Carboxiterapia Capilar: Acabe com a Queda de Cabelo e Alopecia

Revisado por Equipe Editorial a 15 janeiro 2018

A carboxiterapia capilar é uma vertente da técnica de carboxiterapia que tem como foco o couro cabeludo.

Neste procedimento a região capilar a ser tratada recebe diversas aplicações de gás carbônico (CO2, ou ainda dióxido de carbono), com o objetivo de promover o aumento da circulação sanguínea nas raízes dos cabelos, culminando na aceleração do desenvolvimento dos folículos capilares.

Carboxiterapia Capilar antes e depois

Quem deve fazer a carboxiterapia capilar

Geralmente, a carboxiterapia capilar é recomendada para casos específicos.

Dessa forma, homens que sofram de calvície, também chamada de alopécia androgenética, que ocorre de maneira hereditária, podem recorrer ao método para tentar solucionar o problema.

» Peladeira na Cabeça? Conheça 30 Remédios Caseiros

Além disso, a técnica também pode ser aplicada em diversos outros casos que envolvam a queda acentuada de cabelo, particularmente no decorrer do período denominado eflúvio telógeno, etapa terminal dos fios capilares e na qual eles tendem a sofrer quedas bem proeminentes.

Características gerais do procedimento

Carboxiterapia antes e depois da Regeneração Capilar

A meta do gás carbônico é alcançar a derme, camada do tecido conjuntivo localizada imediatamente após a epiderme (a pele).

Para isso, o profissional encarregado de efetuar o procedimento utiliza uma agulha dotada de ponta imensamente afilada, que é acoplada a um cateter, que por sua vez permanece conectado ao cilindro detentor do CO2.

Uma vez que o couro cabeludo tenha passado por uma higienização apropriada, o profissional executa perfurações estratégicas por volta do couro cabeludo.

Por sinal, convém lembrar que esta região da cabeça possui uma sensibilidade muito crítica.

Logo, antes do início do tratamento os pacientes costumam receber alguns cremes com ação anestésica em todo o couro cabeludo.

Quantidade de sessões adotada na carboxiterapia capilar

Uso de CO2, dióxido de carbono, carboxiterapia, é uma técnica que oferece muitos benefícios ao nosso cabelo

Normalmente, para que os objetivos sejam alcançados o procedimento requer de 10 a 20 sessões.

De acordo com avaliação clínica do médico, os intervalos entre cada uma delas varia entre 7 ou 14 dias, com tempo de duração mínimo de 20 minutos, e podendo chegar até no máximo 40 minutos.

Após a derradeira sessão, o médico pode indicar a continuidade do tratamento.

Entretanto, tal recomendação é efetuada com base na origem do problema, nos cuidados tomados pelo paciente em ambiente doméstico e, principalmente, no índice positivo de resposta do couro cabeludo com relação à terapia.

Cuidados prévios e posteriores à realização da carboxiterapia capilar

antes e depois da queda de cabelo

No dia da realização da carboxiterapia capilar, é recomendado que o paciente esteja com os cabelos lavados.

Uma vez finalizada a sessão, é vital que o couro cabeludo permaneça extremamente limpo. Além disso, o paciente deve se atentar a todas as orientações repassadas pelo médico.

Contraindicações à carboxiterapia capilar

O procedimento não é recomendado para pessoas que detenham algum tipo de dano no couro cabeludo, apresentem algum tipo de câncer, doença cardiovascular ou pulmonar, ou que tenham contraído a AIDS.

Mulheres gestantes, e hipertensos que não exerçam nenhum controle sobre a doença, também devem evitar a carboxiterapia capilar.

Riscos associados à carboxiterapia capilar

Antes e depois

As chances do procedimento ocasionar alguma complicação resulta de imperícia do profissional responsável pelo tratamento.

Nestes casos, o paciente fica exposto ao risco de infecção no couro cabeludo.

Em contrapartida, quando há pleno domínio da técnica, os riscos de possíveis complicações são praticamente nulos.

Por esses motivos, o paciente deve pesquisar a reputação do médico e do local onde se pretende realizar a carboxiterapia capilar.

Resultados proporcionados pela carboxiterapia capilar

Carboxiterapia na alopecia antes e depois

Embora seja notadamente eficaz, a carboxiterapia capilar é um método razoavelmente lento quanto aos resultados desejados, que podem ser visualizados após 60 dias, aproximadamente.

Depois do referido intervalo, o paciente verificará o desenvolvimento de novos fios, que tendem a ser mais vigorosos e espessos.

De uma forma geral, após o tratamento os principais resultados esperados são o aumento do volume e da densidade dos fios, que também devem aparecer bem melhor hidratados do que antes.

Neste ponto, cabe salientar que o efeito provocado pelo tratamento sobre a hidratação dos fios é uma das primeiras manifestações da carboxiterapia capilar, já que este resultado em particular já se mostra nítido após a conclusão de duas sessões.

Como potencializar os resultados gerados pela carboxiterapia capilar

alopecia antes e depois

Algumas precauções podem ser tomadas visando aumentar os efeitos positivos produzidos pela técnica de carboxiterapia capilar.

Os médicos são unânimes quanto a duas recomendações básicas: manter um cardápio bem elaborado e nutritivo à mesa, e diminuir a incidência de fontes químicas sobre os cabelos.

Resultados 3 meses depois, bioestimulação, laser frio e carboxiterapia

Na hora de se alimentar, é preciso que prevaleça o equilíbrio. Isso significa que o paciente deve reordenar seus hábitos de consumo, caso esteja com déficit relacionado a determinados nutrientes, essencialmente aqueles que são de suma importância para a boa saúde capilar.

Quaisquer dúvidas com relação a uma possível deficiência nutricional devem ser esclarecidas mediante consulta e exames solicitados por um nutricionista.

calvicie antes e depois

Quando ao contato dos fios com produtos químicos, isso deve ser evitado ao máximo, especialmente no decorrer da terapia em questão.

Logo, tratamentos mais agressivos e que visam alisar ou transformar radicalmente os cabelos de alguma outra maneira, como a escova progressiva, estão terminantemente proibidos, sob o risco de delongar ainda mais o tempo necessário para obtenção dos resultados esperados.

Onde Fazer?

São Paulo

Centros de Estética Beauty House 

Moema
Al. dos Arapanés, 271 – São Paulo – SP

Jardins
Al. Campinas, 905 – São Paulo – SP

Tricosalus Clinics

Rua Fidêncio Ramos, 195, conj. 133 e 135 – Vila Olímpia/SP – CEP 04551-010