-->Bebés - Os prazeres de um banho de esponja - Educar Saúde

Bebés – Os prazeres de um banho de esponja

Publicado em 31/01/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Bebés – Os prazeres de um banho de esponja:

Dê banho ao bebé com uma esponja durante as primeiras semanas até ao cordão umbilical secar e cair. Só depois, poderá começar a dar banho na banheira. A frequência com que irá dar banho ao bebé dependerá do seu tipo de pele e do clima. Se o bebé tiver uma pele normal, for activo e o clima estiver quente poderá apreciar um banho diário.

Caso habite num clima seco, dê banho ao bebé apenas duas vezes por semana. A primeira reacção do bebé ao banho poderá não ser a mais favorável. No entanto o bebé aprenderá gradualmente a ajustar-se às diferenças de temperatura, ao facto de estar molhado e ao facto de ser tocado.

Como Fazer:

Prepare o local onde irá dar banho ao bebé. Certifique-se que todo o material do qual irá necessitar está junto a si e em locais de fácil alcance, sem ter de se afastar do bebé. Esse material inclui a água, um sabonete suave, loção, panos para lavar, toalhas e fraldas e roupas limpas. O bebé poderá ficar deitado sobre uma toalha grande. Utilize água morna, e não água quente.

Comece por lavar a face do bebé usando um pano humedecido e sem utilizar sabonete. Use um sabonete suave no resto do corpo. Poderá utilizar um shampoo suave para a cabeça. Vá lavando o corpo do bebé de cima para baixo e lave as nádegas em último lugar. Retire bem o sabonete e o shampoo e seque o bebé. Depois de dar banho ao bebé, poderá querer aplicar uma loção no seu corpo.

 

Nunca deixe o bebé sozinho enquanto lhe dá banho com uma esponja. Se tiver de sair do compartimento, leve o bebé consigo.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.