Parar de fumar é um dos objetivos pessoais mais difíceis de estabelecer, no entanto, se obtiver sucesso, comprovará inúmeros benefícios. Conheça melhor cada um deles!
Tabagismo
Fumar é um vício à escala mundial, devido à enorme capacidade aditiva da nicotina. Alguns especialistas afirmam que deixar de fumar é mais difícil que abandonar o uso de qualquer outra droga.
Os efeitos anímicos e estimulantes do cigarro são altamente desejáveis, e a droga (nicotina) faz querer mais e mais, quase imediatamente após o seu “consumo”.
Embora parar de fumar seja um processo que pode demorar longos períodos, entenda que, se vencer essa batalha, você retorná ao estado de saúde anterior, irá reduz o risco de câncer de pulmão, bem como, melhorar em muito a sua qualidade de vida.
19 Benefícios de parar de fumar para a saúde
Os benefícios iniciais incluem uma melhora na saúde cardíaca, aumento nos níveis de energia, redução do estresse e ansiedade, obterá uns dentes mais brancos, melhora a fertilidade, dentre outros.
Melhora a capacidade de respiração
Depois de parar de fumar, os cílios que revestem os pulmões começam a crescer, diminuindo o risco de enfisema. Isso significa que a capacidade respiratória começa a recuperar novamente.
Reduz as Rugas em redor dos olhos (pés de galinha)
Estas rugas tendem a ser mais profundos no fumadores. Apertar os olhos para manter a fumaça fora deles só piora a tendência a desenvolver rugas em volta dos olhos.
Aumenta a Energia
Embora os cigarros tenham uma característica estimulante para aquele que fuma, eles também prejudicam os níveis gerais de energia. O cigarro reduz a circulação sanguínea e a capacidade de respiração, tornando mais difícil o funcionamento do metabolismo e a produção de energia.
Evita o Câncer oral
O risco de câncer oral também é mais elevado em pessoas que fumam ou usam tabaco sem fumaça. A adição de álcool à mistura intensifica ainda mais este risco.
A mistura do álcool com o cigarro aumenta em 15 vezes o risco de câncer oral, que geralmente inicia como uma ferida no interior da boca que não desaparece com o tempo.
Previne o Câncer de pulmão
Nove em cada 10 mortes por câncer do pulmão ocorrem devido ao fumo inspirado pelos pulmões. Fumar provoca também outros problemas pulmonares, como enfisema e aumento do risco de pneumonia.
Unhas e pele dos dedos amarela?
O simples hábito de pegar no cigarro mancha a pele das mãos e as unhas. Este evento pode ser um sinal revelador de um fumante crônico. Felizmente, a descoloração geralmente desaparece após o indivíduo parar de fumar.
Reduz os Níveis de estresse
Embora o cigarro seja frequentemente usado como um liberador da tensão (o resultado de curta duração da nicotina), ele também aumenta os níveis dos hormônios do estresse, especialmente quando se nega a droga ao corpo por longos períodos.
Previne a psoríase
Os fumantes têm um risco aumentado de contrair psoríase, uma condição de pele extremamente desagradável e desconfortável. A psoríase é caracterizada por manchas de pele espessas e escamosas, normalmente observadas nos cotovelos, couro cabeludo, mãos, costas ou pés.
Reduz a perda de cabelo
O uso do tabaco pode agravar o processo natural de queda de cabelo que ocorre à medida que envelhecemos. Algumas pesquisas mostram que a calvície é mais comum em homens fumadores.
Aumenta as chances de engravidar
Não existe nenhum debate sobre um impacto negativo do tabagismo na fertilidade, no entanto, é preciso a mulher entender que, se tiver tentando engravidar, a eliminação do cigarro melhora em muito a circulação e as suas chances de conceber.
Além disso, é importante perceber que as mulheres fumantes têm maiores probabilidades de aborto, parto prematuro, ou terem um bebê com baixo peso ao nascer.
Cuidados com a pele
Os carcinógenos e outros produtos químicos encontrados no cigarro, bem como as toxinas da própria fumaça, aumentam o risco de rugas e manchas da idade. Ao eliminar este mau hábito da sua vida, pode evitar que a pele envelheça de forma precoce!
O uso do cigarro afeta os vasos sanguíneos, que fornecem oxigênio e nutrientes a todo o corpo. Quando a pele fica privada deles, começa a desenvolver algumas mudanças, mesmo em idade precoce.
