7 Benefícios do Óleo de Girassol para Saúde da sua pele: Hidrata, Protege, e Trata a Acne e Dermatite Atópica

O óleo de girassol é um bem extremamente precioso para a pele graças ao seu elevado teor de ácido linoleico e vitamina E.

Este líquido viscoso atua como uma capa protetora, evitando a perda de umidade, mantendo a pele hidratada.

Ajuda também a melhorar a função de barreira da pele, a combater a acne, o envelhecimento precoce, a prevenir manchas solares, e aliviar os sintomas de dermatite atópica.

7 Dicas De Usos E Benefícios Do óleo De Girassol Para A Sua Pele

A substância vegetal extraída da semente da planta Helianthus annuus desempenha um papel de apoio maravilhoso quando se trata de cuidados com a pele.

E não é surpreendente, uma vez que é amplamente utilizado como óleo de base para massagens e transportador (carreador) de óleos essenciais à alguns séculos.

Merece certamente ser uma estrela por direito próprio! O seu conteúdo rico em ácido linoleico, vitamina E e ômega 6 oferecem uma série de privilégios à nossa pele. Abaixo listamos os principais proveitos que o óleo de girassol pode fazer pela sua pele:

1. Mantém a pele hidratada

Na luta contra a pele seca e áspera? O óleo de girassol pode ter um efeito extremamente calmante. Melhora a hidratação formando um emoliente protetor sobre pele, impedindo a perda de umidade.

Um estudo realizado comparou o efeito da aplicação de óleo de girassol e oliva (azeitona) na pele por um período de 4 semanas. Os resultados do estudo mostraram que o óleo de girassol preservou a integridade da camada externa da pele e melhorou a hidratação, enquanto o azeite de oliva reduziu a integridade da pele e levou ao desenvolvimento de vermelhidão em alguns indivíduos.

Os emolientes funcionam melhor quando a pele está úmida, portanto molhe a pele antes de aplicar o produto e consiga aquela pele linda e sempre hidratada.

2. Melhora a função de proteção da pele

Aplique uma pequena quantidade de óleo de girassol imediatamente após o banho (quando a pele ainda estiver úmida). No caso de um banho de banheira pode até adicionar algumas gotas à água.

O óleo de girassol ajuda a aumentar o poder de proteção da pele! A nossa pele funciona como uma barreira física que nos protege contra germes invasores. O óleo de girassol pode ajudar a pele aumentando a sua função de barreira.

Um estudo analisou o efeito da aplicação da substância na pele de bebês prematuros. Verificou-se que o tratamento com óleo de girassol diminuiu a infecção e resultou numa redução de 26% na taxa de mortalidade.

3. Tem um efeito anti-envelhecimento

A exposição ao sol desempenha um papel significativo no nosso envelhecimento normal.

A aplicação de vitamina E, presente no óleo de girassol, pode ajudar a proteger a pele contra os efeitos nocivos da exposição ao sol, bem como suavizar a pele. Então, é uma boa solução para peles mais jovens.

Ajuda também a manter a umidade e acelerar o crescimento de pele nova.

4. Pode ajudar a tratar a acne

O óleo de girassol pode ser capaz de se livrar das espinhas. Como funciona? Sabe-se que níveis baixos de ácido linoleico causam hiperqueratinização, onde um aumento na queratina faz com que as células mortas da pele permaneçam juntas em vez de afastadas.

Este evento leva ao desenvolvimento de poros entupidos e espinhas na pele.

Um estudo realizado descobriu que a aplicação de ácido linoleico reduziu a quantidade de poros obstruídos e microcomedões em quase 25% (durante 1 mês). Sabendo isto, aplicar óleo de girassol no local afetado, pode impedir que pequenos comedões se transformem em pontos brancos ou cravos.

5. Pode conferir um efeito clareador à pele

O ácido linoléico tem também propriedades que ajudam a clarear a pele. Estudos descobriram que o ácido linoleico pode reduzir a hiperpigmentação causada pela radiação ultravioleta.

Este ácido graxo essencial consegue tal proeza, suprimindo a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele.

Então, para quem se pretende livrar do bronzeado, aplicar um pouco de óleo de girassol puro (orgânico) pode ajudar.

6. Pode ajudar em casos de dermatite atópica

A dermatite atópica é uma condição comum da pele que causa pele avermelhada com coceira. Os emolientes ou cremes hidratantes são a opção primária usada na redução dos sintomas provocados pele condição.

Pesquisas realizadas descobriram que o uso de cremes à base de óleo de girassol juntamente com um esteróide tópico pode beneficiar os indivíduos com dermatite atópica.

Fale com o seu dermatologista sobre o uso de produtos à base de óleo de girassol como complemento ao tratamento.

7. Pode combater o pé do atleta quando ozonizado

Pé De Atleta Tinea Pedis

O óleo de girassol ozonizado é essencialmente quando o produto é infundido com ozônio. Esta forma do produto tem potentes propriedades germicidas que o ajudam a tratar o pé de atleta (Tinea Pedis).

Um estudo descobriu que, quando aplicado topicamente duas vezes ao dia durante 6 semanas, 75% dos participantes foram completamente curados da infecção fúngica na pele.

Além disso, durante o seguimento, 6 meses depois verificou-se que os indivíduos não experimentaram recorrência da infecção.

Referências do artigo

1 https://nationaleczema.org/
2 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
3 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
4 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
5 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/