Neste artigo encontra tudo que precisa saber sobre este removedor “milagroso” de rugas – o botox, seus usos e fotos Antes e Depois.
Fique a saber Quanto custa a Aplicação das injeções, quais as Complicações, Riscos e os Resultados finais.
Na matéria iremos fazer uma breve introdução sobre a história e origem da substância, preços praticados, as principais indicações do botox (ex: nas axilas, lábios, reduzir o excesso de suor, marcas de expressão, rugas no rosto, pescoço, olhos, testa, colo, mãos, pés, cabelo, bem como no tratamento de algumas doenças como a, disfunção da bexiga, hiperidose, estrabismo e dores crónicas).
Como existem poucas referências à substância para uso no cabelo e couro cabeludo iremos escrever também um pouco sobre o que é o botox capilar e para que serve, bem como indicar algumas clínicas especializadas localizadas em Portugal e no Brasil onde fazer as aplicações, cremes com o efeito do botox, produtos do mesmo género em gel, quanto tempo dura, efeitos colaterais, perigos do uso durante a gravidez, o uso da substância na fisioterapia, riscos e resultados.
Para aprender como remover a rugas de forma natural leia o artigo 19 Remédios Caseiros para Eliminar as Rugas Debaixo dos Olhos.
NOTA: O nome “botox” refere-se à marca americana que utilizou e tornou oficial pela primeira vez a toxina botulínica para efeitos estéticos (ex: eliminação de rugas de expressão).
Por esse facto o procedimento acabou por se tornar mundialmente conhecido pelo nome dessa mesma marca.
O tratamento por Botox abriu definitivamente guerra a todas as rugas de expressão que atormentavam mulheres (e também alguns homens) no seu dia-a-dia.
Sem a necessidade de cirurgias e tratamentos invasivos, o botox oferece resultados rápidos que podem ir além da qualidade estética.
História do botox
Para contarmos a história do Botox como deve ser contada, temos de recuar até ao ano de 1817 quando o médico e cientista alemão Justinus Kerner descreveu a doença do botulismo.
O botulismo é uma intoxicação alimentar rara mas que se pode revelar fatal, causada pelas neurotoxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum (isolada em 1896 por Emile Pierre Van Ermengen).
O botulismo pode ser transmitido por alimentos (por exemplo, alimentos mal conservados) ou por feridas infectadas.
O diagnóstico faz-se através de alguns sintomas, nos quais se destacam visão dupla e queda das pálpebras, progredindo para enfraquecimento da musculatura dos braços, pernas e sistema respiratório, levando assim à possível morte por paragem respiratória.
Durante a Segunda Grande Guerra foi desenvolvido um ávido interesse pelas armas biológicas e, como consequência de investigações intensas, a toxina botulínica tipo A foi finalmente isolada na forma pura.
Na viragem da década de 1960 para 1970, o médico oftamologista Alan B. Scott testou a toxina botulínica Tipo A em músculos extra-oculares de macacos para tratamento não cirúrgico do estrabismo e teve sucesso na experiência.
Eventualmente, nos anos 70, o FDA (Food and Drug Administration) autorizou oficialmente a utilização da toxina em humanos, o que levou Scott a chegar à conclusão de que a aplicação local interrompia o movimento muscular defeituoso, corrigindo o problema momentaneamente.
Já nos anos 80, o casal Jean e Alastair Carruthers (respectivamente, oftalmologista e dermatologista) observou num dos seus pacientes ao qual foi aplicada a toxina botulínica tipo A a melhoria das rugas faciais.
Foi este o primeiro passo daquilo que mais tarde viríamos a conhecer por Botox, e que evoluiu e se espalhou por todos os cantos do mundo como um tratamento estético revolucionário.
Breve apontamento sobre o aparecimento das rugas
As rugas aparecem na face por acção dos músculos responsáveis pela expressão.
É apenas óbvio que a utilização destes mesmos músculos, varie de pessoa para pessoa ao longo da vida, e que algumas usem mais e outras menos.
O que sucede com o passar dos anos é que, pela sua contracção repetida, o músculo hipertrofia e a tonicidade aumenta.
As rugas aparecem precisamente por causa desta hipertrofia, aparecendo de forma bastante marcada na altura de determinada expressão mas ficando marcado (ainda que com menos intensidade) quando já não estamos a utilizar o músculo.
