Canal Lacrimal Entupido (Dacrioestenose)

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Dacrioestenose (Canal Lacrimal Entupido): 

A dacrioestenose é um bloqueio do canal lacrimal. Isto significa que o tubo que transporta as lágrimas do olho para o nariz está bloqueado. Um canal lacrimal bloqueado não é um problema grave. Mas o olho junto ao canal lacrimal bloqueado pode ficar infectado. Isto acontece porque as lágrimas estão bloqueadas e não conseguem fluir para limpar o canal lacrimal. É normal que quase 1/3 de todos os bebés nasçam com um ou ambos os canais lacrimais bloqueados.

Causas do Canal Lacrimal Entupido:

Não se sabe qual é a causa para o canal lacrimal bloqueado nos bebés. Muitas vezes uma infecção no olho pode ser a causa nas crianças mais velhas.

Sinais e sintomas:

O seu filho pode ter sinais de um canal lacrimal bloqueado passados alguns dias ou semanas após o parto. Os olhos podem estar constantemente aquosos. Ou, o seu bebé pode ter lágrimas a correrem pela face sem estar a chorar. A abertura do nariz do lado do canal lacrimal bloqueado pode estar seca quando o seu bebé chora. A área à volta do olho afectado pode estar vermelha e dorida. Se estiver infectado, o olho pode ter um corrimento semelhante a leite ou amarelo. Também pode ver ou sentir um pequeno alto no canto inferior do olho do seu filho, perto do nariz.

Tratamentos:

Normalmente, o canal lacrimal abre-se sozinho entre aproximadamente 6 meses a 1 ano. Os médicos podem querer que massaje (esfregue) cuidadosamente o canto interno do olho afectado, perto do nariz. Isto pode controlar o corrimento e ajudar a abrir mais depressa o canal lacrimal bloqueado. Pode ser necessário um antibiótico se o seu filho tiver uma infecção no olho. A criança pode precisar de ser consultada por um oftalmologista se o problema persistir por um período superior a 1 ano. O oftalmologista pode abrir o canal lacrimal no consultório ou no hospital.