5 Fantásticos Benefícios dos Sais de Banho: Mar Morto e Sal Rosa dos Himalaias

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Os sais de banho são benéficos para a saúde devido ao seu conteúdo em minerais, principalmente em magnésio.

Um banho de sais ajuda a aliviar o estresse, desintoxica o corpo, propicia a um sono de melhor qualidade, melhora a circulação sanguínea e diminui a tensão arterial.

Benefícios Dos Sais De Banho

Os sais de banho como o sal de Epsom, o sal do Mar Morto e o sal rosa dos Himalaias, também podem curar várias doenças. Para se obterem mais benefícios, os banhos de sais podem ser realizados juntamente com óleos essenciais.

No final de um dia de trabalho agitado, tudo o que você provavelmente quer fazer é voltar para casa e pôr os pés para cima.

Aqui fica uma sugestão melhor – em vez disso, coloque-os em água morna com sais de banho.

Isso não irá apenas relaxar seu corpo, como também irá promover uma saúde melhor. E até lavará os seus pés, durante o processo.

Alguns dos principais Benefícios dos sais de banho são:

  • Ajudam a relaxar o seu corpo.
  • Limpam os poros corporais.
  • Aliviam a obstipação.
  • Regulam as hormonas.
  • Tratam da psoríase, do eczema e da inflamação.

Os Inúmeros benefícios dos Sais de Epsom

Benefícios Dos Sais De Epsom

Os sais de banho estão-se a tornar agentes cosméticos populares para o relaxamento.

Ao falarmos em sais de banho, muitas vezes referimo-nos ao sal de Epsom que não é realmente um sal mas sim um conjunto de minerais pulverizados – principalmente magnésio e enxofre.

Ele possui muitos benefícios terapêuticos, razão pela qual é utilizado como um anticonvulsivante, um catártico e um reabastecedor de eletrólitos no tratamento da pré-eclâmpsia e da eclampsia, em mulheres grávidas.

Relaxar o corpo

O que realmente permitiu ao sal Epson ter tantos seguidores foi a sua capacidade de relaxar o corpo.

É assim graças à sua abundância em magnésio que pode fazer o músculo liso das artérias pulmonares se expandir, aumentando a circulação sanguínea para os músculos do corpo e relaxando-os, durante o processo.

Este aumento da circulação também reduz a pressão sanguínea, resultando numa redução do stresse.

Um banho de água quente com sal de Epsom pode aliviar os músculos da dor e da fadiga, razão pela qual é recomendada a sua utilização após a realização de exercício físico.

Melhor desintoxicação

O sal de Epsom também é utilizado em tratamentos de desintoxicação.

A pele é um transportador de toxinas, por isso que melhor forma poderá existir para as libertar do que tomar um bom banho de desintoxicação? O sal de Epsom pode fazer esse trabalho.

Enxague-se diariamente com água morna adicionada de sal de Epsom e algumas gotas do seu óleo aromático preferido para remover rapidamente os resíduos tóxicos dos seus poros.

Melhor funcionamento enzimático

Os sais de Epsom também podem auxiliar as funções enzimáticas que ocorrem no corpo.

Porque é que isto é importante? Bem, as enzimas desempenham um papel fundamental na conservação e na manutenção das células do organismo.

Elas aumentam a taxa de reações químicas que ocorrem dentro das células. Uma vez que o magnésio desempenha um papel crucial em todas as funções fisiológicas intracelulares, uma deficiência deste mineral pode levar a várias doenças neuromusculares, cardíacas e nervosas.

Acredita-se que um banho com sal de Epsom ajude a absorver estes minerais através da pele para os lançar na corrente sanguínea, embora não existam evidências científicas que comprovem isso.

Age Como laxante natural

O sal de Epsom é também um laxante que pode proporcionar alívio da obstipação (prisão de ventre).

Se for tomado por via oral, pode aumentar o teor de água no intestino. Dito isto, o sulfato de magnésio não deve ser tomado por via oral sem supervisão.

A sobredosagem deste mineral pode ser fatal. Portanto, a maneira mais fácil e segura de aliviar a obstipação é tomar um banho com sal de Epsom!

Regulador hormonal

O magnésio também possui outros benefícios. Ele ajuda-o a dormir melhor, a manter o ritmo cardíaco e os níveis de açúcar no sangue saudáveis e a regular as hormonas.

Isto não quer dizer que o magnésio é a única razão pela qual deverá recorrer aos banhos com sal de Epsom. O enxofre pode ajudar a produzir glutationa, o antioxidante mestre do corpo.

Ele desempenha um papel importante na metilação, um processo bioquímico que ocorre no organismo e que está envolvido em quase todas as suas funções.

» Saiba mais sobre este Sal Milagroso Aqui

Benefícios do Sal do Mar Morto e sal rosa dos Himalaias

Benefícios Do Sal Do Mar Morto

Quando falamos em sais de banho, não estamos a falar apenas do sal de Epsom. Na verdade, o sal do Mar Morto e o sal rosa dos Himalaias também são amplamente usados para o banho.

Eles fornecem tantos benefícios como o sal de Epsom.

Mais uma vez, são os minerais que eles contêm que os tornam tão especiais. O sal do Mar Morto, como o próprio nome sugere, é o sal extraído do Mar Morto e é rico em magnésio.

Além de todos os benefícios do sal de Epsom, o sal do Mar Morto também é benéfico no tratamento de problemas de saúde específicos.

Foi provado que os sais de magnésio melhoram muitas doenças da pele, uma razão suficientemente boa para tomar um banho com eles, pelo menos ocasionalmente.

Tratamento natural para a psoríase, eczema e inflamação

Benefícios Do Sal Rosa Dos Himalaias

Se sofre de psoríase, o sal do Mar Morto pode tomar conta dela. O eczema é outro problema de pele que pode ser controlado com um banho de sais.

O sal do Mar Morto também revelou ter um bom efeito sobre a inflamação, razão pela qual o banho com este sal é considerado um remédio natural para a artrite reumatoide.

E, mais importante ainda, pode até aliviar os casos crónicos de sinusite, através de uma irrigação nasal muito efetiva.

Rico em sódio

O sal rosa dos Himalaias, por outro lado, é rico em sódio. Usá-lo para o banho cria equilíbrio eletrolítico, melhora a hidratação e até a própria líbido, previne cãibras musculares, mantém o pH do corpo, entre outras coisas…

Sais de banho juntamente com óleos aromáticos

Benefícios Dos Sais De Banho

O uso da aromaterapia como uma medicina alternativa é uma prática bem conhecida e popular.

É amplamente utilizada para aliviar a dor e até mesmo em unidades hospitalares de cuidados intensivos para fazer com que os pacientes que sofrem de doenças crónicas se sintam melhores.

Embora não existam evidências científicas que provem o que cada aroma pode fazer ao nosso organismo, muitas pessoas optam por usá-los em várias situações.

O uso de óleos essenciais com sais de banho também é um método muito popular para relaxamento e alívio da dor.

Alguns dos aromas mais populares em sais de banho são a lavanda, o eucalipto, a camomila, o sândalo, entre outros.

São sobretudo utilizados para relaxamento, descongestionamento, desintoxicação e imunidade.

Os sais de banho e os óleos essenciais tornam possível a criação de um Spa na sua própria casa.

São uma opção simples, fácil e muito eficaz. Então, por que não experimentar um Spa caseiro neste fim de semana?

» Conheça os Principais Benefícios do Sal de Epsom

Referências

https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10562595
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK9921/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26069819
http://www.uofmhealth.org/health-library
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15689218
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10792225
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2397624
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16735920
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10484830
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7897075