Brincadeira para Desenvolver a Visão dos Bebês

Quando o bebê nasce, a sua visão é ainda bastante limitada. À nascença, o bebê recém-nascido apenas enxerga bem a uma distância de 20 a 30 cm.

Apenas aos 6 meses de idade é que o bebê consegue focar objetos até 3 metros, ficando a visão totalmente desenvolvida entre os 4 e os 6 anos.

Dessa forma, os primeiros meses serão cruciais no desenvolvimento da visão e da parte do cérebro que trata a informação recebida pelos olhos.

Torna-se por isso importante estimular o desenvolvimento dos neurónios relacionados com a visão. A brincadeira seguinte deve ser realizada em bebês entre os 0 e os 3 meses, tendo como objetivo estimular a visão do bebê.

Brincadeira para estimular o desenvolvimento da visão dos bebês

Para realizar esta atividade necessita apenas de um lenço com vários padrões e que tenha cores vivas e alegres. Esta é uma brincadeira muito simples, que consiste apenas em segurar o lenço à frente do bebê, fazendo de seguida vários movimentos para chamar a sua atenção.

Logo que o bebê fixe a sua atenção no lenço, comece a deslocá-lo de um lado para o outro, de modo que o bebê o siga com os seus olhos. Esteja atenta para perceber com que velocidade deve movimentar o lenço, de modo que o bebê não perca contacto com ele.

VOLTAR PARA »
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.