-->Gosto Amargo na Boca: O que Pode Ser, Quais as Causas - Educar Saúde

Gosto Amargo na Boca: O que Pode Ser, Quais as Causas

Publicado em 03/11/2016. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Sempre que você notar um gosto amargo na boca, tenha em mente que pode ser um sintoma de doença do refluxo gastroesofágico.

Sempre que o conteúdo do refluxo estomacal volta para o esófago e chega à garganta, é normal sentirmos a boca amarga.

gosto-amargo-na-boca

Este sintoma pode ter como causa principal uma situação bem conhecida e já referida, o refluxo gastroesofágico (DRGE), situação bastante comum, que acontece devido ao esfíncter esofágico inferior abrir de forma inadequada, permitindo o refluxo do ácido do estômago para o esófago.

O que causa o refluxo gastroesofágico?

Normalmente, o esfíncter esofágico inferior funciona como uma válvula de apenas um sentido, que abre para permitir a passagem dos alimentos para dentro do estômago e, depois fecha para evitar que os alimentos e os sucos digestivos voltem para o esófago.

No entanto, quando esfíncter relaxa quando não deveria ou quando a sua musculatura fica enfraquecida, o ácido do estômago pode voltar para o esófago, causando a sensação de queimação e que conhecemos como azia o que causa a boca amarga.

Este sabor amargo pode ocorrer por várias razões, mas a principal é a existência de azia.

Os motivos que podem desencadear a azia incluem:

comer-chocolate-causa-boca-amarga

  • Ingerir alimentos que provocam azia, tais como alimentos ácidos (por exemplo, tomate e frutas cítricas), chocolate e hortelã.
  • Beber álcool
  • Fumar cigarros
  • Gravidez, ou Pode ser sinal de Gravidez
  • Estar acima do peso

Outras causas de boca amarga podem estar relacionadas com: problemas nos dentes (cáries), distúrbios no fígado, uso de medicamentos e estados de depressão e ansiedade, Saburra, Problemas nas gengivas, abscesso dentário, Boca seca e Carência de vitamina B.

Outros sintomas do refluxo gastroesofágico:

Além de boca amarga, podem surgir outros sintomas do refluxo gástrico tais como:

Dor no peito: Esta dor geralmente começa atrás do esterno e pode ir até à garganta.

Geralmente, ocorre logo após comer, e pode durar de alguns minutos a várias horas.

É importante lembrar que, por vezes a dor de um ataque cardíaco pode ser confundida com a dor da doença do refluxo gástrico, por isso é sempre importante procurar atendimento médico se houver qualquer dúvida sobre o que está a causar a dor no peito.

Rouquidão na parte da manhã: Se você tiver refluxo de ácido do estômago na sua garganta, a sua garganta pode ficar irritada, levando a que fique com rouquidão.

Dificuldade em engolir: Os problemas com a deglutição (disfagia) ocorrem quando os alimentos não passam normalmente da boca através do esófago para o estômago.

Pode haver uma sensação de comida colada na garganta ou uma sensação de asfixia. As dificuldades de deglutição devem ser sempre avaliadas por um médico.

Tosse seca persistente: Em alguns estudos, o refluxo gastroesofágico foi o responsável por cerca de 41% dos casos de tosse crónica em pacientes não fumadores.

Se o refluxo de ácido do estômago for respirado, pode causar tosse.

Mau hálito: Quando o ácido do estômago sobe para a garganta e a boca, pode resultar numa respiração com cheiro a acre.

O que fazer para tratar a azia?

boca-amarga

Se sofre de azia crónica, deve falar com o seu médico. Ambos podem discutir um plano de tratamento que funcione para si. Os médicos costumam sugerir modificações no seu estilo de vida.

Conheça 8 Tratamentos Naturais para o Refluxo Gástrico e Azia

Você também pode reduzir as chances da azia ocorrer, evitando alimentos que podem desencadear a azia, e aprender a dormir (optando por outras posições, exemplo: levantar ligeiramente a cabeceira da sua cama), para evitar a azia noturna.

Se estes passos não funcionarem para controlar a sua azia, o seu médico irá discutir consigo outras opções de tratamento, tais como inibidores da bomba de protões (IBP) e testes de diagnóstico, tais como uma endoscopia superior.

Descubra 4 Óleos Essenciais Para Aliviar Sintomas de Queimação e Azia

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.