Biotina – Coezima R (Vitamina H)

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 09/09/24

Biotina – Coezima R (Vitamina H)

Continua depois da Publicidade

As informações de Biotina que temos é que é uma Vitamina hidrossolúvel, contém enxofre e é mais um elemento das vitaminas do complexo B . Em geral, é quantificada em microgramas ( MCG OU UG ). A Biotina é necessária para a síntese do ácido ascórbico. É essencial para o metabolismo normal das proteínas e dos lípidos. As recomendações diárias para os adultos situam-se entre as 100 e os 300 microgramas. Pode ser sintetizada pelas bactérias intestinais. Os ovos crus impedem a sua absorção pelo intestino.

Actua tambem de forma sinérgica com a vitamina B2 riboflavina, VIT B6 piridoxina, Niacina e a vitamina A (CONHECIDA POR RETINOL, CAROTENO OU PRÓ-VITAMINA A) na conservação de uma pele saudável.

Esta Vitamina contribui para diminuir o aparecimento de cabelos brancos, Ajuda nos tratamentos preventivos da calvície, Alivia as dores musculares e Diminui a sintomatologia do eczema e da dermatite.

Doenças carenciais:

Eczema da face e do corpo, fadiga extrema, deterioração das funções metabólicas dos lípidos, anorexia, alopecia, depressão.

Onde posso encontrar esta vitamina em fontes naturais?

No figado de bovino, gema de ovo, farinha de soja, levedura de cerveja, leite, rim, arroz integral. A biotina entra geralmente na composição da maioria dos suplementos do complexo B e dos Polivitamínicos. As doses diárias usadas com maior regularidade oscilam entre 25 e 300 microgramas.

Esta Vitamina é toxica?

Não se conhecem casos de toxidade com o uso da biotina.

Quais são os principais inimigos desta vitamina?

A clara de ovo crua, ( que contém avidina, uma proteina que impede a absorção da Biotina ), água, sulfamidas, estrogénios, as técnicas de transformação ou de confecção dos alimentos e o álcool .

Conselhos de utilização:

Se beber muitas gemadas, preparadas com ovos crus, provavelmente terá necessidade de suplementos de biotina, (como por exemplo os culturistas que ingerem uma grande quantidade de ovos em batidos para o aumento da massa corporal). Se estiver a tomar sulfamidas ou outros antibióticos, procure ingerir pelo menos 25 microgramas por dia.

Um suplemento de Biotina pode ajudar a impedir a queda acentuada de cabelo nos homens que têm este problema. Lembre-se de que a Biotina actua sinergicamente e de modo mais eficiente com as Vitaminas A, B2, B6 e niacina. Os níveis de biotina decrescem progressivamente ao longo da gravidez. Embora este facto não tenha sido associado com o baixo peso á nascença, talvez deva questionar o seu médico sobre a possibilidade de tomar um suplemento que ajude a manter a sua tranquilidade.

Continua depois da Publicidade

Antes e Depois da Biotina no crescimento dos cabelos

biotina antes e depois do crescimento dos cabelos

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24