.

O médico deverá verificar estas verrugas em cada consulta efectuada para se certificar que não constituem nenhum problema para o bebé.

Manchas mongólicas

manchas mongolicas

Alguns bebés apresentam manchas de cor azulada, esverdeada ou acinzentada nas costas, nas nádegas ou nas pernas e nos ombros.

Estas manchas assemelham-se a nódoas negras e são mais comuns em bebés com um tom de pele mais escura. As manchas mongólicas são inofensivas e desaparecem, habitualmente, com o decorrer do tempo, quando a criança atinge os quatro ou cinco anos de idade.

Por vezes as manchas desvanecem-se mas sem nunca desaparecerem.

Mancha em vinho do porto (hemangioma plano)

Mancha Vinho do Porto hemangioma plano

Esta marcas de nascença é uma marca grande, rosácea, avermelhada ou de cor púrpura. É provocada pela presença de vasos sanguíneos em excesso a nível subcutâneo.

Com o decorrer do tempo este tipo de manchas poderá desvanecer mas sem, no entanto, desaparecer. O médico deverá observar estas manchas sempre que efectuar uma consulta para verificar se não constituem qualquer tipo de problema.

Mancha salmão (nevus flammeus neonatorum)

mancha salmão

É a marca de nascença mais comum. O bebé poderá apresentar manchas com uma coloração rosa-pálido na testa, por cima das pálpebras ou em redor do nariz e do pescoço.

Estas manchas também poderão estar situadas na nuca ou no pescoço. As manchas poderão desaparecer e parecer regressar sempre que o bebé chorar ou fizer esforços.

Este tipo de manchas costuma desaparecer temporariamente ou definitivamente por alturas do primeiro aniversário do bebé.

Hemangiomas de morango

hemangioma em morango

Alguns bebés desenvolvem manchas avermelhadas que oferecem uma sensação de aspereza ao toque. No início as manchas parecem pálidas ou de uma cor esbranquiçada passando a uma cor avermelhada posteriormente.

Estas manchas poderão aumentar de tamanho durante os primeiros meses de vida do bebé. Uma mancha de morango poderá sangrar por si própria ou devido a uma arranhadela ou contacto.

Muitas das vezes, este tipo de manchas diminui de tamanho e desaparece por volta dos dez anos.