As 16 Propriedades Curativas da Luz Solar

Os benefícios da luz solar na saúde são incríveis! Sem a dose diária de luz, sobreviver na terra simplesmente seria impensável! O benefício mais conhecido da luz solar é a sua capacidade em aumentar a oferta de vitamina D no organismo. A maioria dos casos de deficiência de vitamina D ocorre devido à fraca exposição ao sol. 

No entanto, embora se pense que a maioria dos privilégios ocorram através do aumento de vitamina D no corpo, entenda que existem muitos outros benefícios. Conheça melhor cada um deles.

As Propriedades Curativas Da Luz Solar

Luz solar

A luz solar é uma onda de radiação eletromagnética emitida pelo Sol. Ela é uma luz brilhante e aquece a terra. Uma das constantes na vida é a ascensão do sol e a transmissão de calor à superfície do planeta. Sem os raios solares não existiria vida na Terra. O próprio ser humano, necessita deles para melhorar a sua saúde.

Os médicos do Egito, Roma, Babilônia, Assíria, Pérsia e Grécia Antiga consideravam o sol como “o melhor remédio de todos”.

Benefícios para a saúde

Também conhecida como fototerapia ou helioterapia, esta prática que se refere a tratar e curar o organismo através da luz solar natural, hoje em dia refere-se também a fontes artificiais de radiação de luz ultravioleta. Neste artigo referimo-nos apenas á luz solar natural, em que os seus principais benefícios incluem:

  • Acne, psoríase e outras doenças e pele
  • Estimula o relaxamento muscular
  • Transtorno afetivo sazonal (depressão sazonal)
  • Reduz o mau odor corporal
  • Reforça o sistema imunitário do corpo, para o tratamento da SIDA
  • Reduz a contagem de bactérias em cerca de 50% (a partir de infecções)
  • Descontamina transfusões de sangue
  • Repara o DNA
  • Irradiação do sangue em pacientes com câncer
  • Hiperbilirrubinemia (icterícia neonatal)
  • Previne o câncer de mama
  • Protege contra infecções
  • Reforça a saúde óssea
  • Melhora a função cerebral
  • Dá alívio aos problemas de sono

Vejamos alguns dos benefícios em detalhe abaixo.

Produção de Vitamina D

Luz Solar Aumenta A Produção De Vatamina D

Ao contrário de outras vitaminas essenciais que devem ser obtidas a partir de alimentos, a vitamina D pode ser sintetizada na pele por meio de uma reação fotossintética desencadeada pela exposição à radiação UVB.

A eficiência da produção desta vitamina depende do número de fótons UVB que penetram a pele, um processo que pode ser reduzido pela roupa, o excesso de gordura corporal, proteção solar, ou pelo pigmento de melanina presente na pele.

Para a maioria das pessoas brancas, meia-hora ao sol durante o verão é o suficiente para iniciar a libertação de cerce de 50000 UI (1,25 mg) de vitamina D.

Sem vitamina D suficiente, os ossos não se formam adequadamente. Em crianças, esta deficiência pode levar ao raquitismo, uma doença caracterizada pelo atraso no crescimento, e várias deformidades esqueléticas, incluindo as pernas arqueadas.

Níveis baixos de vitamina D podem acelerar e agravar a osteoporose tanto em homens como mulheres e levar ao desenvolvimento da osteomalacia.

Melhora a saúde óssea

A luz solar estimula a produção de vitamina D através da pele, sendo  essencial para a prevenção da osteoporose e a perda de densidade mineral óssea à medida que se envelhece.

Melhora a função do cérebro

Os raios solares regulam os níveis hormonais e acalmam e relaxam a mente, fatores fundamentais para melhorar a saúde cerebral, prevenindo algumas doenças neurodegenerativas.

Regula o sono

A luz solar ajuda o corpo a liberar serotonina, enquanto a escuridão sugere a liberação de melatonina, ajudando o ser humano a adormecer. Sem este ciclo, as liberações hormonais do metabolismo podem atrasar e resultar em efeitos colaterais indesejados, como a insônia.

Previne Infecções

Algumas pesquisas indicam que a exposição ao sol pode fortalecer o sistema imunológico, prevenindo várias infecções e patógenos.

Melhora o humor

Luz Solar Melhora O Humor

Mais feliz? Sim. Desfrutar da luz solar traz mais felicidade, não só emocionalmente, como também fisicamente. A correlação da luz e do humor está dependente dos mecanismos de resposta naturais do organismo para a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda a elevar o humor; e a melatonina, uma hormona que promove o sono.

Quando o corpo reconhece a luz solar através do nervo óptico, a glândula no cérebro, que regula a melatonina, atrasa a sua função, e aumenta os níveis de serotonina. O contrário acontece quando a luz diminui, em que o corpo aumenta a secreção de melatonina, e a secreção de serotonina é inversamente reduzida.

Reduz o risco de câncer

A exposição regular à luz solar tem sido associada a um risco reduzido de câncer de cólon, pâncreas, mama e próstata. No entanto, entenda que a exposição excessiva pode aumentar o risco de câncer de pele.

Faz bem à pele

Embora muito sol seja ruim, a exposição ocasional ajuda a pele a se defender contra inúmeras formas de inflamação como a acne ou infecções, como a psoríase e o eczema.

Riscos da exposição à luz solar

Como a maioria de nós sabe, a exposição aos raios ultravioleta, deve ser realizada com moderação. Quantidades excessivas de luz solar pode resultar em queimaduras solares e problemas a longo prazo devido aos raios ultravioletas (UV) do sol.

A exposição prolongada à luz solar pode também aumentar o risco de câncer de pele, bem como muitos outros problemas de saúde.

Também pode afetar a aparência e a textura da pele, particularmente à medida que se envelhece.

Como qualquer fator relevante para a saúde, moderação é a chave!

Tenha em mente que a qualidade do sono (que a luz solar regula) é crucial para o nosso corpo ter a capacidade de regenerar e reparar danos. Um ritmo circadiano bem conservado é parte importante para uma vida saudável.