-->Beneficios do Espinafre

Os Beneficios do Espinafre

Publicado em 23/03/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Descubra quais são os principais beneficios do Espinafre; nome cientifico (Spinacia oleracea). Originária da Pérsia e do Extremo Oriente. Possui grande riqueza em clorofila, proteínas, ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, sódio, iodo e enxofre, que o tornam um excelente reconstituinte; o seu conteúdo em ferro ajuda os glóbulos vermelhos a oxigenar o sangue, por isso se recomenda a crianças, adolescentes, convalescentes e pessoas com trabalho intelectual; o espinafre deve consumir-se fresco e nunca deve ser reaquecido, pois contém nitrato, que pode causar intoxicação. O efeito curativo do espinafre e do seu sumo serve para casos de anemia, eczemas cutâneos, obstipação, insuficiência do fígado e do pâncreas. Não contém apenas energia curativa, mas também preventiva, pelo que lhe devemos dar a respectiva importância na nossa alimentação diária, consumi-lo como legume fresco, aproveitando a água em que se coze para não desaproveitar nada do seu valor. Os
espinafres, e em geral as hortaliças verdes, contêm ácido fólico, que tem efeitos antidepressivos (é parte da vitamina B).
O espinafre Reduz o colesterol. É aconselhado em todos os estados de anemia, problemas renais, hemorróidas e debilidade.
É um antídoto contra o cancro do pulmão devido à sua alta concentração de carotenóides (36 miligramas por cada cem
gramas), e contém grandes quantidades de clorofila. Cientistas japoneses descobriram em 1969 que o espinafre reduz
o colesterol do sangue. Contém: grande quantidade de ferro e vitamina A, vitamina B, e C. Estimula a secreção das glândulas linfáticas.

Quem não deve comer espinafres?
Não devem consumir espinafres: os diabéticos, os reumáticos e os pacientes de estados inflamatórios das vias digestivas e urinárias.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858