Cardamomo Propriedades da Planta e suas Sementinhas

Revisado por Drª Adriely Silva (Nutricionista) a 15 novembro 2018 - Publicado a 25 de março de 2010

Descubra os benefícios da planta Cardamomo de nome cientifico (Elettaria cardamomum).

O cardamomo Alivia os problemas digestivos; o seu odor é canforado, quente e penetrante. Usa-se para aliviar hemorroidas e problemas urinários.

Conheça os Usos e Benefícios do Óleo Essencial de Cardamomo

É uma planta que encontra-se no sul da Índia.

Vagens de cardamomo e sementes

O que usualmente conhecemos são os frutos que dão sabor à comida e serve para aliviar a intolerância de que sofrem algumas pessoas (especialmente as crianças) ao glúten nos cereais.

foto de Cardamomo pequeno

SEMENTES DE CARDAMOMO

A semente de cardamomo contém: proteína, água, oleo essencial, carbo-hidratos (hidratos de carbono) e fibra.

Pelo seu aroma e sabor usa-se na indústria de chocolates, bolachas, pastelaria, caramelos, etc., e para dar sabor a todo o tipo de comidas e bebidas.

Os romanos utilizavam-no para curar doenças urinárias, como descongestionante estomacal e para emagrecer, sim se não sabia ficou a saber, o cardamomo emagrece!

E não só, ele tem muitas mais propriedades curativas, entre elas: anti-séptica, digestiva, diurética, expectorante e laxante. Regula o metabolismo, ajuda a curar a artrite e é um bom suplemento para os diabéticos.

fotos de cardamomo verde e preto

CARDAMOMO PLANTA

É uma planta de Tronco com 2 a 4 metros de elevação, ereto. Possui Folhas alternas, estreitas, lanceoladas, acuminadas, quase sésseis, verdes, delgadas.

As suas Flores são esbranquiçadas em cachos longos, irregulares. Cálice duplo ; o exterior cilindrico, tubular, delgado, com os bordos divididos em dois lobos curtos e obtusos ; o interior consta de quatro divisões, das quais três são estreitas, lanceoladas e semelhantes entre si, sendo a quarta maior, alargada na extremidade livre.

O fruto é uma cápsula de três faces, deiscente por três valvas, contendo numerosas sementes aromáticas.

Outra planta muito interessante é a Cavalinha de nome cientifico (Equisetum arvense). Esta planta tambem faz um chá excelente e repleto de benefícios.

A cavalinha Usa-se para aliviar diarreias, hemorróidas, afecções pulmonares, hemorragias e amigdalite.

Em infusão é diurética, e com ela tratam-se cálculos renais e infecções urinárias. Mas não abuse do seu consumo, pois pode prejudicar a visão.

» Conheça a Sacha Inchi: a “Semente Mágica”