A acção do tempo e o estabelecimento do envelhecimento contribuem para a quebra continua da pele, acentuando e intensificando cada vez mais as rugas, processo este que é ainda acelerado pela luz solar que actua retirando a elasticidade à pele.
Como funciona o tratamento com botox
De uma forma simples, o botox bloqueia a acção do músculo onde foi injectado, fazendo-o relaxar e evitando contracções durante um certo período de tempo.
O botox é aplicado em cerca de dez minutos com micro agulhas provocando uma dor mínima.
Depois do procedimento, o paciente não tem de tomar cuidados especiais além de não se deitar nas quatro horas seguintes à aplicação, evitar ginásticas pesadas e massagens no local de aplicação no dia do tratamento.
Grosso modo, os resultados começam a aparecer dois dias depois, estabilizando-se num máximo de 14 dias.
Depois da primeira aplicação, o movimento muscular normaliza passados quatro ou cinco meses.
Todavia, as rugas propriamente ditas só regressam depois de seis meses, e é nessa altura que a toxina botulínica poderá ser aplicada novamente, se assim for desejado pelo paciente.
Com o menor trabalho do músculo, o hábito de formação de rugas decresce e consequentemente, a velocidade de aparecimento das mesmas é menor.
Nesse sentido, os pacientes que fazem o tratamento algumas vezes apresentam resultados positivos que podem ir até aos oito meses.
Uma pequena percentagem dos pacientes apresenta resistência ao botox. É raro, mas acontece.
Todavia, para estes casos já foi disponibilizada a toxina B (Myobloc), com propriedades diferentes da A.
As Toxinas em questão têm autorização oficial para utilização pela FDA e pelo Ministério de Saúde de Portugal por profissionais de saúde treinados, podendo ser utilizado em associação com outros procedimentos.
Usos estéticos do botox
Nariz
No que respeita ao nariz, existem dois procedimentos que costumam ser levados a cabo.
O primeiro corresponde ao levantamento do nariz, que respeita à paralisação do músculo da ponta do nariz, impedindo-o de se achatar e cair durante a conversação ou sorriso.
No outro caso, o botox apresenta-se como solução para pacientes que apresentem rugas compreendidas entre o olho e o nariz conhecidas como “rugas bugs bunny”, por parecerem as de um coelho.
Os efeitos do procedimento podem durar até nove meses e o seu preço parte dos 500 euros.
Boca e Lábios
Para atenuar as rugas peri-bucais (também conhecidas por código de barras), vão ser picados dois pontos determinados em cada um dos lábios.
Este tratamento é especialmente utilizado em rugas resultantes de contraturas musculares ou em casos de bocas que mostram muito as gengivas ao sorrir.
O efeito do tratamento dura seis meses e tem um custo que parte dos 500 euros.
O Botox pode ainda ser utilizado para paralisar o músculo depressor dos cantos da boca, funcionando especialmente em fazes com propensão a ganhar vincos nas fendas dos lábios.
O grande objectivo é retirar o “ar tristonho” da face do paciente e pode obter-se a partir de 350 euros. Devemos ainda acrescentar que muitos indivíduos utilizam botox para o aumento de volume labial.
Todavia, os resultados são geralmente bastante pequenos.
Pescoço
No pescoço, a técnica é dirigida a quem tem rugas horizontais, sem flacidez ou gordura em demasia. É um bom adjuvante ao peeling químico ou à mesoterapia.
O resultado não é tão visível como no rosto, mas a aparência sai a ganhar. O efeito é de cerca de dois meses e o preço parte do valor de 500 euros.
O botox pode ainda ser muito útil na eliminação da tensão no pescoço – trata-se das “cordas“ que se tornam visíveis no pescoço quando falamos ou fazemos gestos, que se tornam especialmente visíveis a partir dos 40 anos.
A aparência geral do pescoço apresenta notadas melhorias na semana em que se dá o procedimento. O preço geral ronda os 500 euros.
Olhos e sobrancelhas
O envelhecimento traz invariavelmente o endurecimento da expressão facial. Todavia o botox permite relaxar os músculos depressores (responsáveis pelo endurecimento) e, consequentemente, fortalecer os que elevam os contornos, ampliando a sua funcionalidade.
Bom, devemos atentar que não substitui de forma alguma a cirurgia, contudo atenua os pés de galinha, eleva as sobrancelhas e melhora o aspecto e contorno da pele por cerca de 600 euros.
