Braquioplastia: Saiba para quem está indicada e como é feita a recuperação

A braquioplastia ou lifting braquial é uma técnica cirúrgica indicada para melhorar a aparência das extremidades superiores (braços) através da remoção do excesso de pele (que causa flacidez) e gordura dérmica, presente em ambos os braços. O principal objetivo da cirurgia é conseguir com que os braços fiquem mais harmoniosos com o corpo do paciente. Durante a matéria serão publicadas algumas fotos disponibilizadas pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos.

O profissional habilitado a realizar a braquioplastia é qualquer cirurgião plástico que seja membro da Sociedade de Cirurgia Plástica desse país. No caso do Brasil, o cirurgião plástico deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Para que está indicada a braquioplastia?

A Braquioplastia é Uma Cirurgia Plástica De Braço Indicada Para Remover Excesso De Gordura E Pele Em Casos De Perda De Peso Flacidez E Lipodistrofia

Homens e mulheres que passaram por uma grande perda de peso como resultado de uma dieta, após uma cirurgia de bypass gástrico, ou em casos de lipodistrofia. Se tiverem de boa saúde, podem considerar o procedimento.

O candidato ideal para se submeter a uma “cirurgia plástica para o remover excesso de gordura e flacidez do braço” é aquele homem ou mulher com excesso de pele no lado interno dos braços, de preferência saudável e com peso estável.

A extensão da lipodistrofia e o excesso de pele não envolve apenas os braços. Ela também pode atingir a parede torácica lateral. (Clique para ver a imagem).

Aspetos avaliados pelo cirurgião

Na consulta inicial são avaliados, o estado de saúde, a qualidade e quantidade de gordura acumulada na área e a flacidez da pele. O paciente deve mencionar sempre se é fumante ou se está a tomar algum medicamento, devendo apresentar as suas expectativas com honestidade e franqueza para que o cirurgião mostre as alternativas disponíveis para o seu problema.

Os fumantes devem fazer uma pausa antes da cirurgia, pelo menos duas semanas antes, pois dificulta o processo de cicatrização.

Qual é a anestesia usada?

Quase sempre pode ser realizada sob anestesia local e sedação sem admissão.

Tipos de braquioplastia

Existem dois tipos de lifting braquial:

  • Braquioplastia simples: Está indicada em pacientes jovens, cuja flacidez cutânea está presente apenas no lado interno dos braços.
  • Braquioplastia com extensão axilar e torácica: Esta está indicada para o caso de pacientes mais idosos, que não só têm “braço em pêndulo”, mas também o excesso de pele se estende para a área submamária e torácica.

Passo a passo

Após a marcação o cirurgião plástico realiza uma incisão com cerca de 10 a 20 cm na região interna do braço (da axila ao cotovelo). É através deste corte que o cirurgião remove a pele em excesso, ajustando o tecido ao novo diâmetro da região. (Clique para ver a imagem). A cirurgia demora em média cerca de 2 a 3 horas a ser realizada.

As cicatrizes ficam visíveis?

As cicatrizes melhoram ao longo do tempo, no entanto, em alguns casos, é necessário realizar um retoque na cicatriz com anestesia local.

Tal como em qualquer outra intervenção de cirurgia plástica – a frase celebre que se segue é absolutamente verdade: “o cirurgião faz a sutura e o paciente a cicatriz”.

Todo o cuidado é pouco para garantir uma boa cicatrização. Os movimentos rápidos, que exigem maior elasticidade da pele, estão proibidos durante o 1º mês, período esse em que é necessário usar uma cinta modeladora (no mínimo durante 15 dias).

As cicatrizes durante os primeiros 3 a 6 meses são notórias, vermelho-vinoso. A/O paciente terá que esperar entre 9 meses a 1 ano para a cicatriz achatar e clarear. No entanto, as cicatrizes nunca desaparecerãocompletamente.

Existem riscos, complicações…?

Apesar das complicações serem raras, é importante referir a possível perda de vitalidade da pele (necrose), seromas e / ou hematomas que podem necessitar de remoção (em casos muito raros).

Pós Operatório

Após o procedimento, é importante usar uma roupa de compressão na região operada (mangas elásticas) por um período de 15 a 20 dias.

Os pacientes não devem curvar o cotovelo nas primeiras 24 horas e não se envolver em nenhuma atividade extenuante nas primeiras 2 semanas após o procedimento.

Durante os primeiros dias, o paciente pode notar algum desconforto ou dor – que pode ser controlado com a medicação prescrita pelo médico.

Após 7 dias normalmente já pode voltar ao trabalho. No entanto – os exercícios pesados devem ser evitados até que se sinta confortável.

Edemas e equimoses são 2 ocorrências bastante comuns devido à deslocação da pele durante todo o procedimento, que tendem a desaparecer em cerca de 20 dias.

Durante o primeiro mês – não deve conduzir, fazer exercício físico e expor os braços diretamente aos raios solares.

No final do 1º mês já se notam grandes melhorias na região – sendo necessário dar continuidade às visitas ao consultório – durante pelo menos os próximos 3 meses, para o médico acompanhar de perto a evolução do resultado e garantir uma cicatriz mais clara, quase imperceptível, e uns braços com um melhor contorno.

Resultados Antes e Depois

Fotos Da Braquioplastia Antes E Depois Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 1 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 2 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 3 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 4 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 5 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 6 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois

Quanto custa

O preço médio cobrado no Brasil ronda os 3900 a 4900 reais. Em Portugal estes valores situam-se entre 1800€ a 2500€. Entenda que se tratam apenas de preços indicativos, pois a divulgação de valores pelo cirurgião vai contra as diretrizes médicas. O que faz todo o sentido, já que é impossível realizar um orçamento sem analisar individualmente cada paciente.

VOLTAR PARA »

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
     

Braquioplastia: Saiba para quem…