-->Calcitonina - Educar Saúde

Calcitonina

Publicado em 02/09/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

A calcitonina é um polipeptídeo secretado pelas células parafoliculares da tiróide (células C), sob o controle dos níveis séricos de cálcio, elevando-se frente a hipercalcemia. Seu papel fisiológico é muito questionado.

É um hormônio a que não correspondem síndromes de hiper ou hipofunção. Assim, nem a tireoidectomia total (onde a calcitonina está muita baixa) nem o carcinoma medular de tireóide (que eleva em muito os níveis de calcitonina) apresentam alterações metabólicas importantes do metabolismo mineral.

Útil na detecção de carcinoma medular de tiróide familiar, no qual os membros da família de pacientes afetados se beneficiam do screening com o ACTH, a malignidade oculta ou microscópica tem sido detectada em pacientes com glândulas tiróides normais à palpação e scanning por radioisótopos negativo.

O nível de calcitonina parece estar relacionado com a extensão do tumor e metástases. Também é utilizada na monitorização terapêutica e na detecção da recidiva da doença.

Como marcador tumoral a calcitonina pode estar elevada em carcinomas pulmonares e no carcinoma de mama. Outras patologias podem elevar os níveis de calcitonina como a insuficiência renal, anemia perniciosa, cirrose alcoólica, Síndrome de Zollinger-Ellison, Doença de Paget, gravidez e adenomatose endócrina múltipla.

Diversas substâncias elevam os níveis de calcitonina e podem ser usadas em testes dinâmicos. Além da infusão de cálcio, são utilizados para este fim a pentagastrina e o etano.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.