-->Calmante Natural para Bebês - Educar Saúde

Calmante Natural para Bebês

Publicado em 30/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Existem diversos calmantes naturais, que podem ajudar a combater situações de stresse e desconforto causado por irritabilidade, por exemplo, ou falta de relaxamento.

A passiflora incarnata, também denominada de flor de maracujá, é uma das substâncias que poderá ter um efeito bastante positivo como calmante, pois esta planta é reconhecida por ter propriedades sedativas.

Estas propriedades ajudam a evitar os sintomas de ansiedade e favorecem o sono, o que faz com que possamos descansar, e consequentemente ficar mais calmos e tranquilos.

Existem algumas farmácias e drogarias que vendem suplementos alimentares preparados à base desta substância activa. Alguns destes produtos conhecidos são o Passiflorine e o Pasalix, que utilizam a passiflora incarnata para gerar calmantes naturais.

No entanto, apesar de a prescrição médica aqui não ser necessária, recomenda-se que estes remédios naturais apenas sejam ingeridos com acompanhamento de um médico e seguindo as suas indicações. Geralmente, é recomendada a toma de 1 ou 2 cápsulas diariamente, sendo que isso depende sempre do organismo de cada pessoa e da gravidade dos sintomas de ansiedade, por exemplo.

Calmante natural para bebês

Os bebés poderão igualmente apresentar sintomas de ansiedade, não sendo algo necessariamente restringido aos adultos.

Para bebés mais pequenos é de todo desaconselhada a toma de suplementos alimentares como os que foram acima referidos.

Nestes casos, o chá de camomila juntamente com erva doce é um chá que pode ser facilmente preparado em casa e que favorece o sono do bebé, ao mesmo tempo que tem propriedades calmantes.

Colateralmente, este chá poderá ainda ajudar a combater a presença de gases, que é um dos principais factores para o aparecimento de cólicas nos bebés.

Para bebés com mais de seis meses de idade, um sumo natural preparado à base de maracujá poderá também ter efeitos significativos como calmante. A ideia será utilizar um liquidificador para desfazer o maracujá e juntar-lhe um copo de água.

No final, coa-se a mistura, e depois dá-se ao bebé um copo ou idealmente metade.

Existem ainda outras alternativas, mas que devem ser tidas em conta de outra forma. Nomeadamente, um suplemento alimentar chamado funchicória. Este suplemento poderá ter efeito calmante nos bebés, sendo preparado à base de plantas medicinais.

No entanto, e apesar de também podermos adquirir este suplemento sem receita médica, não se aconselha de todo a sua toma sem primeiro questionar o pediatra sobre isso.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook