Branquear dentes saudáveis

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Tenho uns dentes saudáveis, sem cáries. O problema é que são muito amarelos. Não sei o que fazer para alterar isso, uma vez que não fumo e não bebo café. Já me falaram no branqueamento dentário, mas não faço ideia do que seja e se acarreta alguns riscos ou efeitos secundários. Também já ouvi falar de próteses tipo capa exterior. Que tratamentos são estes?

Resposta

Em primeiro lugar, parabéns pelos dentes saudáveis. Em relação à cor dos dentes, eles na realidade não são brancos, como a publicidade nos faz acreditar e sonhar. No entanto, entre os tons de pérola dos dentes, é verdade que existem uns mais claros que outros.

Hoje em dia, com os branqueamentos dentários, já se podem clarear os dentes com segurança. Estes tratamentos são seguros e podem ser executados sem problemas. Como efeito secundário, podem trazer alguma hipersensibilidade ao frio, mas é normalmente um sintoma que dura um dia ou dois. Deve ser o médico dentista a decidir se os seus dentes podem ser branqueados ou não. Se tiver “luz verde”, vai ver que não se arrepende. 

Em relação às próteses tipo capa exterior, que se chamam de facetas, são eficazes, mas são muito caras e só se usam em casos graves de manchas ou defeitos de esmalte, onde o branqueamento não é eficaz.