Café e Câncer do Cólon

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 08/08/2019

O café pode ajudar a prevenir o câncer do cólon?

Beber três ou mais chávenas de café por dia poderá reduzir para metade o risco de as mulheres desenvolverem cancro do cólon, conclui um estudo japonês.

Os cientistas do Centro Nacional de câncer, em Tóquio, estudaram mais de 96 mil homens e mulheres, com idades compreendidas entre os 46 e os 69 anos, por mais de doze anos.

Não descobriram quaisquer benefícios para os homens, mas verificaram que as mulheres beneficiam de protecção em relação às que não bebem café.

O estudo, publicado no “International Journal of Cancer” não descobriu ainda nenhuma ligação entre o consumo de chá verde e o câncer do cólon.

Os cientistas não compreenderam ainda o que estimula esta protecção derivada do café.

«A cafeína poderá estimular o trabalho do cólon, ou então o efeito protector poderá dever-se às propriedades anti-oxidantes do café», diz Manami Inoue, investigadora neste estudo.

Conheça 8 Remédios Caseiros para o Câncer de Cólon

VOLTAR PARA »
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Café e Câncer do Cólon