Cabelos danificados – Como Cuidar, Causas e Tratamentos Indicados

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Qualquer mulher gosta de ter um cabelo bonito e saudável. É um dos pontos chave para uma aparência agradável. Assim, quando o cabelo está danificado, todo o aspeto da mulher sai prejudicado. Neste artigo iremos falar dos cabelos danificados, quais as suas causas, tratamentos e como cuidar esse problema.

cabelo loiro de Taylor Swift

Um cabelo danificado ocorre essencialmente quando o fio do cabelo fica mais frágil. Dessa maneira, o cabelo fica mais áspero, poroso, seco, frágil, com pontas espigadas e quebradiças, ficando com um aspeto opaco e sem cor. Quando um cabelo está saudável, as escamas que cobrem o fio do cabelo estão fortes, protegendo o seu interior, e retendo aí as moléculas de proteína e de água, necessárias para que esteja macio, forte, maleável e brilhante!

Quais as causas para um cabelo danificado?

Existem várias razões possíveis que podem causar danos no seu cabelo. Entre o uso exagerado de produtos químicos, passando pelo secador e produtos inadequados para o seu tipo de cabelo, há várias origens para este problema. De seguida, apresentamos as várias causas para um cabelo danificado.

– Uso excessivo do secador.
– Xampu com grandes quantidades de detergente, ou então, inadequado para o seu tipo de cabelo.
– A descoloração é talvez a causa maior deste problema, pois este processo químico irá destruir vários elementos essenciais para a saúde do cabelo, como a cisteína e muitos aminoácidos.
– No entanto, há ainda outros processos químicos, como as permanentes, os alisamentos, a decapagem ou as tinturas, que terão também um efeito negativo nos seus fios de cabelo.
– Exposição muito frequente de locais com ar condicionado.
– Exposição solar.
– Exposição ao ar e às suas variáveis, tais como as poeiras ou a pouca humidade.
– O cloro da água das piscinas.

Tratamentos para os cabelos danificados

De seguida, iremos abordar várias formas de tratar este problema. Vamos apresentar os métodos hidratação capilar e cauterização, e ainda, um exemplo de tratamento intensivo, com duração de duas semanas.

Hidratação capilar

Se um dos problemas mais sérios causadores de um cabelo danificado é a falta de humidade no cabelo, então, se for reposta a sua hidratação, os fios terão novamente a quantidade de água necessária à sua saúde. Por isso, seja feita com produtos farmacêuticos, seja realizada em salões de beleza, seja através de máscaras caseiras, este método irá certamente melhorar a saúde e o aspeto dos seus cabelos.

Cauterização (queratinização)

Também conhecida como plástica capilar, este tratamento é mais indicado para cabelos muito porosos e espigados, com uma quantidade de danos bastante acentuada. Este método consiste em repor os nutrientes e a queratina em falta no fio de cabelo. Dessa maneira, mais nutrido e hidratado, o cabelo fica revitalizado, forte e macio. É um tratamento muito bom, mas que deve ser feito por profissionais num salão de beleza para ter a máxima eficácia.

Tratamento intensivo – recuperar a vitalidade dos cabelos em duas semanas

De seguida, apresentamos um exemplo de um tratamento intensivo e completo para cabelos danificados, secos e frágeis, que a ajudará a repor os nutrientes e a hidratação dos seus fios de cabelo, recuperando dessa maneira a sua vitalidade, a sua textura suave e o seu brilho!

Antes de começar o tratamento intensivo, tenha em atenção os seguintes cuidados.
– Deve, antes de iniciar o tratamento, cortar o cabelo de maneira a retirar as suas pontas danificadas.
– Durante estas duas semanas, terá de lavar o cabelo dia sim e dia não. Não poderá lavar diariamente. Além disso, este é um cuidado que deveria ter sempre, visto ser considerado a melhor periodicidade de lavagem para a saúde dos seus cabelos.
– Deve ir rodando o tipo de hidratação que faz em cada lavagem. Assim, deverá fazer hidratação caseira, duas vezes, profunda, três vezes, e instantânea, duas vezes.

Tratamento – sequência

Primeiro dia – deverá fazer a primeira lavagem, onde aplicará uma hidratação profunda (três colheres de sopa de creme hidratante juntamente com uma colher de sopa de azeite).

Terceiro dia – deverá fazer a segunda lavagem, onde aplicará uma hidratação caseira (meio abacate, uma colher de azeite e uma colher de mel).

Quinto dia – deverá fazer a terceira lavagem, onde aplicará uma hidratação instantânea (Vizcaya Queratina Líquida).

Sétimo dia – deverá fazer a quarta lavagem, onde aplicará uma hidratação profunda (três colheres de sopa de creme hidratante, 1 colher de sopa de açúcar cristal e 5 ml de Bepantol Líquido).

Nono dia – deverá fazer a quinta lavagem, onde aplicará uma hidratação instantânea (Alfaparf Semi Di Lino Diamante).

Décimo primeiro dia – deverá fazer a sexta lavagem, onde aplicará uma hidratação caseira (meio iogurte, meio abacate e meia cenoura, passado no liquidificador).

Décimo terceiro dia – deverá fazer a sétima lavagem, onde aplicará uma hidratação profunda (três colheres de sopa de creme hidratante e 10 ml de queratina líquida).

Os produtos acima referidos são apenas exemplos, podendo escolher outros. No final deste tratamento deverá fazer coloração, de maneira a reavivar e a repor o tom dos cabelos, recuperando o seu aspeto saudável! Pode fazer uma coloração, uma tonalizante ou um banho de brilho. Tenha sempre o cuidado de usar produtos de boa qualidade, de maneira a não estragar o que conseguiu com o tratamento.