Biberão – Como dar o biberão

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 31 de janeiro de 2011

Bebés – Como dar bem o biberão?

Alimentar o seu bebé: A hora da refeição é um momento especial para si e para o seu bebé, para que se possam divertir a conhecer melhor mutuamente. Deverá ser um momento para relaxar e para demonstrar amor ao seu bebé. Tente estar calma e sem preocupações. A hora da refeição deverá ser calma e sem nada que possa interferir neste momento especial. Peça às suas crianças para fazerem pouco barulho enquanto alimenta o seu bebé. Desligue o telefone e a televisão. Fale, ria, ou cante para o seu bebé enquanto o alimenta.

Quais são os benefícios da alimentação por biberão?

A amamentação é, na maioria dos casos, preferível à alimentação com biberão. No entanto, no caso de esta ser necessária, há que olhar para os seus aspectos positivos, nomeadamente:

A alimentação por biberão facilita a tarefa de saber a quantidade de leite que o seu bebé está a ingerir. Poderá facilmente ver a quantidade de leite que o seu bebé está a beber através das marcas no biberão, o que diminui a ansiedade de alguns pais.

Podem ser outras pessoas a alimentar o seu bebé, como por exemplo o pai, os amigos, os avós ou a ama. Algumas mães referem que a alimentação por biberão lhes dá maior liberdade e não as prende tanto.

Os irmãos e irmãs mais velhos podem conhecer melhor o novo bebé quando o alimentam.

A alimentação por biberão ajuda-a a descansar mais, pois as outras pessoas podem ajudar com as refeições durante a noite.

Ao contrário de uma mãe que amamenta, pode utilizar o método contraceptivo que preferir.

Não tem de ter atenção à sua dieta. Seis semanas após o parto pode começar a fazer dieta e exercício para perder peso.

Pode dar o biberão ao seu bebé em qualquer lado. Não tem de se preocupar em usar a peça adequada de vestuário para facilitar a tarefa de alimentar o seu bebé. Pode usar as roupas que quiser, pois não tem de amamentar.

As relações sexuais poderão ser mais agradáveis se fizer a alimentação através de biberão. Isto acontece porque não tem mamilos doridos ou seios flácidos. As alterações hormonais nas mulheres que amamentam podem provocar secura vaginal e tornar o sexo doloroso.

Leite Adaptado ou Leite de Vaca? (Saiba mais em Leite Adaptado)

Que tipo de biberões devo utilizar?

Pode utilizar biberões em vidro ou em plástico. Não utilize biberões em vidro quando o seu bebé tiver idade suficiente para segurar no biberão, pois este é mais pesado e pode partir-se e magoar o bebé, ou outra pessoa.

Que tipo de tetina deverei utilizar?

Fale como seu médico sobre o tipo de tetina que deve utilizar para alimentar o seu bebé. A rapidez do fluxo do leite depende da tampa e da tetina do biberão. A tampa do biberão pode estar apertada com muita ou pouca força no biberão. Ou o orifício da tetina pode ser demasiado pequeno ou demasiado grande.

Verifique sempre o tamanho do orifício na tetina. Vire o biberão ao contrário e abane-o algumas vezes. Desta forma pode ver se o leite sai através da tetina à velocidade correcta. O fluxo do leite está bom se conseguir um pequeno esguicho de leite e, depois, algumas gotas. O leite tem um fluxo demasiado rápido se vazar. Está a fluir muito lentamente se apenas sair uma gota ou duas.

O seu bebé dar-lhe-á pistas sobre o fluxo do leite se o observar a chupar. Pode engasgar-se se o orifício da tetina for grande. O fluxo do leite é demasiado rápido se o leite estiver a vazar pelos cantos da boca do bebé. Se o orifício da tetina for demasiado pequeno, o seu bebé pode engolir muito ar por estar a chupar com muita força. O seu bebé pode estar a conseguir o leite muito lentamente se estiver a chupar com muita força, se parar de chupar ou se estiver agitado.

Uma tetina com um orifício pequeno pode ser bom para dar água ao seu bebé. Mas pode precisar de uma tetina com um orifício maior, ou com vários orifícios, para dar o leite ao seu bebé. Lave bem as tetinas em água quente depois de cada refeição.

Que quantidade de leite deverei dar ao meu bebé? Saiba mais em:( Amamentação – Quantidade de Leite ) e ( Bebés – Como saber se mamam o suficiente? )

 Como é que seguro no meu bebé durante as refeições?

Pode estar mais confortável se alimentar o seu bebé estando sentada numa cadeira de braços. Coloque uma almofada sob o braço para se apoiar. Coloque levemente o seu braço sob o tronco do bebé e segure a cabeça do bebécom o braço. Levante ligeiramente o tronco do bebé.

Pode ser necessário encorajar o seu bebé para abrir a boca e agarrar a tetina. Faça-o através de pequenos toques com a tetina na face perto da boca. Para evitar engolir ar, segure no biberão de forma a que o leite preencha o gargalo do biberão e toda a tetina.

Observe os olhos do seu bebé, fale e ria-se para ele durante as refeições. Isto ajuda-o a querer comer, pois as refeições são períodos muito especiais.

Não apoie o biberão na boca do bebé. Não é seguro apoiar o biberão na boca do bebé, pois este pode engasgar-se.

Não deixe o seu bebé deitado a segurar no biberão. Isto é muito inseguro, pois o bebé pode engasgar-se e não ter ninguém para o ajudar. O seu bebé também terá um risco maior de apanhar uma infecção nos ouvidos se estiver deitado enquanto está a beber leite ou sumo. Se o seu bebé estiver deitado durante as refeições, o líquido pode fluir para o ouvido médio e provocar uma infecção.

