Capoeira

Revisão Clínica: Equipe Editorial. Atualizado: 09/09/24

Misto de arte marcial, dança e desporto, a Capoeira é também uma forma de estar e o legado vivo da história de um povo.

Continua depois da Publicidade

O Fotosantesedepois.com dá-lhe a conhecer algumas das expressões mais típicas e curiosas desta antiga arte de escravos.

Mesmo que nunca tenha vestido um abadá e jogado na roda ao som do berimbau, é sempre tempo de aprender um pouco mais sobre a Capoeira.

Lista de técnicas da capoeira

Abadá: originariamente utilizado pelos Pais-de-Santo no Candomblé, o o uniforme do branco do capoeirista é formado por três peças: calça branca, camisa da mesma cor e cordão colorido atado à cintura, representando a graduação do atleta.

Asfixiante

Um dos poucos golpes de punhos da Capoeira. É desferido com a mão fechada e dirigido ao nariz ou à boca.

Armada

Pontapé circular. Aplica-se fazendo um movimento de rotação, varrendo na horizontal, atingindo o adversário com a parte externa do pé.

Arrastão

Golpe desiquilibrante sobre a perna de apoio do adversário.

Arpão

Golpe de joelho.

Roda; técnica de defesa, na qual o capoeira leva as mão ao solo e levanta as pernas para se esquivar e deslocar. Pode ser executado com uma ou ambas as mãos no chão.

Axé

Energia interior do capoeirista, presente na natureza e nos animais. Este conceito está presente nas religiões animistas africanas e sobretudo no Candomblé. Assemelha-se ao Ki ou Chi das artes marciais orientais.

Baptizado

Festa onde os novos capoeiristas são apresentados à Sociedade de Capoeira e recebem o seu apelido (alcunha).

Capoeira de Angola

Estilo criado por Mestre Pastinha. Reclama uma origem africana (angolana).

Capoeira Regional

Estilo criado por Mestre Bimba. Nasceu nas senzalas e é caracterizado pelo «jogo» baixo e rasteiro.

Ginga

(também chamada de peneirar ou pentear), é a dança executada pelo capoeira, a partir da qual se iniciam todos os golpes ofensivos ou defensivos; consiste numa espécie de vai e vem permanente, de avanços e recuos, mantendo um baixo centro de gravidade. O objectivo é iludir o adversário e manter a estabilidade necessária para atacar ou defender.

Continua depois da Publicidade

Ponteira

Pontapé frontal. Com este golpe, o capoeirista procura atingir o adversário com a planta do pé.

Queixada

Pontapé circular, executado de dentro para fora, atingindo o adversário no rosto ou no queixo com a lateral externa do pé.

Rabo de Arraia

Consiste num salto mortal para a frente, com o qual se pretende atingir o adversário com os pés, no plexo solar ou na cabeça. Pode ser aplicado com as mãos no chão ou em salto.

Roda de Capoeira

A capoeira é praticada – jogada – no centro de um círculo formado pelos praticantes e pelos músicos (bateria). Os capoeiristas jogam no centro dessa roda consoante o toque da bateria.

Tesoura

São movimentos executados no solo ou em salto, com os quais se pretende «abraçar» uma das pernas do adversário, de forma a desequilibrá-lo.

Toque de Angola

O toque de Angola é a música que abre todas as rodas de capoeira; ao som do toque de Angola, o mestre canta uma ladainha, geralmente com um fundo moral.

Existem ainda outros toques – São Bento Grande (apresentação), São Bento Pequeno (estudo mútuo, combate, jogo), Iúna, Cavalaria.

Volta ao Mundo

É um ritual da Capoeira. Quando um dos capoeiristas está cansado convida o adversário a «dar a volta ao mundo», ou seja, a assumir uma posição puramente defensiva na ginga.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24