-->Bebidas alcoólicas e Diabetes tipo II - Educar Saúde

Bebidas alcoólicas e Diabetes tipo II

Publicado em 04/02/2011. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Os efeitos do consumo moderado de bebidas alcoólicas em indivíduos com Diabetes tipo II

Este estudo procurou observar os efeitos do consumo moderado de bebidas alcoólicas no controlo glicémico de indivíduos com diabetes tipo II que estavam abstémicos no tratamento.

A amostra consistia em 109 indivíduos com idades compreendidas entre os 41 e 74 anos com Diabetes tipo II, estes eram divididos em dois grupos em que o grupo de estudo recebia 150ml de vinho (13g etanol) e o grupo de controlo iria beber uma cerveja sem álcool, todos os dias durante 3 meses.

Estas bebidas eram tomadas ao jantar e era os indivíduos tinham a dieta e o consumo de álcool controlado.

Durante o período de 3 meses, 17% dos indivíduos desistiram sendo que 12% eram do grupo de estudo.

Nos 91 indivíduos restantes verificou-se que, os indivíduos do grupo que consumia o vinho tinto tinham glicemias imediatas mais baixas do que o grupo de controlo.

E os indivíduos no grupo de estudo que tinham níveis de Hemoglobina glicosilada mais elevados tiveram as maiores reduções de glicemia.

Contudo, não se tinha verificado qualquer alteração nos níveis da glicemia 2 horas depois.

E também não foi observada qualquer alteração nos níveis de bilirrubina, fosfatase alcalina, alanina aminotransferase e aspartato aminotransferase (enzimas da função hepática).

Não foram verificados quaisquer os efeitos secundários adversos e o grupo de estudo mostrou mesmo uma melhoria do sono.

Os investigadores puderam por isso concluir que o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode ser benéfico para diabéticos tipo II que as tenham eliminado durante algum tempo.

Esta ingestão parece ter um efeito positivo nos níveis de glicemia sobretudo se tiverem níveis de hemoglobina glicosilada mais altos.

Deverão no entanto ser feitos mais estudos para determinar os benefícios a longo prazo deste consumo.

Saiba Como Baixar os Níveis de Hemoglobina Glicada (A1C) Naturalmente.

Referência:

Shai et al. (2008) Glycemic Effects of Moderate Alcohol Intake Among Patients With Type 2 Diabetes: A multicenter, randomized, clinical intervention trial. Diabetes Care 30: 3011-3016

Ler Também:

Diabéticos – Cuidados com os Pés

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858