Cabelo – Couro cabeludo
O botox capilar é um tratamento inovador para combater os cabelos danificados por alisamentos, colorações e ressecamentos.
Ao contrário do que se possa pensar, a composição do “botox capilar” não inclui a toxina botulínica; todavia, os efeitos no couro cabeludo são semelhantes aos do botox na pele, e daí o nome.
Este procedimento respeita a uma reparação e reconstituição dos fios de cabelo, devolvendo brilho e volume ao cabelo.
O “botox capilar” repara as fissuras através de uma cristalização da queratina localizada dentro da fibra capilar até ao exterior. Ao contrário de outros procedimentos, o “botox capilar” não fragilizará mais os fios.
Devemos ressalvar que o “botox capilar” não se confunde com a hidratação, uma vez que esta se limita apenas à nutrição dos cabelos ao invés da sua reconstrução.
Os efeitos do procedimento duram cerca de três meses.
Injeções de Botox para emagrecer
Segundo alguns estudos a substância pode ajudar pessoas obesas a perder peso. O tratamento funciona através do bloqueio de um nervo fundamental no estômago que controla a sensação de fome e saciedade.
O procedimento é realizado com o uso de um endoscópio (para ver o interior do estômago) e de seguida realiza-se a injeção de Botox na região inferior do estômago.
Os investigadores sublinham que os estudos realizados ainda são relativamente pequenos, sendo necessária maior investigação para confirmar os resultados.
No entanto, se as pesquisas futuras confirmarem resultados positivos, o procedimento pode tornar-se “uma nova alternativa de tratar a obesidade”.
Hiperidrose
Por um período de tempo determinado, o botox pode controlar a transpiração, sendo que o processo se dá usualmente ao nível das palmas das mãos, couro cabeludo e axilas.
Numa única sessão podem obter-se resultados durante oito meses nas axilas e quatro a cinco meses nas mãos e couro cabeludo.
Deve ressalvar-se contudo que o tratamento controla eficazmente o suor em si, mas o odor perdura. (preço médio: 500 euros)
Pele oleosa
Com indicação para tratamento de peles gordurosas, o botox utiliza-se em forma muito diluída em agulhas de mesoterapia num processo denominado mesobotox.
Os efeitos (rugas suavizadas e melhor brilho, textura e luminosidade da pele) persistem desde quatro a oito meses e podem ser apreciados a partir de 350 euros.
Uso do botox na Fisioterapia
A toxina botulínica, além de fazer milagres estéticos, começou por ser aplicada em doentes com perturbações neurológicas, sendo actualmente um grande auxílio na reabilitação dos mesmos.
Pela inibição da acetilcolina (o neurotransmissor que causa a contracção do músculo), a toxina relaxa a musculatura. Na terapia o seu uso é válido em pacientes com paralisia cerebral, doenças neurológicas, estrabismo, entre outras.
Como fisioterapia o botox também é utilizado para o tratamento de distúrbios como: distonias, espasmos, disfunções na bexiga, disfemia, bruxismo, cãibras e tremores – problemas que, no fundo, envolvam contracções involuntárias por parte dos músculos.
Duração dos Resultados
O tempo de duração do tratamento por Botox depende de vários elementos, como o paciente, a dose aplicada, o local da aplicação e do plano de trabalhos do médico responsável, mas de uma forma geral, pode considerar-se que durará entre três e seis meses no caso das rugas de expressão.
O botox deve então ser novamente aplicado, mas não imediatamente a seguir, e apenas quando as rugas começarem a reaparecer (no caso da cirurgia estética).
No caso particular da hiperidrose (suor excessivo), o efeito costuma durar entre quatro a nove meses.
Efeitos colaterais secundários
Alguns dos efeitos secundários do botox incluem:
• Disfasia (perturbação da linguagem – falta de coordenação nas palavras);
• Dores de cabeça;
• Dores no pescoço;
• Dores nos locais das injecções;
• Náuseas
• Infecções no aparelho respiratório
• Erupções Cutâneas
Riscos
A Toxina Botulínica tem uma acção bastante potente mas, de uma forma geral, não representa perigo à saúde do paciente e pode de facto retardar o envelhecimento facial temporariamente.
A dose utilizada no procedimento estético varia entre 25 e 50 unidades, sendo que o perigo para a saúde humana só existe por volta das 3000 unidades.
