10 Benefícios do Chá de Alecrim + Efeitos colarerais e como preparar

Rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, o alecrim é usado há séculos como alimento e remédio. Esta erva perfumada pertence à família das mentas e apresenta uma vasta gama de propriedades terapêuticas. Ajuda na digestão, melhora o foco mental e mantém o cérebro ativo. Além disso, é rico em fitoquímicos que retardam o envelhecimento e eliminam o estresse oxidativo.

Conheça Os Benefícios Do Chá De Alecrim

Benefícios do chá de alecrim para a saúde

A planta pode ser usada de várias maneiras. Pode ser adicionada a saladas, consumida em forma de chá ou através da aplicação dos eu óleo essencial na pele e cabelo. O chá é particularmente benéfico para a digestão e saúde do fígado. Quando consumido regularmente, ajuda o corpo a expulsar toxinas e reduzir a inflamação.

Devido às suas propriedades anti-espasmódicas e de alívio de flatulência, o chá de alecrim mantém o sistema digestivo em funcionamento e alivia o inchaço. Também melhora a absorção de nutrientes curando o intestino. Os polifenóis encontrados nesta erva neutralizam os radicais livres, o que inibe a resposta inflamatória, o que leva a um menor risco de doenças crônicas e uma melhor saúde em geral.

Os extratos de alecrim e o ácido carnósico, dois dos seus compostos ativos, ajudam a equilibrar a microflora e apoiar o crescimento de bactérias intestinais boas. Como resultado, a sua digestão melhora a eficiência da quebra das gorduras. Uma vez que um intestino equilibrado mantém o sistema imunológico mais forte, o usuário ficará doente com menos frequência.

O Carnosol, um composto bioativo que ocorre naturalmente no alecrim, ajuda a prevenir danos agudos no fígado e apoia o processo de desintoxicação. A planta também possui potentes antioxidantes que podem melhorar a resposta à insulina e manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​ao longo do dia.

O chá de alecrim é também uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C, carotenóides, potássio, cálcio, magnésio e fósforo. O corpo precisa desses nutrientes para funcionar de forma otimizada. Os minerais presentes no alecrim ajudam a restaurar o equilíbrio eletrolítico e podem aliviar os espasmos musculares. Uma única dose da erva fornece mais de 4% da ingestão diária recomendada de cálcio.

Como preparar o chá de alecrim

Demora apenas alguns minutos para preparar esta mistura saudável. Tudo que precisa é de 150 ml de água e uma colher de chá (4 gramas) de folhas de alecrim secas ou frescas.

Ferva a erva durante cinco a dez minutos, deixe em infusão por mais cinco minutos e coe a mistura. Adicione mel ou stevia, se desejar.

Efeitos colaterais

O chá de alecrim é rico em óleos voláteis que podem causar contrações uterinas, estando proibido o seu consumo durante a gestação. Alguns dos seus compostos, como o salicilato, podem desencadear reações adversas em pessoas alérgicas à aspirina. Uma vez que a planta possui propriedades anticoagulantes, também não é recomendada em pessoas com distúrbios hemorrágicos.

Quando consumida nas doses apropriadas, é improvável que a bebida cause efeitos colaterais. Como regra de segurança, consuma apenas uma a duas xícaras de chá de alecrim por dia.