-->Benefícios dos implantes dentários - Educar Saúde

Benefícios dos implantes dentários

Publicado em 17/06/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Os benefícios dos implantes dentários

Os implantes são o estado da arte na substituição de dentes perdidos. Conheça os principais benefícios desta técnica.

Faltar um ou mais dentes na boca de um indivíduo é ainda uma situação comum.

E a perda de um dente implica mais do que a falta física desse órgão. O sorriso, a capacidade de comer todos os alimentos e a forma de falar também podem ser alteradas.

Os dentes restantes tendem muitas vezes a sair do lugar, a ficarem tortos e a prejudicarem outros dentes.

No entanto, com o aparecimento dos implantes dentários e o seu desenvolvimento nos últimos 15 anos, as pessoas podem agora restabelecer a sua boca, quase da forma original.

Os principais benefícios dos implantes dentarios são:

Melhoram a aparência – A perda de dentes pode levar a um envelhecimento prematuro, por outro lado, as próteses removíveis são por vezes visíveis.

Melhoram o conforto – As próteses removíveis são incómodas e em certos casos muito difíceis de adaptar, principalmente se o osso alveolar estiver muito afectado. Nos implantes, a gengiva não está sobre pressão, diminuindo assim as lesões na mucosa.

Melhora a forma de falar – O uso de próteses removíveis faz com que o ar viaje dentro da boca de forma diferente da original.

Associado a este fator, muitas próteses estão mal adaptadas e movem-se dentro da boca, tornando o discurso difícil de obter ou muito alterado.

O uso de implantes melhora a forma de falar dos indivíduos, pois o cenário oral fica muito semelhante ao original.

Melhora a alimentação – O implante restaura a eficácia da mastigação, tornando-a comparável com a efectuada pelos dentes naturais.

Esta situação permite que se volte a comer com confiança e eficácia.

O medo da prótese cair durante uma refeição desaparece, aumentado a auto-estima.

Evitam os embaraços – Um dos maiores medos dos possuidores de próteses dentárias é que estas caiam à frente de outros, que as descubram na casa de banho ou que venham agarradas a algum pedaço de pão.

Os implantes eliminam essas situações. O gesto de colocar a mão à frente durante o riso tende a desaparecer.

Protegem os dentes naturais que restam – Os implantes devem ser cuidados como os dentes naturais. Retêm menos placa bacteriana que as próteses removíveis e não prejudicam os dentes adjacentes.

Na realidade, os implantes são uma óptima solução.

Mas atenção que nem todas as pessoas os podem colocar; seja por razões médicas (existem casos onde a colocação não é possível), seja por razões económicas (são dispendiosos, os preços praticados não são para todas as bolsas).

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858