12 Benefícios do Óleo de Rosa Mosqueta para a Pele e Cabelo

Derivado principalmente dos arbustos selvagens (Rosa rubiginosa) da família de Rosaceae nativos do Chile e áreas adjacentes como a Argentina, o óleo de rosa mosqueta pode ajudar a melhorar a saúde da pele e cabelo a vários níveis.

Continua depois da Publicidade

Óleo De Rosa Mosqueta

Este óleo “seco” é absorvido muito rapidamente pela pele e não deixa qualquer resíduos. É repleto de ácidos gordos e vitaminas que ajudam a eliminar cicatrizes, estrias, eczema, danos causados ​​pelo sol, hiperpigmentação, e o envelhecimento prematuro.

Prensado a partir das sementes de plantas que crescem predominantemente nas áreas descritas acima, o óleo das sementes de rosa mosqueta é conhecido na área da beleza como uma espécie de milagre da natureza.

O óleo de rosa mosqueta Puro tem uma cor âmbar avermelhada e é usado desde os tempos antigos, pelos maias, egípcios e nativos americanos, devido aos seus poderes de cura.

É um óleo leve, não gorduroso, e não deixa qualquer resíduo.

Conheça mais de perto os inúmeros benefícios que pode retirar deste óleo.

Que compostos contém o Óleo de Rosa Mosqueta?

óleo De Rosa Mosqueta Orgânico

O Óleo de rosa mosqueta contém grandes quantidades de ómega 3 (Ácido Alfa-linolênico) e omega 6 (ácido linoleico) que podem ajudar a rejuvenescer, suavizar e hidratar a pele seca, além de a proteger contra os danos ambientais.

Ele também contém ácido gordo ómega 9 (ácido oleico), que protege o corpo contra danos nos tecidos e ajuda a melhorar a saúde geral da pele.

O Óleo é também rico em fitoesteróis que oferecem benefícios anti-envelhecimento. (1)

Além do mais, tanto o óleo como o extracto de sementes de rosa mosqueta são ricos em vitamina C, que oferecem anticorpos anti-oxidantes e anti-inflamatórios.

Ele também tem pró-vitamina A, beta-caroteno, que é um precursor da vitamina A. Este composto ajuda a rejuvenescer as células da pele e reduzir as linhas finas de expressão, rugas e manchas da idade. (2)

São estas as propriedades que fazem com que o óleo de rosa mosqueta seja cada vez mais usado no cabelo e na pele, pela sua atuação como escudo natural contra a poluição ambiental, danos causados pelo sol, por ser um preventivo natural anti rugas, e por melhorar a pele e a saúde geral do cabelo. (3)

Benefícios do Óleo de Rosa Mosqueta para a pele

Benefícios Para A Pele Do Óleo De Sementes De Rosa Mosqueta

Continua depois da Publicidade

Cicatrizes e Marcas de estrias

Talvez o seu benefício mais significativo seja a sua eficácia na cura de cicatrizes. Sejam cicatrizes de cirurgia, acne, ou queimaduras, o óleo da planta pode ajudar a desbotar e curar as cicatrizes, quando usado a longo prazo.

Um estudo realizado descobriu que o uso regular de óleo de rosa mosqueta em pacientes que sofrem de queimaduras traumáticas e cicatrizes cirúrgicas, levou a melhorias notáveis na aparência e saúde da pele ao longo de um período de dois anos de uso.

Os pesquisadores creditam que estas propriedades curativas se devem aos ácidos graxos essenciais insaturados encontrados no óleo. (4 PDF)

Este óleo maravilhoso também ajuda a prevenir e reduzir as estrias (muitas vezes causadas pela distensão da pele devido a obesidade ou durante a gravidez), através do aumento da produção de colagénio e na melhora da elasticidade da pele. (5)

Envelhecimento prematuro

Estudos mostram que o óleo de rosa mosqueta pode inverter o aparecimento de sinais prematuros de envelhecimento por melhorar a elasticidade, o tom, e a textura da pele.

Este efeito é atribuído ao seu conteúdo rico em vitaminas e ácidos gordos. As linhas finas, as rugas, e as manchas castanhas, foram todas reduzidas com a aplicação do óleo a longo prazo, além dos indivíduos relatarem também a pele mais suave e fresca.

Eczema e dermatite

O Óleo de rosa mosqueta é um excelente suavizante e agente hidratante para o tratamento de uma grande variedade de condições de pele seca.

É particularmente eficaz na redução dos sintomas de eczema, psoríase e dermatite.

Embora não se pretenda substituir a medicação, a aplicação de algumas gotas do óleo nas áreas afetadas pode oferecer uma excelente ajuda suplementar.

Acne e hiperpigmentação

Óleo De Rosa Mosqueta Para Acne

O óleo oferece também propriedades anti-inflamatórias, portanto, o uso de algumas gotas por dia sobre a pele acneica, pode reduzir a probabilidade de surgimento de uma espinha.

As suas qualidades anti-microbianas também mantém longe as bactérias que causam a acne. Mas atenção: não é boa ideia aplicar o óleo diretamente sobre a pele se você está experimentando um ataque ativo de acne, pois pode causar irritação.

Em estudos realizados em animais, descobriu-se que o óleo de sementes de Rosa rubiginosa ajuda a inibir a pigmentação da pele. (6)

E embora ainda se saiba se a planta reduz a hiperpigmentação em seres humanos, uma vez que faltam realizar alguns estudos, pode ser uma boa ideia usar o óleo para curar cicatrizes e manchas após o surgimento de uma borbulhinha de acne.