O fumo do tabaco contém mais de 4.000 substâncias químicas, muitas das quais cancerígenas (conhecidas por causar o câncer). Outras delas são conhecidas por danificar o colágeno e a elastina, dois componentes que ajudam a manter a pele jovem. Até mesmo a simples exposição ao fumo passivo pode resultar em danos na pele.
Fumar pode afetar a pele também em outras partes do corpo, e não apenas naquelas expostas ao fumo. Os Danos causados nas fibras da elastina podem originar flacidez em áreas mais vulneráveis como os braços, bem como a queda dos seios (ptose mamária).
Os danos na elastina são apenas um dos pontos negativos da fumaça do cigarro, que afeta também a pele em redor da boca, do simples ato de fumar, que promove o desenvolvimento de rugas no local.
Reduz o risco de catarata
A catarata é uma doença que afeta a lente do olho, e geralmente interfere na visão. O tratamento mais eficaz atualmente é a cirurgia. O cigarro aumenta o risco do indivíduo desenvolver catarata.
Expectativa de vida
O uso do cigarro mata quase 500 mil pessoas todos os anos só nos Estados Unidos, principalmente devido ao câncer de pulmão. Abandonar o mau hábito pode aumentar significativamente a expectativa de vida, em muito anos!
Melhora a capacidade atlética
Com todos os efeitos prejudiciais sobre o coração e a circulação, é óbvio que o hábito de fumar e o atletismo não se completam. A falta de ar e a má circulação não ajudam em nada o desempenho atlético. Deixar de fumar garante a melhoria no desempenho em qualquer esporte.
Gengivas e dentes mais saudáveis
Dentes amarelos são um sinal evidente do uso do cigarro. No entanto, os fumantes experimentam outros problemas orais. A Doença Periodontal (doenças das gengivas), o mau hálito (halitose) e a perda de dentes são ocorrências mais comuns em fumantes.
Previne a menopausa Precoce
De acordo com um estudo publicado, as mulheres que fumam chegar à menopausa mais cedo do que as mulheres que não têm o vício. Estudos mostram que as mulheres fumantes chegam à menopausa cerca de 1 1/2 anos mais cedo, em média, que as não fumantes.
Ossos mais fortes
Fumar aumenta o risco de osteoporose e fraturas ósseas.
Previna a Doença cardíaca e a disfunção erétil
Os estreitamento das artérias coronárias é uma das consequências mais perigosas do tabagismo. O uso do cigarro também aumenta a pressão sanguínea e faz com que o sangue fique mais propenso a coagular, aumentando dramaticamente o risco de ataque cardíaco.
Além disso também pode afetar o fluxo sanguíneo de outras formas. A disfunção erétil é uma delas.
Melhora o mau odor
Ninguém gosta de cheirar a fumaça sempre que abre a boca, ou quando estão ao seu lado no metrô. Abandonar o vício melhora o odor corporal, o cheiro da casa e o guarda-roupa também!
Você sabia que…
A pressão arterial e a frequência cardíaca reduzem para níveis normais 20 minutos após o fumante parar de fumar!
O risco de desenvolver doença cardíaca cai para metade após um ano de abandonar o mau hábito. Após dez anos, o risco de câncer de pulmão é o mesmo que o de um não-fumante.
O que acontece depois de abandonar o cigarro
Entenda como o corpo reage à dependência, e quando começa a curar/recuperar a saúde.
1º dia – Irritabilidade e ansiedade aumentada, bem como ânsias de nicotina e suscetibilidade à pressão social.
1º semana – Tontura, dor de cabeça, aumento do apetite, irritabilidade, ânsias, fadiga e insônia.
1º mês depois – Fadiga, fome e produção de muco / fleuma. A incomodidade e o tédio também são comuns.
6 Meses – Nostalgia por fumar, no entanto, sem ânsias fortes, a menos que seja exposto à pressão social direta.
Após 1 ano – Os cílios bronquiolares dos pulmões recuperam, a falta de ar desaparece. Aumento de energia global.
Após 5 anos – O risco de diabetes e hemorragia interna agora é igual ao de um não fumante.
Após 10 Anos – O risco de câncer cai para 50%.
Após 15 anos – O risco de doença cardíaca coronária é o mesmo que o de um indivíduo que nunca fumou.
Diga não ao próximo cigarro!
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.