-->Bursite do Tendão de Aquiles - Educar Saúde

Bursite do Tendão de Aquiles

Publicado em 20/07/2017. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

A bursite é um problema que se caracteriza pelo surgimento de um processo inflamatório nas bursas.

As bursas, também conhecidas como bolsas sinoviais, quando inflamadas provocam dor e dificuldade no uso da articulação afetada.

Bursite Do Tendão De Aquiles

Este é um problema que se desenvolve a partir da repetição de determinados movimentos, podendo por isso afetar qualquer articulação do corpo humano.

As articulações mais comummente afetadas são os cotovelos, ombros, quadris, joelhos, calcanhares e no dedo grande do pé.

Neste artigo iremos abordar a bursite do tendão de Aquiles, que ocorre na zona do calcanhar. Saiba mais sobre esta doença ortopédica.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:

Bursite do tendão de Aquiles

Existem dois tipos de bursite do tendão de Aquiles: a bursite anterior e a posterior. Cada uma delas está relacionada com a localização específica onde ocorre.

Assim, a bursite posterior do tendão de Aquiles é uma doença que se caracteriza pelo aparecimento de uma inflamação da bursa que se encontra entre o tendão e a pele, e que muitas vezes está relacionada com o desenvolvimento da deformidade de Haglund.

Esta deformidade consiste na formação de uma proeminência óssea no osso do calcanhar. (1)

Este problema ortopédico pode afetar tanto homens como mulheres, sendo no entanto mais comum nos elementos do sexo feminino, devido ao facto de ter como causa principal o uso incorreto de sapatos com salto alto.

Publicidade

A compressão repetida dos tecidos moles que se encontram por trás do calcanhar contra a parte rígida do sapato é uma das origens mais frequentes para o surgimento da bursite posterior do tendão de Aquiles.

Já a bursite anterior do Tendão calcâneo, conhecida como doença de Albert, caracteriza-se por uma inflamação da bursa localizada entre a articulação do tornozelo e o tendão.

Esta forma de bursite está mais relacionada com atividades que impliquem maior pressão sobre este tendão, sendo por isso habitual em atletas de competição.

Contudo, este problema pode também ser provocado pela artrite reumatoide ou por lesões no calcanhar, entre outras.

Sintomas

Sintomas De Bursite Do Tendão De Aquiles

Os sintomas da inflamação da bursa geralmente incluem dor, inchaço e alguma limitação funcional na articulação afetada.

Contudo, os sintomas podem variar um pouco tendo em conta o tipo de bursite. Assim, os sintomas da bursite posterior do tendão de Aquiles incluem:

– surgimento de uma mancha ligeiramente avermelhada, dolorosa e endurecida na zona superior e posterior do calcanhar;

– inchaço na zona do calcanhar, provocando dor;

– endurecimento do inchaço (caso a bursite se torne crônica).

Publicidade

Já a bursite anterior do tendão de Aquiles, sendo causado por uma lesão desportiva ou um esforço elevado e repetitivo sobre o tendão, tem os seguintes sintomas:

– inchaço;

– vermelhidão e ardor;

– dor na parte de trás do tornozelo, acima do calcanhar, especialmente quando pressionado.

Como diagnosticar

O diagnóstico da inflamação irá basear-se na observação clínica dos sintomas.

Publicidade

Além disso, tendo em conta que há outras doenças que podem causar alguns destes sintomas, é realizado um raio-x de modo a despistar fraturas ou mesmo danos ósseos provocados por doenças como a artrite inflamatória.

Depois de confirmado o problema, é então definido o tratamento mais adequado para o paciente. Confira de seguida como tratar o problema.

Tratamento

Tratamento Para Bursite Do Tendão De Aquiles

O tratamento para este problema ortopédico consiste essencialmente no controlo inicial do processo inflamatório através de alguns cuidados a serem realizados em casa, a toma de medicação, e logo que os sintomas comecem a diminuir, a realização de sessões de fisioterapia.

Para controlar a inflamação, o paciente deverá seguir os seguintes cuidados:

Publicidade

– Aplicação de gelo várias vezes ao dia, durante cerca de 20 minutos.

Espere sempre pelo menos 40 minutos entre cada aplicação de gelo. E não se esqueça, nunca coloque o gelo diretamente na pele.

– Quando estiver deitado, eleve o pé, um pouco acima do coração, de modo a promover a redução no inchaço.

– Evitar estar muito tempo em pé ou a caminhar, e se o fizer, deve usar canadianas. O repouso nesta fase é essencial de modo a impedir o agravamento da lesão.

Relativamente ao tratamento fisioterápico, este consistirá em:

– exercícios para melhor equilíbrio e flexibilidade;

– exercícios de fortalecimento muscular;

– mobilização da articulação;

– crioterapia no final dos exercícios, de forma a prevenir o ressurgimento da inflamação;

– adaptação da posição do pé no sapato, de modo a aliviar a pressão sobre o calcanhar.

Publicidade

A toma de medicamentos anti-inflamatórios pode ou não ser necessário, sendo geralmente prescrito quando as medidas anteriores não têm o efeito pretendido.

Assim, pode haver lugar à toma de anti-inflamatórios não esteróides, como por exemplo o ibuprofeno, ou injeções de soluções contendo anestésicos locais e corticosteroides na zona afetada.

Em certos casos, quando nenhum dos tratamentos anteriores for eficaz, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Esta normalmente tem como objetivo remover alguma massa óssea do calcanhar.

Tratamento caseiro

Alimentos Ricos Em Vitamina B12

Além do repouso, aplicação de gelo e elevação do membro afetado, há ainda algumas medidas que podem ser muito úteis para complementar o tratamento.

O consumo de alimentos ricos em vitamina B12 e minerais como o magnésio e cálcio é essencial para combater a inflamação e ajudar a aliviar os sintomas.

Assim, como parte do tratamento caseiro pode aumentar o consumo de alimentos como leite e derivados, aveia, banana, etc.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

Publicidade