Brincadeiras para Desenvolver a Capacidade de Raciocínio do Bebê

A brincadeira é a atividade perfeita para o bebê desenvolver as suas capacidades físicas e cognitivas.

É através da brincadeira que o bebê interage com o que o rodeia e aprende novas habilidades e capacidades. No entanto, os bebês podem e devem ser estimulados com brincadeiras próprias que os ajudem a desenvolver-se.

De seguida apresentamos uma brincadeira que vai ajudar o bebê a desenvolver a sua capacidade de raciocínio.

Brincadeira para ajudar o bebê a desenvolver a sua capacidade de raciocínio

A música tem um papel muito importante no desenvolvimento da capacidade de raciocínio.

Está provado que as experiências e brincadeiras musicais, mesmo as mais simples, ajudam o bebê a desenvolver mais facilmente o seu raciocínio abstrato, especialmente aquele de natureza espacial.

Além disso, os jogos musicais ajudam enriquecer a sua consciência auditiva, aumentando as ligações cerebrais entre os seus neurónios. A seguinte brincadeira é recomendada para bebês que tenham entre 6 e 9 meses de idade.

Pegue num brinquedo que emita música num local que o bebê não consiga ver.

De seguida, logo que o brinquedo comece a fazer música, questione o bebê de onde vem o som. Logo que ele se aperceba de onde vem o som e o demonstre, faça uma “festa”, mostrando-se muito feliz com a sua habilidade.

No caso de crianças que já consigam engatinhar, esconda o brinquedo num local acessível e que o bebê consiga alcançar facilmente. Depois, faça como explicamos em cima.

Pode fazer esta atividade em vários locais da casa, de modo que ele esteja sempre a ser estimulado com esconderijos novos e diferentes.