Brincadeiras para os Bebês dos 3 aos 6 Meses

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 29 de agosto de 2014

Logo a partir do momento em que nasce, o bebê aprende e desenvolve-se de acordo com os estímulos que o rodeiam.

É por isso fundamental proporcionar ao bebê um conjunto rico de experiências, de modo a estimular ao máximo o seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

De seguida poderá conhecer algumas brincadeiras para os bebês dos 3 aos 6 meses, que ajudarão o seu filho a evoluir no seu desenvolvimento.

Brincadeiras para estimular o desenvolvimento do bebê dos 3 aos 6 meses

Nesta fase da sua vida, o bebê começa a descobrir as suas mãos e a começar a usá-las para manipular os objetos que o rodeiam. Uma brincadeira simples, mas que irá ajudar o seu bebê a desenvolver a sua coordenação motora, é bater as palmas e incentivar o bebê a imitá-lo.

Esta é também uma fase em que as capacidades visuais do bebê devem ser bastante estimuladas. Nesta fase, os bebês observam já com interesse as caras, os objetos, as cores, brinquedos, etc.

Assim, para estimular a sua visão utilize brinquedos com cores apelativas, que chamem a atenção, e movimente-os à frente do bebê. Esta atividade irá ajudar o cérebro do bebê a aumentar as suas ligações entre os neurónios.

Outra atividade que pode usar de modo a estimular a audição da criança, mas também, o processo de aprendizagem da linguagem, é repetir frases simples e curtas, sempre que brincar com o bebê.