Benefícios da Cenoura

Descubra os verdadeiros benefícios da Cenoura, uma planta da família das apiáceas, rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, iodo e ferro, bem como vitaminas, o que a torna um alimento purificador; restaura a flora intestinal, estimula o apetite, combate a fadiga, protege de infecções e alterações do sistema nervoso.

A cenoura não é recomendada a diabéticos nem a quem tenha digestão lenta.

Consome-se em sumo, cozida ou crua. Ajuda em casos de anemia, raquitismo, transtornos do crescimento e cáries dentárias.

É a melhor amiga dos intestinos, é útil em diarreias, obstipação, infecções intestinais e úlceras gastroduodenais, afecções pulmonares, reumatismo e queimaduras; usada como máscara, cicatriza feridas.

Contém carotina, que é o pigmento primário de todos os vegetais de cor alaranjada intensa e grande quantidade de vitamina A, que protege do cancro, e é também boa para a visão, é vermífuga e cicatrizante intestinal.

A maioria das pessoas obtém 90% da sua vitamina A das cenouras, batatas, abóboras, brócolos, espinafres (benefícios do espinafre) e couve.

Consumir apenas uma cenoura por dia pode evitar o cancro epitelial, especialmente do pulmão. Os cientistas são unânimes em considerar que os carotenos naturais são bons na luta contra o cancro, pois o betacaroteno é um antioxidante.

O dr. Norman Krinsk, autoridade em matéria de antioxidantes e professor de Bioquímica e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Tufts, sugere que o betacaroteno produz maravilhosos efeitos imunológicos; por ser antioxidante, protege o sistema cardiovascular, actua como agente anti-inflamatório e atrasa a velhice.

Remedio Contra a afonia: em meio litro de água fervem-se 200 gramas de cenouras durante 15 minutos, cortam-se e espremem-se, mistura-se com água e um pouco de mel e toma-se não muito quente. Recomenda-se o seu uso contra a retenção de urina, hidropisia e mordedurâs de animais venenosos.

Em sumo, cozida ou crua tem grande valor nutritivo e terapêutico. As folhas da cenoura trituradas e aplicadas com mel aliviam feridas. As folhas da cenoura não se devem consumir.

Descubra os Benefícios das Folhas de Cenoura