De um modo geral, o óleo de rosa mosqueta é um excelente óleo para incluir no nosso regime diário de cuidados, principalmente se estamos propensos a acne, uma vez que se trata de um óleo leve e que não entope os poros.

Continua depois da Publicidade

Queimaduras solares e Danos causados pelo sol

Óleo da Rosa rubiginosa é rico em tretinoína, um ácido retinóico (derivado de vitamina A) que pode ajudar a reverter os efeitos nocivos dos danos causados pelo sol na pele.

Ele pode ajudar a eliminar as células mortas existentes na camada exterior da pele e regenerar o colágeno para combater as queimaduras solares e a exposição solar diária.

Note-se que, o óleo de rosa mosqueta não é um protetor solar – em vez disso, ele ajuda a reparar os danos causados pelo sol.

Aplicar o óleo de rosa mosqueta no rosto e pescoço após exposição prolongada ao sol ajuda a acalmar a pele.

Pele cansada e sem brilho

O óleo de rosa mosqueta é ótimo para a pele cansada e sem brilho, oferecendo uma aparência refrescante e de rejuvenescimento.

O seu conteúdo elevado de beta-caroteno e propriedades anti-oxidantes ajudam a rejuvenescer a pele e dar-lhe um aspecto mais fresco. (7)

Preventivo/Tratamento de Inverno

O óleo de Rosa rubiginosa é também altamente eficaz quando usado para contrariar os efeitos de secagem do tempo do inverno.

Aplique algumas gotas nos lábios, calcanhares, cotovelos e joelhos, onde a pele tende a rachar, ou tornar-se áspera sob condições/épocas mais secas.

Também é suposto ajudar a fortalecer as unhas frágeis e que tendem a quebrar facilmente. Quando realizar a sua rotina de hidratação, aplique um pouco nas suas unhas.

Como usar na pele

A maioria dos frascos de óleo de rosa mosqueta vêm com um conta-gotas. Use o conta-gotas para dispensar 3 a 4 gotas do óleo em suas mãos e massaje em seu rosto, pescoço e ao longo da mandíbula. Se desejar também pode adicionar algumas gotas ao seu banho de imersão.

Benefícios Óleo de Rosa Mosqueta para o cabelo

Óleo De Rosa Mosqueta Para Cabelos Brilhantes E Sedosos

Graças aos ácidos gordos e anti-oxidantes presentes, o óleo pode também ser um elixir maravilhoso para o seu cabelo.

Cabelos danificados e sem Brilho

Ele pode ajudar a hidratar o cabelo e trazer o brilho que deseja. É um óleo bem conhecido pelas suas capacidades em nutrir os cabelos danificados, e quebradiços.

Caspa

Através do seu uso regular, é possível perceber significativamente menos caspa e menos coceira no couro cabeludo. Alguns estudos mostram que ele ajuda a proteger e dar vida a cabelos tratados com químicos. (8)

Como usar no cabelo

Pode aplicar uma pequena quantidade de óleo de rosa mosqueta antes ou depois da lavagem para dar um brilho e luminosidade ao cabelo.

Aplique o óleo, ligeiramente aquecido, no couro cabeludo. Massaje durante cerca de 5 minutos, e deixe atuar cerca de 1 a 2 horas antes de lavar o cabelo.

Depois de o lavar e secar ao ar, verá que sentirá os cabelos mais macios e suaves.

Para realizar um serum pós-lavagem, simplesmente aplique algumas gotas de óleo e massaje ao longo do comprimento do cabelo enquanto este estiver úmido.

O óleo tem também a capacidade de ajudar a combater o cabelo frisado, em condições de elevada humidade.

Efeitos colaterais do Óleo de Rosa Mosqueta

Tenha em mente que não existe nenhuma dose recomendada para o seu uso na pele ou cabelo. Embora os efeitos secundários sejam raros, as reacções alérgicas são sempre uma possibilidade.

Continua depois da Publicidade

Alguns dos possíveis efeitos colaterais incluem erupções cutâneas, coceira e olhos lacrimejantes, tonturas, Sibilos (pieira, chiados no peito), dificuldade em respirar e desconforto no peito.

Sugerimos que faça um “patch test” (teste epicutâneo ou teste de contato) antes de o adicionar ao seus cuidados diários de pele.

O consumo interno (ingestão) deste óleo pode causar problemas gastrointestinais e deve ser particularmente evitado por crianças e mulheres grávidas e lactantes.

O seu alto teor de vitamina C também pode causar problemas quando ingerido.

Coisas para manter em mente ao usar o Óleo

Certifique-se de comprar apenas óleo de rosa mosqueta certificado e 100% orgânico. Os pesticidas presentes nos óleos não-orgânicos podem originar efeitos adversos sobre a pele.

O óleo da planta é mais eficaz quando prensado a frio, uma vez que as suas propriedades e nutrientes não foram afetados pelo calor.

É um óleo com tendência a se tornar rançoso, portanto, certifique-se de armazená-lo num lugar fresco e escuro, ou na geladeira.

Conheça os Usos e Benefícios do Óleo Essencial de Cardamomo

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368)

Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368

O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:

- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.

- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.

- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.

- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.

- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.

- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).

- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Email: atendimento@drdanieldourado.com.br

Telefone: (31) 9 9446 2446

Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24