Camu-camu (Myrciaria dubia)

Camu camu (Myrciaria dúbia) é o nome de um arbusto que cresce na floresta amazônica do Peru. O Camu Camu é um arbusto que produz um fruto com o mesmo nome, contém fitoquímicos poderosos, e imensos benefícios para a saúde, incluindo, os aminoácidos, serina, valina e leucina, e mais vitamina C do que qualquer outra fruta conhecida no mundo.

O camu camu é uma fruta com uma variedade surpreendente de efeitos terapêuticos e propriedades medicinais. Muitas pessoas, especialmente no Peru, deixaram de consumir grandes doses de vitamina C sintética, porque diz-se que o fruto é muito energizante, eleva o humor e é altamente eficaz no fortalecimento do sistema imunológico.

O fruto é aproximadamente do tamanho de uma uva grande, mais propriamente uma ameixa e tem uma pele vermelha ou arroxeada com uma polpa amarela. Cresce selvagem, é colhido diretamente de um barco, que percorre os caminhos do rio Amazonas, onde o fruto é colhido no auge de sua maturidade e rapidamente congelado.

É então levado para uma unidade de processamento onde é descongelado, descascado e liquefeito. O pó resultante do camu camu é um rosa pálido, de tons amarelados e com efeitos muito poderosos.

Embora o número de miligramas de vitamina C, que contém o Camu-Camu, seja baixo em comparação com os miligramas encontrados em capsulas de vitamina C de forma sintética, este fruto como já referido contém mais vitamina C natural do que qualquer outra fruta do nosso planeta, e os efeitos positivos sobre o corpo humano são incomparáveis com a forma de vitamina C sintética.

Devido ás suas propriedades, com bioflavanóides e outros fitoquímicos, a evidência clínica sugere que este é muito mais eficaz. Muitas pessoas relatam que apenas duas cápsulas deste suplemento por dia (1 / 3 colher de chá.) é suficiente para aumentar significativamente o seu bem-estar.

O Camu-camu é um fruto tambem muito conhecido e apreciado no Japão, mas é quase desconhecido no entanto nos EUA, o governo peruano espera que no futuro este se torne uma importante fonte de exportação e riqueza quando todas as suas propriedades surpreendentes forem descobertas nos Estados Unidos.

Algumas das propriedades medicinais desta fruta extraordinária proveniente da floresta amazônica são descritas por Gary Nulo, Ph.D., no seu Manual Clínico de Cura Natural, (1998, um nutricionista e pesquisador conhecido Internacionalmente. O fruto dispõe de uma variedade surpreendente de efeitos para a promoção da saúde. Ajuda a fortalecer o sistema imunitário, mantem as gengivas saudáveis, olhos e pele.

No que diz respeito aos efeito da vitamina C, ela parece fornecer suporte nutricional para o cérebro e otimiza o equilíbrio. Além disso, uma pesquisa publicada sugere que a vitamina C suporta um nível de serotonina no cérebro. Alguns profissionais de saúde tambem já relataram que o Camu-Camu tem o mesmo efeitos, no que diz respeito ao humor e equilibrio.

Além disso não tem efeitos colaterais, tais como foto-sensibilidade ou problemas gastrointestinais, e pode ser usado com segurança em combinação com antidepressivos farmacológicos. Não há relatos da sua interferência com a eficácia de qualquer medicamento.

 

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

Última atualização da página em 30/10/19