Para os homens aideticos e mulheres aideticas a lipoatrofia ou lipodistrofia facial , que é a perda de gordura no rosto é uma lembrança muito constante para quem têm a sida. As principais características desta lipoatrofia facial são o encovar das bochechas, olhos e têmporas devido à perda de gordura subcutânea.Em alguns casos, a lipodistrofia facial associa-se muito ao desgaste provocado pelo Hiv e confere um aspecto de doente a alguns indivíduos com sida mas que estão perfeitamente saudáveis. Em muitos casos, as pessoas VIH positivas que têm uma lipoatrofia facial podem sentir-se bastante estigmatizados e fortemente deprimidos.
A lipodistrofia facial é caracterizada pelo rosto afundado, perdendo bitemporal, e um sulco nasogeniano profundo, ou seja, os pacientes começam a desenvolveer um rosto oco ao longo dos anos . Esta aparência facial é facilmente reconhecível e pode servir como um estigma social para os pacientes com HIV, causando um enorme estresse psicológico. Muitos destes pacientes aideticos associados a uma lipoatrofia da face estão ansiosos para corrigir a sua aparência. Na bioplastia, o polimetilmetacrilato (PMMA) é muito usado em implantes faciais e do corpo, pelas seguintes razões:
- Biocompatibilidade
- Não migra ou move-se do local da aplicação
- Não tem Nenhuma reação alérgica
- Não há necessidade de testes de sensibilidade
- A zona é Esculpida no momento da aplicação
- O Preço de Custo é relativamente barato
- O Tratamento é ambulatorial
- Apenas são necessarias pequenas quantidades de um anestésico local
- A quantidade do produto a aplicar depende do grau de correção desejado
- O Pmma pode ser aplicado em diversas camadas da pele e nos tecidos mais profundos (subcutâneo, justa-periostium, mucosas e intramuscular)
- Tem uma incidência baixa de complicações
A Bioplastia não é apenas mais uma técnica de preenchimento facial e corporal igual ás tecnicas tradicionais, ela vai muito além do enchimento. Enquanto que um preenchimento de biomateriais é feito no interior ou sob a pele, a Bioplastia é feita em níveis muito mais profundos, permitindo a criação de novas formas e ângulos faciais, o que é o ideal para os Aideticos.
Em 2006 foi feita uma pesquisa realizada por Luiz Carlos Duílio Garbossa, em que bioplastia foi usada com sucesso no tratamento desta sidrome.
Nas pessoas soropositivas, a síndrome aparece como um efeito colateral do uso dos medicamentos anti-retrovirais, o chamado coquetel. Há dois anos, em 2004, uma Portaria do Ministério da Saúde (nº 2.582, de 2/12/2004) prevê a realização de cirurgias reparadoras, entre elas a bioplastia está incluida, para o tratamento “visual” desta doença em aidticos (Aids) pelo SUS ( o Sistema Único de Saúde do Brasil). Todos os custos do tratamento são bancados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.
Riscos e possiveis Complicações
Não se apresentam grandes reações adversas, como rejeição ao produto ou necrose dos tecidos. As complicações mais frequentes poderão ser : Aparecerem pequenos hematomas ou ser necessario retiral o PMMA devido a este ficar muito aparente e pouco estético em alguns casos.
Conclusões Finais
O uso da bioplastia para este tratamento representa um grande avanço para os soropositivos, já que a perda de gordura no rosto é o maior problema para as pessoas aideticas afetadas por um efeito colateral da terapia anti-HIV. E nós sabemos que uma roupa bem escolhida pode disfarçar o nosso corpo, como um abdomen mais saliente e membros corporais mais magros, mas o rosto fica sempre visivel, o que pode causar serios problemas psicologicos, depressão severa entre outros.
Publicidade
Até breve…
Sonia C
Saiba mais sobre: Cirurgia Plástica e EstéticaTodos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial baseiam-se em evidências científicas, sendo todos eles revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui
A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.
Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.
O processo de atualizações é simples.
Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui
Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.