Brincadeiras para Bebês a Partir dos 9 Meses

As brincadeiras, para além de serem atividades lúdicas que proporcionam prazer ao bebê, são também excelentes atividades de aprendizagem e de estimulação cognitiva.

Nos primeiros meses de idade, tal como durante os primeiros anos de vida, a estimulação física, emocional e mental são fundamentais para que o seu crescimento e desenvolvimento se façam corretamente e a um bom ritmo.

Confira de seguida uma brincadeira para bebês a partir dos 9 meses, que o ajudará a desenvolver a memória, e ainda, a perceber melhor o que significa “fora” e “dentro”.

Brincadeira para estimular bebês a partir dos 9 meses

Aos 9 meses, o bebê começa a desenvolver a capacidade de se lembrar de algo que já deixou de ver. Assim, nesta brincadeira poderá estimular esse desenvolvimento, ao mesmo tempo que interage e brinca com o seu filho.

Esta atividade consiste em esconder um brinquedo ou objeto de que ele goste, e de seguida, ajudar a encontrá-lo.

Para realizar esta brincadeira com o seu bebê, você irá necessitar de uma bolsa, mochila ou um saco opaco. Comece por colocar lá dentro o objeto que a criança gosta, e de seguida, ajude-o a perceber onde esse objeto está, retirando para fora.

Antes de esconder o objeto dentro do saco, pode perguntar ao bebê: “onde está o brinquedo?”. E depois de colocar no saco pergunte: “e onde está o brinquedo agora?”.

De seguida ajude o bebê a encontrar o brinquedo. Antes de tirar o brinquedo do saco, diga de uma forma alegre e importante “deeentroooo”. E depois de o tirar, da mesma forma diga “foooraaaa”.

Depois coloque novamente dentro do saco e repita “deeentrooo”, e depois de o retirar, repita “foooraaa”. Faça esta atividade com vários objetos e brinquedos do bebê.