Braquioplastia: Preço, indicações, cicatrizes, pós operatório e resultados

Revisado por Equipe Editorial a 1 julho 2018

A braquioplastia ou lifting braquial é uma técnica cirúrgica indicada para melhorar a aparência das extremidades superiores (braços) – através da remoção do excesso de pele (que causa flacidez) e gordura dérmica – existente em ambos os braços.

O que pretendemos com a cirurgia é obter braços estilizados e mais harmoniosos com o corpo.

Quem é o candidato ideal para a braquioplastia ou lifting de braço?

A Braquioplastia é Uma Cirurgia Plástica De Braço Indicada Para Remover Excesso De Gordura E Pele Em Casos De Perda De Peso Flacidez E Lipodistrofia

Se sofreu uma grande perda de peso como resultado da dieta ou após uma cirurgia de bypass gástrico, ou desenvolveu uma lipodistrofia e a sua saúde está boa, pode considerar o procedimento.

O candidato ideal para se submeter a uma “cirurgia plástica para o remover excesso de gordura e flacidez do braço” é aquele homem ou mulher com excesso de pele no lado interno dos braços, de preferência saudável e com peso estável.

A extensão da lipodistrofia e o excesso de pele não envolve apenas os braços, mas também pode se estender para a parede torácica lateral. (Clique para ver a imagem).

Aspectos avaliados pelo cirurgião

Na consulta inicial são avaliados, o estado de saúde, e a qualidade e quantidade de gordura acumulada na área e a flacidez da pele.

O paciente nunca se deve esquecer de mencionar se é fumante ou se está a tomar algum medicamento – devendo apresentar as suas expectativas com honestidade e franqueza para que o cirurgião mostre as alternativas disponíveis para o seu problema.

Se você fuma, é importante fazer uma pausa antes da cirurgia – pelo menos duas semanas antes, porque dificulta a cura.

Qual é a anestesia usada?

Quase sempre pode ser realizada sob anestesia local e sedação sem admissão.

Tipos de braquioplastia

Existem dois tipos de lifting braquial:

Braquioplastia simples: Está indicada em pacientes jovens, cuja flacidez cutânea está presente apenas no lado interno dos braços.

Braquioplastia com extensão axilar e torácica: Esta está indicada para o caso de pacientes mais idosos, que não só têm “braço em pêndulo”, mas também o excesso de pele se estende para a área submamária e torácica.

Passo a passo do procedimento

Após a marcação o cirurgião plástico realiza uma incisão com cerca de 10 a 20 cm na região interna do braço (da axila ao cotovelo). É através deste corte que o cirurgião remove a pele em excesso, ajustando o tecido ao novo diâmetro da região. (Clique para ver a imagem).

A cirurgia demora cerca de 2 a 3 horas a ser realizada.

As cicatrizes

As cicatrizes melhoram ao longo do tempo, no entanto, em alguns casos, é necessário realizar um retoque na cicatriz com anestesia local.

Tal como em qualquer outra intervenção de Cirurgia Plástica – a frase celebre que se segue é absolutamente verdade: “o cirurgião faz a sutura e o paciente a cicatriz”.

Todo o cuidado é pouco para garantir uma boa cicatrização. Os movimentos rápidos, que exigem maior elasticidade da pele – estão proibidos durante o 1º mês, período esse em que é necessário usar uma cinta modeladora (no mínimo durante 15 dias).

As cicatrizes durante os primeiros 3 a 6 meses são notórias, vermelho-vinoso. A/O paciente terá que esperar entre 9 meses a 1 ano para a cicatriz achatar e clarear. No entanto, as cicatrizes nunca desaparecerão.

Existem riscos, complicações…?

Apesar das complicações serem raras, vale ressaltar a possível perda de vitalidade da pele (necrose), seromas e / ou hematomas que necessitam de remoção (em casos muito raros).

Pós Operatório

Após o procedimento, é importante usar uma roupa de compressão na região operada (mangas elásticas) por um período de 15 a 20 dias.

Os pacientes não devem curvar o cotovelo nas primeiras 24 horas e não se envolver em nenhuma atividade extenuante nas primeiras 2 semanas após a operação.

Durante os primeiros dias, o paciente pode notar algum desconforto ou dor – que é controlada com medicação.

Após 7 dias normalmente já pode voltar ao trabalho. No entanto – os exercícios pesados devem ser evitados até que se sinta confortável.

Edemas e equimoses são 2 ocorrências bastante comuns devido à deslocação da pele durante todo o procedimento, que tendem a desaparecer em cerca de 20 dias.

Durante o primeiro mês – não deve conduzir, fazer exercício físico e expor os braços diretamente aos raios solares.

No final do 1º mês já se notam grandes melhorias na região – sendo necessário dar continuidade às visitas ao consultório – durante pelo menos os próximos 3 meses, para o médico acompanhar de perto a evolução do resultado e garantir uma cicatriz mais clara, quase imperceptível, e uns braços com um melhor contorno.

Resultados Antes e Depois

Fotos Da Braquioplastia Antes E Depois Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 1 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 2 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 3 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 4 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 5 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois 6 Resultado Da Braquioplastia Antes E Depois

Quanto custa

O preço médio cobrado no Brasil ronda os 3900 a 4900 reais. Em Portugal estes valores situam-se entre 1800€ a 2500€.

Nome alternativo: dermolipectomia braquial

Referências

https://academic.oup.com/