A carboxiterapia é um procedimento que usa o dióxido de carbono com o propósito de combater estrias, celulite e cicatrizes através de micro injeções – aplicadas logo abaixo da superfície da pele.
O método, supostamente estimula a circulação e a produção de colágeno, o que melhora a aparência da pele.
O envelhecimento faz com que os capilares se tornem dormentes – o que reduz a circulação sanguínea. Este evento priva as células de oxigênio, o que impede a regeneração das células.
Pensa-se que injetar dióxido de carbono faz o corpo pensar que há um déficit de oxigênio e responde aumentando o fluxo sanguíneo. Este benefício leva a uma onda extra de oxigênio e nutrientes para a área tratada – resultando na restauração celular.
Indicações
A carboxiterapia está indicada no combate e prevenção da celulite, estrias, flacidez corporal (ex: abdômen) e facial (ex:papada), atuando também na redução de olheiras crônicas, rugas, psoríase, má circulação, rejuvenescimento do rosto e corpo, cicatrizes, tratamentos capilares (calvície), e nos depósitos de gordura localizada.
É um procedimento não-invasivo que consiste em pequenas infiltrações de dióxido de carbono nos tecidos afetados – podendo ser aplicado juntamente com outros tratamentos ou cirurgias.
A terapia teve origem no Resort de águas termais Royat, localizado em França, na década de 50 – quando um grupo de cardiologistas começou a aplicar a terapia em pacientes que sofriam de diferentes patologias – com o défice de fluxo sanguíneo como principal característica.
Como funciona?
O dióxido de carbono, o gás invisível e inodoro que faz parte do ar que respiramos, é injetado logo abaixo da superfície da pele através de uma agulha fina. Segundo vários estudos, o dióxido de carbono aplicado desta forma – difunde-se nos tecidos circundantes e faz com que os vasos sanguíneos se dilatem.
Vasos sanguíneos mais largos (dilatados) levam a um maior suprimento sanguíneo, o que traz uma onda de oxigênio e nutrientes para a área tratada.
As evidências mostram que o dióxido de carbono mata as células adiposas, fazendo com que elas se distendam. O oxigênio extra elimina o acúmulo de fluidos entre as células, e a pele é estimulada a produzir mais colágeno.
O resultado, segundo dizem os profissionais, leva a uma redução das células de gordura e a uma pele mais jovem e firme.
Vários estudos realizados demonstraram há muito que o dióxido de carbono estimula a circulação sanguínea.
O gás carbónico tem sido usado na França desde os anos 30 para tratar pacientes que sofrem de má circulação, artérias bloqueadas e problemas cardíacos.
Só recentemente, pesquisas realizadas na Universidade de Siena, na Itália, verificaram que a carboxiterapia é eficaz para suavizar a pele e reduzir a gordura localizada.
O tratamento causa dor?
Cada injeção origina uma picada forte, a um nível semelhante de dor provocada pela eletrólise. Os pacientes dizem ser mais doloroso que a maioria dos tratamentos para a celulite – mas tem um efeito muito mais forte.
Quanta sessões são necessárias até ver resultados?
As diferenças são visíveis logo após o 1º tratamento – no entanto recomenda-se um curso entre quatro a seis para melhores resultados.
Cada tratamento tem a duração de 40 minutos.
No caso de estrias recentes, estas devem ser tratadas uma vez por semana – estando indicadas cinco a seis consultas. Em estrias presentes há algum tempo, recomenda-se uma sessão por mês – e um total de cinco a seis tratamentos.
A carboxiterapia emagrece?
Existem algumas matérias científicas (antigas) que evidenciam o facto – indicando que através de terapias combinadas o tratamento ajuda no emagrecimento.
Fotos antes e depois
(PS: Algumas imagens e vídeos foram removidos devido a não se encontrarem em conformidade com as politicas do Google. As nossas sinceras desculpas.)
Quais os riscos, efeitos colaterais, complicações e contra-indicações?
A técnica não apresenta grandes efeitos colaterais, com exceção de uma leve dor transitória na área de aplicação e uma leve vermelhidão que dura apenas alguns minutos.
Pode surgir na área um leve grau de equimoses – que desaparece em poucos dias.
Quanto custa a carboxiterapia?
O preço médio praticado no Brasil ronda os R$ 70,00 a R$ 110,00 – por cada sessão.
Saiba mais sobre o tratamento no artigo (Carboxiterapia: Conheça as indicações, resultados e contraindicações do tratamento).
Referências
Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368
O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:
- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.
- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.
- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.
- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.
- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.
- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).
- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.
Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG
Email: atendimento@drdanieldourado.com.br
Telefone: (31) 9 9446 2446
Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.