Conheça 19 Benefícios em Parar de fumar

Parar de fumar é um dos objetivos pessoais mais difíceis de estabelecer, no entanto, se obtiver sucesso, comprovará inúmeros benefícios. Conheça melhor cada um deles!

Publicidade

Conheça Os 19 Benefícios De Saúde Em Parar De Fumar, E O Que Acontece Quando Largar O Vício

Tabagismo

Fumar é um vício à escala mundial, devido à enorme capacidade aditiva da nicotina. Alguns especialistas afirmam que deixar de fumar é mais difícil que abandonar o uso de qualquer outra droga.

Os efeitos anímicos e estimulantes do cigarro são altamente desejáveis, e a droga (nicotina) faz querer mais e mais, quase imediatamente após o seu “consumo”.

Embora parar de fumar seja um processo que pode demorar longos períodos, entenda que, se vencer essa batalha, você retorná ao estado de saúde anterior, irá reduz o risco de câncer de pulmão, bem como, melhorar em muito a sua qualidade de vida.

19 Benefícios de parar de fumar para a saúde

Os benefícios iniciais incluem uma melhora na saúde cardíaca, aumento nos níveis de energia, redução do estresse e ansiedade, obterá uns dentes mais brancos, melhora a fertilidade, dentre outros.

Melhora a capacidade de respiração

Depois de parar de fumar, os cílios que revestem os pulmões começam a crescer, diminuindo o risco de enfisema. Isso significa que a capacidade respiratória começa a recuperar novamente.

Reduz as Rugas em redor dos olhos (pés de galinha)

Rugas Ao Redor Dos Olhos (pés De Galinha)

Estas rugas tendem a ser mais profundos no fumadores. Apertar os olhos para manter a fumaça fora deles só piora a tendência a desenvolver rugas em volta dos olhos.

Aumenta a Energia

Embora os cigarros tenham uma característica estimulante para aquele que fuma, eles também prejudicam os níveis gerais de energia. O cigarro reduz a circulação sanguínea e a capacidade de respiração, tornando mais difícil o funcionamento do metabolismo e a produção de energia.

Publicidade

Evita o Câncer oral

Câncer Da Boca

O risco de câncer oral também é mais elevado em pessoas que fumam ou usam tabaco sem fumaça. A adição de álcool à mistura intensifica ainda mais este risco.

A mistura do álcool com o cigarro aumenta em 15 vezes o risco de câncer oral, que geralmente inicia como uma ferida no interior da boca que não desaparece com o tempo.

Previne o Câncer de pulmão

Câncer De Pulmão

Nove em cada 10 mortes por câncer do pulmão ocorrem devido ao fumo inspirado pelos pulmões. Fumar provoca também outros problemas pulmonares, como enfisema e aumento do risco de pneumonia.

Unhas e pele dos dedos amarela?

Dedos E Unhas Amarelas Do Cigarro

O simples hábito de pegar no cigarro mancha a pele das mãos e as unhas. Este evento pode ser um sinal revelador de um fumante crônico. Felizmente, a descoloração geralmente desaparece após o indivíduo parar de fumar.

Reduz os Níveis de estresse

Embora o cigarro seja frequentemente usado como um liberador da tensão (o resultado de curta duração da nicotina), ele também aumenta os níveis dos hormônios do estresse, especialmente quando se nega a droga ao corpo por longos períodos.

Previne a psoríase

Os fumantes têm um risco aumentado de contrair psoríase, uma condição de pele extremamente desagradável e desconfortável. A psoríase é caracterizada por manchas de pele espessas e escamosas, normalmente observadas nos cotovelos, couro cabeludo, mãos, costas ou pés.

Reduz a perda de cabelo

O uso do tabaco pode agravar o processo natural de queda de cabelo que ocorre à medida que envelhecemos. Algumas pesquisas mostram que a calvície é mais comum em homens fumadores.

Publicidade

Aumenta as chances de engravidar

Aumente As Chances De Engravidar

Não existe nenhum debate sobre um impacto negativo do tabagismo na fertilidade, no entanto, é preciso a mulher entender que, se tiver tentando engravidar, a eliminação do cigarro melhora em muito a circulação e as suas chances de conceber.

Além disso, é importante perceber que as mulheres fumantes têm maiores probabilidades de aborto, parto prematuro, ou terem um bebê com baixo peso ao nascer.

Cuidados com a pele

Rugas Ao Redor Da Boca Causadas Pelo Cigarro

Os carcinógenos e outros produtos químicos encontrados no cigarro, bem como as toxinas da própria fumaça, aumentam o risco de rugas e manchas da idade. Ao eliminar este mau hábito da sua vida, pode evitar que a pele envelheça de forma precoce!