Além do já referido não aconselhamento a mulheres grávidas ou lactantes, este estende-se a pessoas alérgicas à toxina e portadores de doenças degenerativas.
Devemos todavia reforçar que a aplicação de botox é um acto estritamente médico, que exige formação e conhecimento da anatomia humana.
Idade
Não existem restrições no que respeita as idades dos indivíduos que podem usufruir do tratamento por botox. De facto, existem pessoas que notam o aparecimento de marcas de expressão pouco depois dos 20 anos.
No caso das pessoas mais idosas, o botox deverá ser utilizado com complemento de preenchimento uma vez que as marcas são mais profundas.
Botox durante a Gravidez
A relação entre o Botox e a gravidez ainda não foi explorada com muita profundidade pela Ciência.
Ainda não é certo que as injecções da toxina possam prejudicar o desenvolvimento do feto, todavia, existe unanimidade na comunidade médica e científica no aconselhamento da não utilização de Botox nas grávidas e lactantes.
De qualquer modo, os médicos acrescentam que, durante a gravidez, a pele da mulher torna-se muito mais suave, tornando o uso de Botox desnecessário.
Creme Botox
Argireline
O Argireline é aquilo a que comummente se chama o “creme botox”, isto porque a acção do mesmo é na verdade bastante semelhante ao da toxina botulínica, mas em bastante menor intensidade.
Desta forma, não podemos dizer que substitui a “toxina milagrosa” mas que pode funcionar como adjuvante da mesma.
Tal como o botox, o creme participa no bloqueamento da contracção dos músculos levando consequentemente a um alisamento temporário da pele.
Todavia, e ao contrário do botox “tradicional”, o creme não bloqueia totalmente os músculos, o que torna o seu efeito muito menos efectivo do que o do botox.
Ageless Instantly Jeunesse
O creme instantly Ageless da Jeunesse é um creme anti-rugas com resultados fantásticos em poucos segundos graças ao seu ingrediente milagroso, o argireline, que funciona de forma semelhante ao botox, atuando na redução dos sinais de envelhecimento.
Os resultados são visíveis após alguns segundos da aplicação do creme. Surpreenda-se com o video:
Preços das aplicações de botox – Quanto custa cada aplicação de botox?
É difícil indicar um valor rígido, pela quantidade crescente de clínicas que oferecem o procedimento em pelas constantes guerras de preços, mas de um modo geral, o preço estimado por área varia entre 200 e 500 euros em Portugal.
No Brasil o Preço médio da aplicação oscila entre os R$ 450,00 e os R$ 800,00.
Conclusão, é uma boa técnica para se conseguir eliminar as rugas sem cirurgia e com um preço muito barato quando comparado com uma operação, embora o seu efeito não seja totalmente permanente.
Clínicas Onde fazer em Portugal
- • ALGARVE
Clínica Milénio – Localização: Estrada Nacional 125, Maritenda (Vilamoura) - • AVEIRO
Corporación Dermoestética – Localização: Av. dos Congressos da Oposição Democrática, 61 - • BRAGA
Corporación Dermoestética – Localização: Av. Liberdade , 459 - • COIMBRA
Corporación Dermoestética – Localização: Rua João Machado, ns. de policia 17 e 19 - • LISBOA
- Beauty and Everything – Localização: Avenida Casal Ribeiro n. 18
- Clínica essência da Mente – Localização: Av. da republica 47c Algés, Lisboa, Lisboa 1495-011
- Clínica M6 – Localização: Edifício Monumental; Av. Fontes Pereira de Melo, 51 C 1º Piso
- Clínica Milénio – Localização:Rua Manuel Silva Leal – 11c
- Clínica MyMoment – Localização: Expo, Parque das Nações – Alameda dos Oceanos, 4.43-01.J
- Clinica Newbody – Localização: Edifício Monumental, Av. Fontes Pereira de Melo, nº 51 C 1º
- Clínica Thalassa – Localização:Av. 5 de Outubro , 104, 3o Andar Lisboa
- Corporación Dermoestética – Localização: Avenida Antonio Augusto Aguiar, 30C
- • PORTO
- ABClínica – Localização: Av. Da Boavista, 2121, 1º; edifício Passeio da Boavista
- Corporación Dermoestética – Localização: Rua Do Almada, 630 (Edif Mapfre)
Texto : Marie Cassilda – Clínicas BH
E você, já realizou este procedimento? Compartilhe suas experiências e tire suas dúvidas no fórum.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.