Canal Lacrimal Entupido (Dacrioestenose)

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 08/08/2019. Publicado originalmente em 24 de março de 2011

Dacrioestenose (Canal Lacrimal Entupido): 

A dacrioestenose é um bloqueio do canal lacrimal. Isto significa que o tubo que transporta as lágrimas do olho para o nariz está bloqueado. Um canal lacrimal bloqueado não é um problema grave. Mas o olho junto ao canal lacrimal bloqueado pode ficar infectado. Isto acontece porque as lágrimas estão bloqueadas e não conseguem fluir para limpar o canal lacrimal. É normal que quase 1/3 de todos os bebés nasçam com um ou ambos os canais lacrimais bloqueados.

Causas do Canal Lacrimal Entupido:

Não se sabe qual é a causa para o canal lacrimal bloqueado nos bebés. Muitas vezes uma infecção no olho pode ser a causa nas crianças mais velhas.

Sinais e sintomas:

O seu filho pode ter sinais de um canal lacrimal bloqueado passados alguns dias ou semanas após o parto. Os olhos podem estar constantemente aquosos. Ou, o seu bebé pode ter lágrimas a correrem pela face sem estar a chorar. A abertura do nariz do lado do canal lacrimal bloqueado pode estar seca quando o seu bebé chora. A área à volta do olho afectado pode estar vermelha e dorida. Se estiver infectado, o olho pode ter um corrimento semelhante a leite ou amarelo. Também pode ver ou sentir um pequeno alto no canto inferior do olho do seu filho, perto do nariz.

Tratamentos:

Normalmente, o canal lacrimal abre-se sozinho entre aproximadamente 6 meses a 1 ano. Os médicos podem querer que massaje (esfregue) cuidadosamente o canto interno do olho afectado, perto do nariz. Isto pode controlar o corrimento e ajudar a abrir mais depressa o canal lacrimal bloqueado. Pode ser necessário um antibiótico se o seu filho tiver uma infecção no olho. A criança pode precisar de ser consultada por um oftalmologista se o problema persistir por um período superior a 1 ano. O oftalmologista pode abrir o canal lacrimal no consultório ou no hospital.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Última atualização da página em 08/08/19