O uso do cigarro afeta os vasos sanguíneos, que fornecem oxigênio e nutrientes a todo o corpo. Quando a pele fica privada deles, começa a desenvolver algumas mudanças, mesmo em idade precoce.

O fumo do tabaco contém mais de 4.000 substâncias químicas, muitas das quais cancerígenas (conhecidas por causar o câncer). Outras delas são conhecidas por danificar o colágeno e a elastina, dois componentes que ajudam a manter a pele jovem. Até mesmo a simples exposição ao fumo passivo pode resultar em danos na pele.

Publicidade

Fumar pode afetar a pele também em outras partes do corpo, e não apenas naquelas expostas ao fumo. Os Danos causados nas fibras da elastina podem originar flacidez em áreas mais vulneráveis como os braços, bem como a queda dos seios (ptose mamária).

Os danos na elastina são apenas um dos pontos negativos da fumaça do cigarro, que afeta também a pele em redor da boca, do simples ato de fumar, que promove o desenvolvimento de rugas no local.

Reduz o risco de catarata

A catarata é uma doença que afeta a lente do olho, e geralmente interfere na visão. O tratamento mais eficaz atualmente é a cirurgia. O cigarro aumenta o risco do indivíduo desenvolver catarata.

Publicidade

Expectativa de vida

O uso do cigarro mata quase 500 mil pessoas todos os anos só nos Estados Unidos, principalmente devido ao câncer de pulmão. Abandonar o mau hábito pode aumentar significativamente a expectativa de vida, em muito anos!

Melhora a capacidade atlética

Melhore A Sua Capacidade Atlética

Com todos os efeitos prejudiciais sobre o coração e a circulação, é óbvio que o hábito de fumar e o atletismo não se completam. A falta de ar e a má circulação não ajudam em nada o desempenho atlético. Deixar de fumar garante a melhoria no desempenho em qualquer esporte.

Gengivas e dentes mais saudáveis

Dentes amarelos são um sinal evidente do uso do cigarro. No entanto, os fumantes experimentam outros problemas orais. A Doença Periodontal (doenças das gengivas), o mau hálito (halitose) e a perda de dentes são ocorrências mais comuns em fumantes.

Previne a menopausa Precoce

Menopausa Precoce

De acordo com um estudo publicado, as mulheres que fumam chegar à menopausa mais cedo do que as mulheres que não têm o vício. Estudos mostram que as mulheres fumantes chegam à menopausa cerca de 1 1/2 anos mais cedo, em média, que as não fumantes.

Ossos mais fortes

Fumar aumenta o risco de osteoporose e fraturas ósseas.

Previna a Doença cardíaca e a disfunção erétil

Os estreitamento das artérias coronárias é uma das consequências mais perigosas do tabagismo. O uso do cigarro também aumenta a pressão sanguínea e faz com que o sangue fique mais propenso a coagular, aumentando dramaticamente o risco de ataque cardíaco.

Além disso também pode afetar o fluxo sanguíneo de outras formas. A disfunção erétil é uma delas.

Melhora o mau odor

Ninguém gosta de cheirar a fumaça sempre que abre a boca, ou quando estão ao seu lado no metrô. Abandonar o vício melhora o odor corporal, o cheiro da casa e o guarda-roupa também!

Publicidade

Você sabia que…

A pressão arterial e a frequência cardíaca reduzem para níveis normais 20 minutos após o fumante parar de fumar! 

O risco de desenvolver doença cardíaca cai para metade após um ano de abandonar o mau hábito. Após dez anos, o risco de câncer de pulmão é o mesmo que o de um não-fumante.

O que acontece depois de abandonar o cigarro

Entenda como o corpo reage à dependência, e quando começa a curar/recuperar a saúde.

1º dia – Irritabilidade e ansiedade aumentada, bem como ânsias de nicotina e suscetibilidade à pressão social.

1º semana – Tontura, dor de cabeça, aumento do apetite, irritabilidade, ânsias, fadiga e insônia.

1º mês depois – Fadiga, fome e produção de muco / fleuma. A incomodidade e o tédio também são comuns.

6 Meses – Nostalgia por fumar, no entanto, sem ânsias fortes, a menos que seja exposto à pressão social direta.

Após 1 ano – Os cílios bronquiolares dos pulmões recuperam, a falta de ar desaparece. Aumento de energia global.

Após 5 anos – O risco de diabetes e hemorragia interna agora é igual ao de um não fumante.

Após 10 Anos – O risco de câncer cai para 50%.

Publicidade

Após 15 anos – O risco de doença cardíaca coronária é o mesmo que o de um indivíduo que nunca fumou.

Diga não ao próximo cigarro!

Publicidade