Capsaicina: 6 Benefícios Maravilhosos Para a Saúde

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

O uso de capsaicina pode ser uma excelente opção para todos aqueles que desejam melhorar a saúde em geral.

Continua depois da Publicidade

No entanto, antes de adicionar este composto maravilhoso extraído das plantas do gênero Capsicum à sua farmácia natural, é importante conhecer também os possíveis efeitos colaterais.

Capsaicina, 6 Benefícios Maravilhosos Para A Saúde

O Que É a Capsaicina?

A capsaicina é o ingrediente ativo presente em muitas espécies diferentes de pimentas e pimentões. É este mesmo composto que confere às pimentas a sua mordida picante.

É um tipo de capsaicinoide e um irritante extremamente poderoso, sendo que, usá-lo para o alívio da dor e da inflamação parece contra-intuitivo. No entanto, existe uma série de benefícios para a saúde impressionantes com o uso da capsaicina.

Pretende maximizar o metabolismo e o sistema imunológico? Consuma as pimentas indicadas abaixo.

Os únicos alimentos nos quais a capsaicina é encontrada são:

  • As Pimentas Chili (Chili peppers), pimentões (pimentos),  jalapeño (pimenta-jalapenho), pimenta caiena, entre outras.
  • Várias Salsas (molhos típicos da cozinha mexicana)
  • Caril (curry)
  • Especiarias, como a páprica.

Nota: Devido à natureza irritante do composto, por vezes é necessário neutralizá-lo para que a boca pare de queimar. Beber leite é uma excelente forma de neutralizar os efeitos picantes da capsaicina, pois as gorduras e proteínas animais ligam-se aos mesmos receptores na boca.

Benefícios da Capsaicina Para A Saúde

De Onde Vem A Capsaicina

Os principais benefícios da capsaicina para a saúde incluem a capacidade de aliviar dores de cabeça, tratar a psoríase, controlar a diabetes, ajudar nos esforços de perda de peso, prevenir alguns tipos de câncer, entre outros.

Câncer

Como um poderoso analgésico e antioxidante, a capsaicina pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo em diferentes partes do corpo, neutralizando os radicais livres. Esses são os subprodutos perigosos da respiração celular que podem causar doenças crônicas, incluindo o câncer.

Doenças da pele

Quando aplica a substância na pele, ela a ajuda a acalmar a dor e inflamação, embora possa causar irritação ou desconforto inicial. Ao bloquear os receptores de dor na pele, ajuda a reduzir o desconforto crônico.

Diabetes

Capsaicina, Uma Maneira Quente De Aliviar A Dor Nos Nervos, Articulações E Artrite

Estudos descobriram que o composto picante é capaz de reduzir a quantidade de dor da neuropatia diabética, um sintoma secundário extremamente comum de diabéticos de longa data.

Perda de peso

Ao acelerar o metabolismo e ajudar a desintoxicar o corpo, a substância pode ajudar todo o sistema a funcionar mais suavemente e a tornar os treinos fora ou dentro da academia mais eficazes.

Continua depois da Publicidade

Digestão

Os efeitos positivos da capsaicina podem ajudar a regular o sistema digestivo e a eliminar os resíduos de forma mais eficaz, reduzindo assim os sintomas da diarreia e intestino preso.

Dores de cabeça

Massagem Nos Templos

Esfregar / Massajar a substância nos templos, em forma de pomada caseira, pode ajudar a relaxar a pressão presente na cabeça e aliviar os sintomas da enxaqueca.

Como Usar Capsaicina

As formas mais comuns de usar o composto são:

Incluir pimentas leves ou mais picantes na dieta, dependendo do nível de conforto.

Pode também consumir o composto através de suplementos, disponíveis em cápsulas, extratos em pó ou líquidos.

Está também disponível em cremes e pomadas que podem ser aplicados topicamente em áreas inflamadas.

Para as pessoas que não gostam de comidas e alimentos picantes, os suplementos e os adesivos de capsaicina são as melhores escolhas.

Efeitos Colaterais da Capsaicina

Os efeitos colaterais de comer a substância picante, em qualquer forma são:

ESCOLHA DO EDITOR Chá De Pimenta Caiena: 10 Benefícios, Usos e Como Preparar

  • Irritação
  • Inchaço
  • Vermelhidão
  • Aumento da fotossensibilidade
  • Reações alérgicas graves, como dificuldade em respirar e urticária
  • Arritmias cardíacas irregulares em casos raros
  • Aumento da pressão arterial

Antes de tomar o suplemento ou usar os adesivos para as dores, fale com o médico, especialmente se já estiver a tomar outros medicamentos.

Referências

https://www.nature.com/
http://ascopubs.org/
https://www.sciencedirect.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://www.karger.com/
https://www.nature.com/

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24