Bragança

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

O Parque Natural de Montesinho, que abrange os concelhos de Bragança e Vinhais, no nordeste transmontano, é um dos locais de visita obrigatória nesta região para qualquer visitante. A sua diversidade faunística é destacada pelo lobo ibérico entre outros animais raros. No Parque, convidativo a longos passeios pedestres, descobre-se também a serra de Montesinho.

No centro da cidade, a Praça da Sé merece uma paragem atenta, assim como a Igreja da Sé, que se pode visitar no interior, onde se destaca o retábulo de talha dourada e o claustro quinhentista. Ainda no centro, descobrem-se os edifícios oitocentistas, que mostram as vivências da alta sociedade de outrora, como o demonstra o Palacete dos Calaínhos, ou o Solar dos Teixeiras.

Os enchidos fazem o orgulho da gastronomia regional. Quem visita Bragança, não deixa de provar, ou mesmo de trazer consigo, alheiras, salpicão ou presunto, entre os muitos enchidos locais. O famoso folar de Bragança é outro dos produtos característicos desta zona.

A traça medieval da cidade encontra-se bem preservada, assim como o seu Castelo e Torre de Menagem, com vistas sobre a região transmontana.

Um dos percursos pedestres sugeridos, parte do centro e vai até à beira-rio, ficando a conhecer-se os bairros típicos. É no Jardim António José de Almeida que termina o passeio, com vistas sobre o rio Fervença.

Para se saber mais sobre a história local existe o Museu Abade de Baçal com um espólio bragançano. Também a merecer visita está o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, fundado em parceria entre as regiões de Zamora e Bragança. Os “caretos” são as máscaras de Bragança e uma das peças mais típicas do artesanato local. São imagens diabólicas, em máscaras únicas, que saem à rua nas festas tradicionais.

A Não Perder:

Castelo de Bragança
Solar Bragançano
Pousada de Bragança – São Bartolomeu

Outras Sugestões:

Onde ir

– Casa do Arco – Solar dos Pimentéis
– Convento e Igreja de São Francisco
– Convento e Igreja Santa Clara
– Domus Municipalis / Antigos Paços Municipais
– Igreja da Sé
– Igreja de Santa Maria
– Igreja do Convento de São Bento
– Igreja e Mosteiro de São Salvador de Castro de Avelãs
– Solar dos Teixeiras
– Torre de Menagem de Bragança

O Que Ver

– Museu Abade de Baçal
– Museu Militar de Bragança

Onde Comer

– Restaurante O Acácio
– Restaurante O Geadas

Onde Dormir

– Casa de Retiro A Lagosta Perdida
– Hotel Turismo São Lázaro

O que Fazer

– Conhecer o Parque Natural de Montesinho