Não deixe que o seu bebé durma com leite ou sumo no seu biberão. Se ele adormecer durante a refeição, o leite ou o sumo concentra-se à volta dos dentes, o que pode provocar o enfraquecimento dos dentes do bebé.

Precisa de forçar o bebé a arrotar?

O seu bebé engole ar durante as refeições, o que pode provocar-lhe alguma agitação. O ar no seu estômago faz com que se sinta enfartado antes de ter terminado a refeição. Faça o seu bebé arrotar depois de beber 60 a 90 ml de fórmula, mesmo se não estiver agitado. Deverá fazer o seu bebé arrotar mais vezes se lhe parecer que ele não está satisfeito ou se estiver a bolsar o leite. Pode tentar qualquer uma das posições seguintes para fazer o seu bebé arrotar.

No seu ombro. Coloque um pano limpo num dos seus ombros para apanhar os resíduos do arroto do bebé. Segure no bebé contra o ombro. Coloque uma das mãos por baixo do rabo do bebé. Esfregue levemente ou bata nas costas do bebé com a outra mão.

Sentar. Sente o bebé no seu colo com a cabeça para a frente. Segure no peito e na cabeça com a mão. Esfregue lentamente ou bata nas costas do bebé com a outra mão. Não deixe que a cabeça do bebé caia para trás.

Quanto tempo deverá durar cada refeição?

Cada refeição deverá durar cerca de 20 minutos. Pode estar a dar demasiado leite se as refeições demorarem mais tempo. Ou a refeição pode prolongar-se se o orifício da tetina for demasiado pequeno.

Deverei fazer um horário de refeições para o meu bebé?

O seu bebé não é como qualquer outro bebé. A coisa mais importante a ter em atenção é que o seu bebé tem as suas próprias necessidades especiais. Ele diz-lhe quando quer comer e, normalmente, diz-lhe quanto quer comer. Aprenderá estas coisas sozinha, à medida que vá conhecendo melhor o seu bebé, e vice-versa. Pode alimentar o seu bebé por pedido ou por horário. Ou, pode colocar o seu bebé num horário de alimentação semi-pedido. A informação seguinte ajuda-a a decidir o que é melhor para si e para o bebé.

Refeições a pedido. É quando um bebé come sempre que dá indicações de querer comer. Um horário de refeições a pedido é um horário que o seu bebé define com base na sua fome.

Refeições marcadas. Acontece quando o bebé é alimentado a horas fixas do dia e da noite, normalmente de 3 em 3 horas. Um programa de refeições marcadas satisfaz as suas necessidades enquanto mãe, pois é planeado.

Refeições a semi-pedido. Poderá querer que o seu bebé coma a determinadas horas do dia. Durante o resto do dia, pode deixar que seja o bebé a avisá-la de quando quer comer.

Deverei alimentar o meu bebé sempre que ele chora?

Os bebés choram por muitas razões. Muito frequentemente choram porque têm fome. Poderá estar a dar demasiado leite se o bebé comer sempre que chora. O seu bebé pode estar a chorar porque quer ser confortado ou que peguem nele ao colo. Ou, pode querer que mudem a fralda ou pode querer beber água. O seu bebé pode estar aborrecido e querer ter alguém para falar e brincar com ele. Tente confortar o bebé antes de lhe dar comida.

Quais são os sinais de que o meu bebé pode ser alérgico à fórmula do leite?

Estar agitado, Chorar após as refeições, Manchas vermelhas na face ou à volta do rabinho, Vomitar após quase todas as refeições, Diarreia, Muitas infecções nos ouvidos ou constipações.

Como é que eu sei se o meu bebé come o suficiente?

A seguir são descritos sinais de que o seu bebé pode não estar a comer o suficiente.

Não ganhar peso suficiente.

Não urinar muito.

Chorar na maioria do tempo.

A pele pode parecer seca ou enrugada.

Como é que eu sei se o meu bebé está a comer demais?

A seguir são descritos sinais de que o seu bebé pode estar a comer demais. Poderá diminuir a quantidade de leite que dá ao seu bebé e alimentá-lo mais vezes. Faça o seu bebé arrotar 1 a 2 vezes durante cada refeição.

Ganhar demasiado peso.

Vomitar bastante imediatamente após a refeição.

Dor de barriga depois da refeição. O seu bebé pode levar as pernas até à barriga por estar a ter dores de barriga.

Deverei dar água ao meu bebé?

O seu bebé obtém toda a água de que precisa a partir do leite. Poderá dar água ao bebé durante o tempo quente ou se ele estiver doente ou com febre. Não force o seu bebé a beber água se ele não quiser.

O meu bebé precisa de flúor para os dentes?

Flúor é um químico que evita o enfraquecimento dos dentes. Os bebés vão buscar algum flúor à fórmula. Fale como seu médico para descobrir se o seu bebé precisa de flúor extra.

Contacte o seu médico se:

O seu bebé tiver temperatura no rabinho de 38 graus Cº, ou mais. Tiver questões ou dúvidas sobre o leite do seu bebé, ou de como a preparar. O seu bebé tiver um, ou mais, dos seguintes sinais, o que pode significar que ele tem um problema com o leite. Uma erupção vermelha e dura, normalmente na face ou à volta do rabinho. Chorar após as refeições. Vomitar após quase todas as refeições. Um abdómen (barriga) dilatado (inchado) e tenso após as refeições Ou se Estiver agitado ou acordar durante a noite.