-->Benefícios do Leite Materno - Educar Saúde

Benefícios do Leite Materno

Publicado em 28/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Os benefícios do leite materno são imensos e muito importantes para a saúde dos bebês e para o seu desenvolvimento adequado e sem complicações.

De uma forma mais concreta, o leite materno é fundamental para que o bebê cresça de uma forma saudável, ao mesmo tempo que é muito importante para uma boa formação do seu sistema imunitário.

Do ponto de vista mais psicológico ou relacional, o processo de amamentação tem ainda a vantagem de ser um processo que estimula a criação de uma relação mais forte entre a mãe e o bebê, ao mesmo tempo que tem fins terapêuticos para a mãe, ajudando-a a recuperar eficazmente do parto. Daqui conclui-se que, de facto, o leite materno possui benefícios tanto para o bebê como para a própria mãe.

Mesmo a nível económico, analisando de todos os pontos de vista a questão do leite materno, é algo que fica mais barato, dado que é um alimento gerado naturalmente no corpo da mãe, não sendo necessária a compra de quaisquer tipos de leite artificial.

Ao nível de conservação e acondicionamento, o leite materno encontra-se conservado no corpo da mãe e sempre a uma temperatura ideal para consumo.

Benefícios do leite materno para o bebê

Para o bebê, os benefícios do leite materno são geralmente os seguintes, resumidamente:

  • Facilidade no processo digestivo;
  • Evita que surjam problemas de prisão de ventre ou diarreia;
  • Contém uma boa quantidade de anticorpos;
  • Contém substâncias, para além dos anticorpos, que ajudam a combater e a evitar infecções;
  • Possui todos os nutrientes que o bebê, nesta fase da sua vida, necessita.

Também a prevenção de alergias é garantida pelo consumo de leite materno, já que fortalece o sistema imunitário do bebê.

Benefícios do leite materno para a mãe

Também para a mãe surgem alguns benefícios importantes da amamentação.

Por um lado, o útero tende a retornar ao seu tamanho normal após o parto de uma forma muito mais rápida durante a amamentação. Consequentemente, facilita também a retoma do peso anterior à gravidez por parte da mãe.

A prevenção do cancro da mama, endométrio, ovários e a prevenção de doenças do foro cardiovascular são também factores importantes.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook