A Bioplastia é considerada “a plástica do Terceiro Milênio …” É a arte de esculpir e moldar o corpo, onde o talento e a criatividade aplicada em determinados detalhes fazem toda a diferença. Sem cortes, Sem dor, e Sem cicatrizes – esta é a promessa do procedimento.
A Bioplastia chegou com um novo olhar para o futuro. Foi cientificamente provado que a causa da depressão da face que surge ao longo do tempo deve-se principalmente à perda de volume muscular e ósseo, principalmente na linha da mandíbula e não, como geralmente se acreditava, pelo efeito da gravidade que provoca os tecidos moles e a perda de sustentação.
Como se não bastasse, a retração dos arcos dentários e gengivas contribuem tambeém para este efeito, que é maximizado se houver perda dentária.
O rosto
A Bioplastia é responsável pela devolução do volume perdido nestas estruturas do rosto, causando um levantamento dos tecidos deslocalizados, dando-lhes um ar mais atraente e interessante, o que contribui para uma melhoria do rosto, além de um olhar mais harmonioso e sensual “blush”, que dá a aparência de um face lift nas pálpebras e sobrancelhas.
O Destaque da linha e do ângulo da mandíbula, geralmente favorece o rosto, dando um toque de beleza à mulher, uma vez que recebe uma tensão na fronteira que divide o rosto do pescoço.
Por sua vez, esse trabalho também contribui para o efeito “blush” que pode ser visto no rosto de muitas celebridades.
Podemos dizer que Bioplastia veio “democratizar” a beleza. Somos seres inteligentes, então por que não usarmos essa inteligência para ficarmos todos mais atraentes!
O que é a Bioplastía?
A bioplastía é definida como uma “cirurgia plástica sem cortes e sem implantes, realizada com a aplicação de biomateriais em profundidade para uma estética mais equilibrada.
As substâncias usadas são compatíveis com o corpo humano. Não são tóxicas e não causam alergia ou rejeição.
São implantadas profundamente através de um pequeno orifício feito na pele, sem a necessidade de cortes ou pontos, usando microcânulas – agulhas com a ponta arredondada, que não lesam os vasos sanguíneos e os nervos.
Todo o procedimento é realizado sob anestesia local, em consultório médico.
O resultado é visto imediatamente.
Biomaterial utilizado
O polimetilmetacrilato (PMMA) foi descoberto na Alemanha em 1902, pelo químico O. Rohm, tendo sido patenteado em 1928. O primeiro uso na área da saúde, ocorreu em 1936.
Foi utilizado extensivamente desde então numa variedade de procedimentos médicos e dentários.
Existe um historial de uso de polimetilmetacrilato com mais de 30 anos – como cimento ósseo, implante para joelhos, implantes intra-oculares, e mais de 10 anos como um implante injetável, tendo sido utilizado em mais de dois milhões de pacientes, mostrando estabilidade, e excelentes resultados, com uma taxa mínima de complicações.
O primeiro uso como produto injetável para aumentar ou dar volume aos tecidos foi realizado em 1989 por G. Lemper.
Atualmente a substância é aprovada pela Food and Drug Administration (FDA).
Características do Polimetilmetacrilato (PMMA)
1. Serve como bioexpansor, preenchendo a região onde é aplicado.
2. Implante injetável composto de microesferas de PMMA-veículo não protéico.
3. Biologicamente inertes.
4. Produz resultados permanentes.
5. Os melhores resultados são observados 30 dias após a aplicação, na medida em que estimula a formação de fibrolastos, a produção de colágeno e elastina.
6. Não causa efeitos colaterais (toxicidade, a rejeição ou câncer).
7. Não altera a sua forma ou volume ao longo do tempo.
8. Pode ser aplicado no mesmo local, se necessário.
O melhor da Bioplastia
O melhor desta nova tecnologia é ser uma solução simples para problemas na área estética – que seriam intratáveis com os métodos convencionais, tais como sequelas de poliomielite, AIDS e atrofia facial.
Cuidados a ter
O Dr. Verbauvede explica que a Bioplastia, sendo um procedimento que utiliza a administração de materiais (micro-prótese) em profundidade (abaixo do músculo), exige que as pessoas devam ser cautelosas.
O procedimento só deve ser realizado por médicos qualificados e com uma vasta experiência na utilização destas substâncias.
O tratamento exige um profundo conhecimento da anatomia humana, tanto do ponto de vista médico como do ponto de vista estético – para serem obtidos os melhores resultados.
Vantagens da Bioplastia
1. Biocompatibilidade.
2. Não existem reacções alérgicas.
3. O paciente não precisa de fazer um teste de alergia.
4. O paciente não é internado.
5. Não existe pós-operatório.
6. É um tratamento ambulatorial.
7. É realizado com pequenas quantidades de anestesia local.
8. O material é moldado no momento da aplicação.
9. Aplica-se de forma rápida e segura.
10. A quantidade do produto depende do grau de correção desejado.
11. Deve permanecer estável.
12. Não migra ou muda de lugar.
13. O resultado pode ser simulado com anestésico ou soro fisiológico.
14. É aplicado através de microcânulas atraumáticas, em vez de agulhas.
15. Pode ser aplicado em várias camadas da pele e nos tecidos mais profundos (yuxtaperiósteo subcutânea, intramuscular ou mucosas).
16. Resultado imediato.
17. O paciente pode retomar as atividades normais rapidamente.
18. O biomaterial não é reabsorvido pelo corpo.
19. O biomaterial não está relacionado com o silicone.
20. Tem uma taxa baixa de complicações.
22. O preço da bioplastia é relativamente baixo.
Em que zonas do corpo se aplica?
Existem várias regiões que podem ser tratadas com a bioplastia. Destacam-se:
- Glúteos;
- Linha da Mandíbula;
- Para aumentar a mama;
- Para corrigir o nariz – semelhante à rinoplastia;
- Ombros;
- Panturrilha;
- Queixo;
- Redução de rugas e correção de imperfeições faciais e corporais;
- Mãos;
- Contorno e maçãs do Rosto,
- Lábios;
- Genitais externos masculinos e femininos: vagina e pénis.
Saiba mais informações sobre a bioplastia aplicada a cada região específica, preços praticados e resultados antes e depois, visite cada uma das matérias seguintes:
Enfermeiro - Coren nº 491692
O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.
Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.
Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.