-->Cãibras: contracções musculares intensas e muito dolorosas - Educar Saúde

Cãibras: contracções musculares intensas e muito dolorosas

Publicado em 16/03/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

As cãibras muitas vezes chamadas de câimbras são contracções musculares intensas e muito dolorosas.

O trabalho árduo e demorado ou o exercício sob um tempo quente podem ser a origem das cãibras. As pessoas mais idosas e as crianças estão mais vulneráveis às cãibras.

De igual modo, estas acontecem mais frequentemente se não estiver habituado a trabalhar ou a fazer exercício com tempo quente.

Algumas doenças (como a obesidade, os diabetes, a pressão arterial baixa, o alcoolismo e os problemas cardíacos) e algumas drogas (incluindo as utilizadas na Doença de Parkinson, nas alergias, no stress e nas doenças cardíacas) facilitam sofrer de cãibras.

Quais são as causas das cãibras

A sudação abundante pode provocar a perda de demasiado sal e água. Esta é mais ou menos reposta, mas, por vezes, o sal é insuficientemente reposto.

Isto provoca a subida da temperatura e desequilíbrios electrolíticos no organismo e está na origem das cãibras.

As pessoas mais idosas e as crianças não reagem tão facilmente às alterações climatéricas, o que os torna mais vulneráveis se estiverem expostos ao calor durante muito tempo.

São também mais vulneráveis as pessoas que tomam diuréticos durante muito tempo.

Os atletas envolvidos em eventos desportivos de longa duração também estão mais vulneráveis, se não se hidratarem bem, em quantidade e qualidade, isto é, água e sais.

As babanas são a fruta ou o suplemento natural ideal para combater as câimbras devido ao seu elevado teor de potássio.

Sinais e sintomas de cãibras

A queixa clássica é a dor de instalação súbita, habitualmente nos músculos da barriga da perna (gémeos), acompanhada da sensação de prender/bloqueio e de descida do músculo. Os músculos ficam duros.

Diagnóstico – Como se Diagnosticam:

O aparecimento de dor intensa, súbita, bloqueante a nível muscular, num contexto de calor elevado e exercício físico intenso, duradouro, ou pouco habitual, faz o diagnóstico.

Como prevenir as cãibras e que Cuidados a ter:

Os cuidados a ter para a sua prevenção são vários. A hidratação regular, antes e durante o evento, com uma bebida contendo sal é importante.

Sempre que possível, evitar o exercício físico em ambientes muito quentes e nas horas de maior radiação solar. Evitar fazer tarefas físicas árduas e demoradas se não estiver preparado(a) para tal.

Usar protecção solar, nomeadamente chapéu, assim como roupa clara. Não ingerir bebidas alcoólicas antes ou durante o evento desportivo ou laboral.

Riscos e Complicações:

Os riscos são basicamente dois: a recaída e a lesão muscular.

Tratamentos para cãibras

O tratamento imediato consiste em alongar o músculo envolvido e aplicar gelo sobre o mesmo. Este alongamento deve ser feito com gentileza e demorar o tempo necessário.

Na altura de terminar o alongamento, dever-se-á avisar a pessoa e pedir-lhe que tente controlar o músculo. Depois, se for possível, deve-se remover a pessoa para um local fresco, arejado e sem sol.

A hidratação com uma bebida contendo sal é fundamental.

No caso dos atletas poder-se-á permitir o regresso ao evento desportivo, mas tendo em atenção que poderá (quase sempre) haver recaída e que aquele músculo se tornou vulnerável à lesão.

Faça sempre alguns alongamentos antes e após o exercicio fisico de forma a prevenir eventuais cãibras.

Saiba Como Prevenir Cãibras nas Pernas Durante a Gravidez

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.